Info Icon Ajuda Help Icon Ajuda
Geografia

Estações do ano

Giulia Giacomini Kiefer
Publicado por Giulia Giacomini Kiefer
Última atualização: 24/4/2019

Introdução

As estações do ano representam períodos com características climáticas distintas ao longo de um ano, alternando-se em um padrão cíclico. Como você já deve estar familiarizado, as estações são: verão, outono, inverno e primavera, respectivamente. 

Então, com o fim da primavera, inicia-se o verão, e por assim segue. Cada estação dura aproximadamente três meses. 

O que acarreta nessa mudança de estações do ano é o movimento de translação da Terra. Esse movimento é caracterizado pela trajetória elíptica (e não circular) que o planeta faz em torno do Sol durante um ano.

Consequentemente, a quantidade de luz solar incidente em diferentes partes do globo definirá os chamadas solstícios e equinócios, que definem a chegada das estações do ano - assunto que trataremos mais à frente no texto. 

Esquema do movimento de completo de translação da Terra. O esquema demonstra o movimento completo, que tem a duração de aproximadamente um ano.

Vale ressaltar que o eixo de inclinação da Terra em relação ao Sol também é influente na incidência de radiação solar na Terra, outro fator determinante na definição das estações do ano. A principal consequência disso é a ocorrência de diferentes estações nos diferentes hemisférios do planeta. Ou seja: enquanto no hemisfério sul é outono, no hemisfério norte é primavera, e vice-versa.

Solstícios 

É caracterizado como o período em que há maior incidência de luz solar em um dos hemisférios, enquanto o outro passa por um período de menor incidência da mesma. São chamados, respectivamente, de solstício de verão e solstício de inverno.

É isso que fará com que haja uma diferença de tempo de duração entre dia e noite nas estações, como veremos no tópico “estações do ano e suas características”.

Vale lembrar que os solstícios acontecem no mesmo dia em nos diferentes hemisférios, marcando a chegada de diferentes estações em cada um.

Apesar do horário variar de ano para ano, os dias são definidos: o solstício de verão no Brasil (solstício de inverno no hemisfério norte) começa dia 21 de dezembro, e o solstício de inverno no país (início do verão no outro hemisfério) inicia dia 21 de junho. 

Equinócios

O nome é um tanto intuitivo: o prefixo “equi” é derivado do latim, significando “igual”. O termo é dado para o período em que os dias e as noites possuem a mesma duração, marco do início das estações outono e primavera. Isso ocorre porque a quantidade de luz solar recebida na Terra é semelhante nos dois hemisférios. 

No hemisfério sul, o equinócio de primavera ocorre dia 21 de setembro, enquanto o equinócio de outono ocorre dia 21 de março. No hemisfério norte, esses dias representam o equinócio de outono e de primavera, respectivamente. 

Estações do ano e suas características

Representação das características das quatro estações do ano em uma árvore.

Por mais que alguns desses estereótipos sejam mais reconhecíveis no hemisfério norte (principalmente com a neve no inverno), é possível identificar alguns elementos dessa parte do globo.

Verão

É a estação que possui as temperaturas mais elevadas e o maior período de luz do dia. 

Outono

Estação transitória, com gradual diminuição da luz solar até o inverno.

Inverno

É a estação com as mais baixas médias de temperaturas de todas. Também é a que possui menor tempo de luz do dia.

Primavera

Estação com temperaturas amenas, tendendo para um clima mais quente. As árvores e flores costumam florescer nesta estação.

É válido ressaltar também que as estações do ano nas faixas de clima temperado são bem mais definidas e caricatas do que nas faixas de clima tropical. Isso significa, por exemplo, que as mudanças de estações são mais abruptas e regulares do que na região intertropical. 

No Brasil, as regiões com essa menor definição nas estações são o Nordeste e Norte, estas possuindo uma “estação úmida” e uma “estação seca” - estações com pequenas mudanças de temperaturas, mas marcadas pelos períodos de chuva intensa ou pouquíssima precipitação, respectivamente.


Exercícios

Exercício 1
(UEG/2012)

As causas responsáveis pela ocorrência das estações do ano (outono, inverno, primavera e verão) sobre a superfície terrestre são:

Ilustração: Rapaz corpulento de camiseta, short e tênis acenando

Inscreva-se abaixo e receba novidades sobre o Enem, Sisu, Prouni e Fies:

Carregando...