Você já parou para pensar porque a passagem de migrantes do México para os Estados Unidos é tão difícil? E por que do Canadá aos EUA é permitido? Os acordos econômicos e a política de fortalecimento da economia do país têm tudo a ver com isso.
Em 2018, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, em uma medida protecionista para fortalecer a economia interna, anunciou um acordo bilateral com o México, encerrando o NAFTA. O Canadá ainda não firmou um novo pacto com os Estados Unidos, e as propostas estão sob análise.
📚 Você vai prestar o Enem? Estude de graça com o Plano de Estudo Enem De Boa 📚
O Tratado Norte-Americano de Livre Comércio (NAFTA), foi um tratado envolvendo Canadá, México e Estados Unidos e tendo o Chile como parceiro associado, regido pelo livre comércio, com custo reduzido para troca de mercadorias entre os três países. O NAFTA entrou em vigor na década de 1990.
O NAFTA começa com o "Acordo de Liberação Econômica" firmado entre os Estados Unidos e o Canadá no ano de 1988. Em 1992, o México torna-se um membro do bloco e, a partir disso, o NAFTA objetiva principalmente a livre circulação comercial entre os países no prazo de 15 anos. Não é permitida a livre circulação de pessoas, por isso é apenas uma Zona de Livre Comércio.
Temos que lembrar que o NAFTA era composto por dois países desenvolvidos e um subdesenvolvido, e isso influenciava no bloco. Estados Unidos e Canadá realizam acordos bilaterais de circulação de pessoas, já o México não.
A circulação México-EUA atrairia muitos imigrantes mexicanos, uma vez que o México possui movimentos migratórios, economia emergente e desigualdades sociais.
A situação do México é mais desfavorável, pois suas exportações, a indústria, atividades agropecuárias e de mineração são, em sua maioria destinadas aos Estados Unidos. Além disso, grandes empresas instalam filiais de suas indústrias em território mexicano – na fronteira com os EUA – para reduzirem custos com salários, impostos, e restrições ambientais.
Essas empresas são conhecidas como “Empresas Maquiladoras”, que em geral são multinacionais que se instalam no México onde exploram a mão de obra mais barata da região visando o mercado estadunidense, explorando o trabalho e importando produtos manufaturados para vender no outro território.
Assim, dentro do NAFTA, as relações comerciais giram em torno dos Estados Unidos, pois Canadá e México são dependentes das exportações para o país. De maneira semelhante, os Estados Unidos utilizam esta relação de para adquirir matérias-primas e mercadorias a custos reduzidos e vender os produtos industrializados.
🎓 Você ainda não sabe qual curso fazer? Tire suas dúvidas com o Teste Vocacional Grátis do Quero Bolsa 🎓
As finalidades deste bloco econômico, eram:
Saiba mais:
Conheça as principais Organizações Internacionais
Em 2018, o presidente dos EUA, Donald Trump, encerrou o NAFTA e anunciou o Acordo Estados Unidos-México-Canadá (USMCA). A mudança visava proteger a economia americana e os empregos internos. O acordo bilateral inicial foi feito com o México, aumentando os requisitos de conteúdo regional para automóveis e estabelecendo condições salariais mínimas. Após intensas negociações, o Canadá também foi incluído no novo tratado.
O USMCA trouxe melhorias no acesso ao mercado agrícola canadense, fortaleceu a proteção à propriedade intelectual e introduziu mecanismos de resolução de disputas comerciais mais rígidos. O acordo entrou em vigor em 1º de julho de 2020, substituindo oficialmente o NAFTA.
📝 Você quer garantir sua nota mil na Redação do Enem? Baixe gratuitamente o Guia Completo sobre a Redação do Enem! 📝
Quer saber mais sobre os assuntos de Geografia? Clique no link abaixo e veja todos os conteúdos
Geografia para arrasar nos vestibulares
O NAFTA (Acordo de Livre Comércio da América do Norte) foi um tratado comercial entre Estados Unidos, Canadá e México, em vigor de 1994 a 2020. Criado para eliminar barreiras tarifárias e promover o comércio entre os países membros, o acordo facilitou a circulação de bens e serviços, incentivando investimentos e aumentando a competitividade econômica na região.
O NAFTA impulsionou a economia dos três países, mas também gerou controvérsias, especialmente em relação à perda de empregos industriais nos EUA e ao impacto ambiental. Em 2020, o NAFTA foi substituído pelo Acordo Estados Unidos-México-Canadá (USMCA), que atualizou e revisou diversas disposições do tratado original.
Está precisando de uma ajuda nos estudos? Então, conheça o plano de estudo da Quero Bolsa: um material completo, com textos, vídeo-aulas e exercícios com resolução. Baixe o cronograma sem pagar nada clicando aqui.
“Em 1 de Janeiro de 1994, o Acordo de Livre Comércio da América do Norte (NAFTA) entrou em vigor. O NAFTA criou uma das maiores zonas de comércio livre do mundo, que agora liga 450 milhões de pessoas que produzem 17 trilhões de dólares em bens e serviços. O comércio entre os países do NAFTA vem crescendo desde que o acordo entrou em vigor.” Disponível em: http://www.ustr.gov. Acesso em: 08/12/2013.
O NAFTA se tornou um dos mais importantes blocos econômicos do mundo, apesar de fazer parte dele apenas: