Também conhecido como Campos do Sul ou Pampas, a Pradaria é um bioma caracterizado, principalmente, pela presença de vegetação campestre, típica de regiões de clima subtropical, composta por gramíneas, herbáceas e algumas árvores.
Na América do Sul, este bioma ocupa uma área de 750 mil km². No Brasil, a Pradaria está restrita ao Rio Grande do Sul, onde ocupa uma área de 176 mil km², o que corresponde a 63% do território desse estado e 2% do território nacional.
Nesta região, a Pradaria também é chamada de Pampa, termo de origem indígena que significa “região plana”. Fora do Brasil, esse bioma se estende por terras do Uruguai e da Argentina.
Entretanto, há outros tipos conhecidos de Pradarias, como as Pradarias altas e Pradarias com características semelhantes à Savana.
Animais típicos das pradarias incluem espécies adaptadas a ambientes abertos e gramíneos, como o bisão e o antílope na América do Norte, o guanaco na Pampa sul-americana, e a gazela nas estepes da Eurásia. Predadores como o lobo e aves de rapina também são comuns, aproveitando a abundância de herbívoros. Esses animais se adaptam às condições de pouca sombra e recursos hídricos variáveis.
📚 Você vai prestar o Enem? Estude de graça com o Plano de Estudo Enem De Boa 📚