As estações do ano representam períodos com características climáticas distintas ao longo de um ano, alternando-se em um padrão cíclico. Como você já deve estar familiarizado, as estações são: verão, outono, inverno e primavera, respectivamente.
Então, com o fim da primavera, inicia-se o verão, e por assim segue. Cada estação dura aproximadamente três meses.
O que acarreta nessa mudança de estações do ano é o movimento de translação da Terra. Esse movimento é caracterizado pela trajetória elíptica (e não circular) que o planeta faz em torno do Sol durante um ano.
Consequentemente, a quantidade de luz solar incidente em diferentes partes do globo definirá os chamadas solstícios e equinócios, que definem a chegada das estações do ano - assunto que trataremos mais à frente no texto.
Vale ressaltar que o eixo de inclinação da Terra em relação ao Sol também é influente na incidência de radiação solar na Terra, outro fator determinante na definição das estações do ano. A principal consequência disso é a ocorrência de diferentes estações nos diferentes hemisférios do planeta. Ou seja: enquanto no hemisfério sul é outono, no hemisfério norte é primavera, e vice-versa.
📚 Você vai prestar o Enem? Estude de graça com o Plano de Estudo Enem De Boa 📚