Info Icon Ajuda Help Icon Ajuda
Conhecimento Geral

Água

Natália Cruz
Publicado por Natália Cruz
Última atualização: 5/11/2018

Introdução

A água é uma substância química que tem as moléculas formadas por dois átomos de hidrogênio e um átomo de oxigênio. É representada pela fórmula química H2O e apresenta as seguintes características físico químicas:

  • Insípida: a água não possui, nem deve possuir nenhum gosto.
  • Incolor: a água não possui cor.
  • inodora: a água não apresenta nem deve apresentar nenhum odor.

Além disso, em termos químicos, a água é considerada solvente universal, ou seja, boa parte das substâncias encontradas no planeta consegue dissolver-se em meio aquoso.

Água e vida no planeta

Essa substância é um dos recursos naturais mais importantes e essenciais para a vida no planeta Terra. Plantas, animais, todos os seres vivos no planeta necessitam de água para que possam viver, pois boa parte de nossas células é formada por água. O corpo humano possui uma quantidade de água que varia entre 70 e 75% de sua composição.

Além de essencial para a vida, a água, ainda, é usada pelos seres humanos para a pesca, irrigação de plantações, transporte e produção de energia elétrica. Direta ou indiretamente, a vida humana, seu desenvolvimento e, até mesmo, seu conforto estão ligados a água.

Terra, planeta água?

Se for feita a análise da superfície terrestre, temos que por volta de 70% dela é constituída por água - ou seja, apenas os 30% restantes são, de fato, superfície terrestre.

No entanto, se a análise for feita levando em consideração o volume da Terra, a composição apresentará porcentagens bem menores de água, uma vez que ela não está presente em abundância no interior do planeta. Sendo assim, apenas a partir da análise da superfície é que a Terra pode ser apelidada de planeta água.

Ciclo da água

O chamado Ciclo da Água, ou Ciclo Hidrológico é o processo permanente de transformação da água. A substância passa de um estado (sólido, líquido ou gasoso) a outro a partir dos processos de evaporação, condensação, chuva ou precipitação, infiltração e transpiração.

O ciclo da água colabora para a manutenção da vida na Terra, além de influenciar as alterações climáticas e o volume dos rios, mares e oceanos. Seus processos são desenvolvidos em cinco etapas://

  • Evaporação: O calor do sol aquece os rios, mares e lagos. A medida em que a água esquenta, ela evapora e passa do estado líquido para o estado gasoso e desloca-se da superfície terrestre rumo a atmosfera.
  • Condensação: O vapor de água esfria e passa pelo processo de condensação, ou seja, a água vai do estado gasoso para o líquido e   transforma-se em gotículas de água que se encontram nas nuvens.
  • Precipitação: A grande quantidade de gotículas de água fazem com que as nuvens se tornem pesadas, com isso, a água precipita-se, formando as chuvas. Em locais muito frios, a precipitação pode ir do estado líquido para o sólido, originando as chuvas de granizo.
  • Infiltração: Ao cair na superfície terrestre, a água infiltra-se no solo e colabora com a formação dos lençóis subterrâneos.
  • Transpiração: Por fim, a água infiltrada no solo é absorvida pelas plantas, que devolvem as gotas de água ao meio ambiente a partir da transpiração vegetal.

Água potável

Toda água própria para consumo humano e irrigação de plantas deve ser potável, ou seja, deve estar livre de materiais tóxicos e contaminantes, bem como de microorganismos, como bactérias, protozoários ou, até mesmo, fungos.

O consumo de água limpa é essencial para a não contaminação dos seres humanos e animais que a consomem, assim como evita a contaminação das frutas e vegetais irrigados. Para garantir que a água utilizada seja potável, a substância precisa passar por estações de tratamento, que garantirão a qualidade da água que será distribuída.

Muito embora a água potável seja indispensável para o consumo humano e para a produção agrícola, mesmo considerando o fato de que o aumento do seu consumo aumentou em mais de dez vezes no último século, estima-se que milhões de habitantes no mundo ainda não tenham acesso à água potável. Na realidade, muitos não têm acesso nem à água precariamente limpa.


Exercícios

Exercício 1
(Enem/2016)

Segundo uma organização mundial de estudos ambientais, em 2025, duas de cada três pessoas viverão situações de carência de água, caso não haja mudanças no padrão atual de consumo do produto.

Uma alternativa adequada e viável para prevenir a escassez, considerando-se a disponibilidade global, seria:

Ilustração: Rapaz corpulento de camiseta, short e tênis acenando

Inscreva-se abaixo e receba novidades sobre o Enem, Sisu, Prouni e Fies:

Carregando...