O clima, portanto, é um grupo de fenômenos que estão relacionados às variações do tempo que incidem e um determinado local sobre um determinado período. O clima interage com diversos outros elementos da atmosfera, assim como também com aqueles que estão nas águas (hidrosfera) e na terra (biosfera). Ou seja, um clima pode sofrer, ao decorrer de longos períodos de tempo, alterações resultantes de fenômenos externos à atmosfera, inclusive.
Para definir, conhecer e entender o clima de determinada região é preciso observar e estudar o tempo deste local durante vários anos, analisando tendências, permanências, incidências e transformações.
São considerados fatores climáticos:
- continentalidade
- maritimidade
- massas de ar
- oceanos
- variações de altitude e latitude
- pressão atmosférica
- relevo
- umidade do ar
- vegetações
- etc.
Climas no Brasil
O Brasil, devido a sua grande faixa territorial e diversidade de relevo, possui também grande diversidade de climas. 90% do território brasileiro está localizado entre os trópicos de Câncer e Capricórnio. A maior parte do Brasil é considerada quente e úmida, por se encontrar em regiões de baixa latitude. Entretanto, é possível identificar 6 diferentes tipos de clima no país: equatorial, tropical, tropical semiárido, tropical de altitude, tropical atlântico e subtropical.
O clima equatorial é caracterizado por altas temperaturas e grande quantidade de chuvas durante a maior parte do ano. É um clima presente nas regiões mais próximas da linha do Equador, como a Região Norte e Centro-Oeste.
Já o clima tropical é conhecido por proporcionar duas estações bem marcadas: um verão chuvoso e quente e um inverno quente e seco. As regiões que são acometidas por este clima são Centro-Oeste e Sudeste. Por terem variadas latitudes e relevo, há variações deste clima tropical nas regiões. Por isso, este se divide em Clima tropical chuvoso, Clima tropical de monções, Clima tropical úmido-seco, Clima tropical semiárido e árido (no Nordeste) e Clima tropical de altitude.
O clima subtropical, presente no sul do Brasil, possui um inverno rigoroso (algumas vezes com a presença de neve e gelo) e um quente verão.