Logo da Quero Bolsa
Como funciona
  1. Busque sua bolsa

    Escolha um curso e encontre a melhor opção pra você.


  2. Garanta sua bolsa

    Faça a sua adesão e siga os passos para o processo seletivo.


  3. Estude pagando menos

    Aí é só realizar a matrícula e mandar ver nos estudos.


Pradarias | Vegetação, no Brasil e Características do Bioma

Geografia - Manual do Enem
Angelo Carvalho Publicado por Angelo Carvalho
 -  Última atualização: 12/3/2024

Introdução

Também conhecido como Campos do Sul ou Pampas, a Pradaria é um bioma caracterizado, principalmente, pela presença de vegetação campestre, típica de regiões de clima subtropical, composta por gramíneas, herbáceas e algumas árvores.

Na América do Sul, este bioma ocupa uma área de 750 mil km². No Brasil, a Pradaria está restrita ao Rio Grande do Sul, onde ocupa uma área de 176 mil km², o que corresponde a 63% do território desse estado e 2% do território nacional.

Nesta região, a Pradaria também é chamada de Pampa, termo de origem indígena que significa “região plana”. Fora do Brasil, esse bioma se estende por terras do Uruguai e da Argentina.

Entretanto, há outros tipos conhecidos de Pradarias, como as Pradarias altas e Pradarias com características semelhantes à Savana.

Animais típicos das pradarias incluem espécies adaptadas a ambientes abertos e gramíneos, como o bisão e o antílope na América do Norte, o guanaco na Pampa sul-americana, e a gazela nas estepes da Eurásia. Predadores como o lobo e aves de rapina também são comuns, aproveitando a abundância de herbívoros. Esses animais se adaptam às condições de pouca sombra e recursos hídricos variáveis.

Extensão e localização do bioma Pradaria na América do Sul.Extensão e localização do bioma Pradaria na América do Sul.

📚 Você vai prestar o Enem? Estude de graça com o Plano de Estudo Enem De Boa 📚 

Índice

Características gerais da pradaria

As Pradarias encontradas na América do Sulpossuem vegetação campestre, que aparenta ser um imenso tapete verde. Isso é resultado da uniformidade das gramíneas, que podem medir até um metro de altura. Entretanto, há outros tipos conhecidos de Pradarias, como as Pradarias altas e Pradarias com características semelhantes à Savana.

Região de Pradarias, localizada na Argentina.Região de Pradarias, localizada na Argentina.

Na América do Sul, devido à predominância da uniformidade das gramíneas nas Pradarias, este bioma pode ser considerado pobre em espécies. Contudo, destaca-se que há uma maior biodiversidade nas suas áreas mais altas. Nas encostas de planaltos, existem matas com grandes pinheiros e outras espécies de árvores, como a cabreúva, a grápia e o cedro.

Em relação à fauna, já foram encontradas nas Pradarias 102 espécies de mamíferos, 476 de aves e 50 de peixes.

No grupo dos mamíferos, encontram-se o tatu, o guaxinim e o zorrilho. O gato-dos-pampas e a preguiça-de-coleira também são duas espécies típicas da região, contudo, encontram-se em risco de extinção.

Zorrilho, mamífero típico do bioma Pradaria.Zorrilho, mamífero típico do bioma Pradaria.

Entre as aves mais comuns deste bioma estão o marreco, o pica-pau do campo, a coruja-buraqueira, o quero-quero e o cisne-de-pescoço-preto.

Entre as 50 espécies de peixes já catalogadas estão o tamboatá, o surubim, o lambari-listrado, o lambari-azul e o cação-anjo.

Cação-anjo, espécie registrada na região das Pradarias.Cação-anjo, espécie registrada na região das Pradarias.

Nas Pradarias também existem répteis e insetos. No primeiro grupo encontra-se a cobra-cipó e o cágado-de-barbicha. Entre as espécies de insetos encontradas nesse bioma, está a vespa e o famoso bicho-da-maçã.

Cobra-cipó, réptil encontrado no bioma Pradaria.Cobra-cipó, réptil encontrado no bioma Pradaria.

Este bioma trata-se de um patrimônio natural, genético e cultural de grande importância nacional e global. Também é na região das Pradarias que fica a maior parte do aquífero Guarani.

Aquífero Guarani, segundo maior aquífero do mundo. Aquífero Guarani, segundo maior aquífero do mundo.

Os solos das Pradarias normalmente são férteis, ricos em húmus (matéria orgânica), uma vez que os campos têm vida curta e fornecem grande quantidade de detritos para serem decompostos. Por este motivo, as regiões deste bioma são normalmente procurados para desenvolvimento de atividades agrícolas.

Cenário atual da pradaria

A progressiva introdução e expansão das monoculturas e das pastagens tem levado a uma rápida degradação e descaracterização das paisagens naturais das Pradarias brasileiras. Estimativas de perda de habitat dão conta de que em 2002 restavam 41,32% e em 2008 restavam apenas 36,03% da vegetação nativa deste bioma.

Em relação às áreas naturais protegidas no Brasil, a Pradaria é o bioma que possui menor representatividade no Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC), representando apenas 0,4% do território continental brasileiro protegido por unidades de conservação.

Neste cenário, o incentivo às atividades econômicas de uso sustentável é essencial para assegurar a conservação da Pradaria. A diversificação da produção agrícola e a valorização da pecuária com manejo do campo nativo são exemplos de medidas que podem auxiliar na conservação da biodiversidade e, também, no desenvolvimento econômico e social da região.

Exercício de fixação
Passo 1 de 3
UNICAMP/2011

O mapa abaixo destaca a área de ocorrência dos Pampas, no Brasil. Além de apresentarem solos susceptíveis à erosão, os Pampas se caracterizam:

A pela vegetação arbórea, em área de clima temperado, sujeita a processos de voçorocamento decorrente da eliminação da cobertura vegetal.
B pela vegetação arbórea, em área de clima subtropical, sujeita a processos de arenização decorrente da eliminação da cobertura vegetal.
C pela vegetação de gramíneas, em área de clima subtropical, sujeita a processos de arenização decorrente da eliminação da cobertura vegetal.
D pela vegetação de gramíneas, em área de clima temperado, sujeita a processos de voçorocamento decorrente da eliminação da cobertura vegetal.
Prepare-se para o Enem com a Quero Bolsa! Receba conteúdos e notícias sobre o exame diretamente no seu e-mail