Info Icon Ajuda Help Icon Ajuda
Geografia

Clima subtropical

Angelo Carvalho
Publicado por Angelo Carvalho
Última atualização: 15/10/2018

Introdução

O clima subtropical é caracterizado por ter as quatro estações do ano bem definidas. Apresenta elevado índice pluviométrico, com chuvas abundantes e bem distribuídas ao longo do ano, além de ampla variação nas temperaturas anuais - tendo, assim, elevada amplitude térmica. É predominantemente encontrado em regiões de médias latitudes.

Esse clima é o único domínio climático brasileiro que se encontra fora da faixa tropical, ou seja, localizado ao sul do Trópico de Capricórnio. É possível encontrá-lo no sul do estado de São Paulo e nos três estados da região sul do país.

📚 Você vai prestar o Enem 2020? Estude de graça com o Plano de Estudo Enem De Boa 📚

O clima subtropical também ocorre ao norte do Trópico de Câncer, podendo assim, ser encontrado em outras partes do mundo, como em regiões da América do Norte, norte e sul do continente africano, sudeste da China, Península Arábica e norte da Índia.

Regiões com incidência do Clima Subtropical no mundo (destacadas em amarelo).

Regiões com incidência do Clima Subtropical no mundo (destacadas em amarelo).

Características do clima subtropical

Temperatura

No território brasileiro, o clima subtropical é caracterizado por temperaturas médias anuais inferiores a 21 ºC. Descreve-se esse clima como uma transição entre o Clima Tropical e o Clima Temperado, demonstrando alguns sinais da ocorrência de outono e primavera, estações ausentes nos outros domínios climáticos do Brasil.

Amplitude Térmica

O clima subtropical é caracterizado por temperaturas mais amenas, ao contrário dos demais climas brasileiros, que apresentam temperaturas elevadas. Entretanto, em relação à amplitude térmica anual, esse clima apresenta índice elevado, sendo o mais significativo dentre os encontrados no Brasil.

Os verões são quentes, podendo chegar a temperaturas próximas aos 40 ºC. Em contrapartida, os invernos costumam ser frios, alcançando temperaturas abaixo de 0 ºC, podendo ocorrer geadas em alguns pontos, sendo rara as possibilidades de nevadas.

Geada cobrindo o Jardim Botânico de Curitiba, cidade localizada na região de predominância do Clima Subtropical

Geada cobrindo o Jardim Botânico de Curitiba, cidade localizada na região de predominância do Clima Subtropical

Precipitações

Pela sua posição, a região acometida pelo clima subtropical sofre forte influência da massa Polar atlântica (mPa). Além desta, há também a influência da massa Tropical atlântica (mTa), que provoca as chuvas frontais - chuvas que surgem do encontro de duas massas de ar com temperaturas distintas.

Devido a isso, não existe estação seca no clima subtropical, as chuvas são abundantes e regulares durante o ano inteiro, tendo uma média superior a 1.500 milímetros por ano.

Vegetação

A vegetação nas regiões brasileiras que possuem clima subtropical é diferente conforme a altitude do local. Nas áreas mais altas há a predominância dos bosques de araucárias. Já nas áreas com altitudes mais baixas predomina a vegetação de campos, conhecidas como pradarias.

A Mata de Araucárias é encontrada nos estados do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e, de forma escassa, em São Paulo e em Minas Gerais. Esse bioma apresenta um estrato arbóreo, no qual destaca-se a Araucária, em sua porção mais alta (copa); abaixo, há o estrato arbustivo, rico em diversidade de plantas; e, por fim, a camada herbácea, composta por um vasto conjunto de plantas de pequeno porte.

Mata de Araucárias localizada no Parque Nacional de Aparados da Serra, localizado na divisa dos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Mata de Araucárias localizada no Parque Nacional de Aparados da Serra, localizado na divisa dos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

É um dos ecossistemas mais ricos em relação à biodiversidade de espécies animais, tendo em sua fauna espécies como: onça-pintada, teiú (lagarto de mais de 1,5 de comprimento), mico-leão-dourado e muitas outras espécies, várias delas ameaçadas de extinção.

As pradarias, também chamadas de campos, são um exemplo de vegetação herbácea (de ervas), bastante típica de climas subtropicais. Os solos desse tipo de bioma normalmente são férteis, ricos em húmus (matéria orgânica), uma vez que os campos têm uma vida curta e fornecem grande quantidade de detritos para serem decompostos. Uma prática muito comum nas pradarias é a criação de gado. A fauna original é composta de inúmeras aves tais como gaviões, corujas, entre outras.

Pradaria localizada em uma província de Buenos Aires, Argentina.

Pradaria localizada em uma província de Buenos Aires, Argentina.

🎓 Você ainda não sabe qual curso fazer? Tire suas dúvidas com o Teste Vocacional Grátis do Quero Bolsa 🎓


Exercícios

Exercício 1
(Cesgranrio)

Assinale a opção que correlaciona corretamente tipo de clima / região do Brasil / características do clima, respectivamente:

Ilustração: Rapaz corpulento de camiseta, short e tênis acenando

Inscreva-se abaixo e receba novidades sobre o Enem, Sisu, Prouni e Fies:

Carregando...