Info Icon Ajuda Help Icon Ajuda
Geografia

NAFTA

Maria Júlia Rossetto
Publicado por Maria Júlia Rossetto
Última atualização: 13/1/2019

Introdução

Você já parou para pensar porque a passagem de migrantes do México para os Estados Unidos é tão difícil? E por que do Canadá aos EUA é permitido?

Os acordos econômicos e a política de fortalecimento da economia do país têm tudo a ver com isso. Vamos descobrir mais sobre o assunto?


Surgimento do Nafta

Tratado Norte-Americano de Livre Comércio (NAFTA), foi um tratado envolvendo Canadá, México e Estados Unidos e tendo o Chile como parceiro associado, regido pelo livre comércio, com custo reduzido para troca de mercadorias entre os três países. O NAFTA entrou em vigor na década de 1990.

O NAFTA começa com o "Acordo de Liberação Econômica" firmado entre os Estados Unidos e o Canadá no ano de 1988. Em 1992, o México torna-se um membro do bloco e, a partir disso, o NAFTA objetiva principalmente a livre circulação comercial entre os países no prazo de 15 anos. Não é permitida a livre circulação de pessoas, por isso é apenas uma Zona de Livre Comércio.

Países que compõe o NAFTA.Países que compõem o NAFTA.

Objetivos do NAFTA

As finalidades deste bloco econômico, eram:

  • Eliminar as barreiras alfandegárias (imposto sobre importação e exportação), e facilitar o movimento de produtos e serviços entre os territórios dos países-membros;
  • Promover condições para uma competição “justa” dentro da área de livre comércio;
  • Aumentar oportunidades de investimento;
  • Oferecer proteção para garantir os direitos de propriedade intelectual no território de cada um dos participantes;
  • Estabelecer uma estrutura para futura cooperação trilateral (Canadá, EUA e México), regional multilateral para expandir e realçar os benefícios deste acordo para os participantes.

Desigualdades existentes

Temos que lembrar que o NAFTA era composto por dois países desenvolvidos e um subdesenvolvido, e isso influenciava no bloco. Estados Unidos e Canadá realizam acordos bilaterais de circulação de pessoas, já o México não.

A circulação México-EUA atrairia muitos imigrantes mexicanos, uma vez que o México possui movimentos migratórios, economia emergente e desigualdades sociais.

A situação do México é mais desfavorável, pois suas exportações, a indústria, atividades agropecuárias e de mineração são, em sua maioria destinadas aos Estados Unidos. Além disso, grandes empresas instalam filiais de suas indústrias em território mexicano – na fronteira com os EUA – para reduzirem custos com salários, impostos, e restrições ambientais.

Essas empresas são conhecidas como “Empresas Maquiladoras”, que em geral são multinacionais que se instalam no México onde exploram a mão de obra mais barata da região visando o mercado estadunidense, explorando o trabalho e importando produtos manufaturados para vender no outro território.

Assim, dentro do NAFTA, as relações comerciais giram em torno dos Estados Unidos, pois Canadá e México são dependentes das exportações para o país. De maneira semelhante, os Estados Unidos utilizam esta relação de para adquirir matérias-primas e mercadorias a custos reduzidos e vender os produtos industrializados.

Situação atual

Em 2018, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, em uma medida protecionista, para proteger o mercado nacional e fortalecer a economia interna, anunciou um acordo bilateral com o México, pondo fim ao bloco econômico ao NAFTA. O Canadá ainda não firmou nenhum pacto com os Estados Unidos e está sob análise de propostas. 


Exercícios

Exercício 1
(UFAL)

Em 1 de Janeiro de 1994, o Acordo de Livre Comércio da América do Norte (NAFTA) entrou em vigor. O NAFTA criou uma das maiores zonas de comércio livre do mundo, que agora liga 450 milhões de pessoas que produzem 17 trilhões de dólares em bens e serviços. O comércio entre os países do NAFTA vem crescendo desde que o acordo entrou em vigor.” Disponível em: http://www.ustr.gov. Acesso em: 08/12/2013.

O NAFTA se tornou um dos mais importantes blocos econômicos do mundo, apesar de fazer parte dele apenas:

Ilustração: Rapaz corpulento de camiseta, short e tênis acenando

Inscreva-se abaixo e receba novidades sobre o Enem, Sisu, Prouni e Fies:

Carregando...