Info Icon Ajuda Help Icon Ajuda
Geografia

Clima Equatorial

Angelo Carvalho
Publicado por Angelo Carvalho
Última atualização: 15/10/2018

Introdução

O Clima Equatorial é típico das regiões mais próximas à linha do Equador. Esse clima se caracteriza pelos altos índices térmicos e pluviométricos.

Características do Clima Equatorial

Temperatura

A origem deste clima está relacionada à atuação das massas Equatorial continental (mEc) e Equatorial atlântica (mEa), que sendo ambas quentes e úmidas, produzem uma média térmica elevada, que varia entre 24 ºC e 26 ºC.

Amplitude Térmica

Uma forte característica do clima equatorial é a baixa amplitude térmica - diferença entre a temperatura máxima e a temperatura mínima registrada durante um ano -, que fica próxima a dois graus. Ou seja, a média do mês mais frio do ano é apenas 2 ºC menor que a dor mês mais quente. Dessa forma, este clima se comporta como se tivesse apenas uma única estação do ano.

Precipitações

No domínio equatorial, há outro fato que também merece destaque, a ausência de uma estação seca. Há ocorrência de chuvas de convecção, quando o ar quente e úmido sobe em direção às camadas mais frias da atmosfera, onde a umidade se condensa, provocando assim a precipitação. Esse processo ocorre de forma diária, o que dá ao Clima Equatorial uma alta e bem-distribuída pluviosidade, com uma média maior que 2500 mm/ano.

Podemos ver as características mais marcantes, temperatura e pluviosidade elevadas, por meio de um climograma (representação gráfica do clima, a qual permite de uma maneira simples e eficaz a verificação da variação climática de determinada região).

Na imagem abaixo, apresenta-se o climograma de Iquitos, uma cidade no Peru que se localiza próxima à linha do Equador e que tem a presença do Clima Equatorial.

Climograma de Iquitos, cidade peruana.

Climograma de Iquitos, cidade peruana.

Neste climograma, é possível observar a regularidade da temperatura e das chuvas. Nesta cidade, a média térmica medida foi de 26,5 ºC e a pluviosidade apresentou o valor de 2845 mm.

Vegetação

Na maior parte das regiões de Clima Equatorial, existe a presença predominantemente de árvores que possuem de médio a grande porte. Esse tipo de clima tende a favorecer o surgimento de uma floresta densa e verde durante todo o ano.

A umidade e temperaturas elevadas formam o cenário perfeito para o desenvolvimento de ampla biodiversidade que se faz presente nas florestas, onde se encontra uma grande variedade de espécies de folhas largas e perenes.

As atividades econômicas, como a agricultura, nas regiões com predominância deste clima, são em geral difíceis, pois a alta pluviosidade gera solos pobres. Isso porque as chuvas tendem a carregar os nutrientes do solo, o que não o torna propício para esse tipo de atividade. Entretanto, há o cultivo de mandioca e arroz que evoluem de forma crescente.

No Brasil, um exemplo de floresta típica do Clima Equatorial é a Floresta Amazônica.

Floresta Amazônica, floresta típica dos climas equatoriais.

Floresta Amazônica, floresta típica dos climas equatoriais.

As regiões de Clima Equatorial distribuídas pelo mundo se encontram próximas à linha do Equador, como é mostrado no mapa abaixo.

Distribuição mundial do Clima Equatorial (em verde escuro).

Distribuição mundial do Clima Equatorial (em verde escuro).

No continente africano, esse tipo de clima encontra-se predominantemente na bacia do Rio Congo, localizado no Golfo da Guiné e na ilha de Madagascar.

Bacia do Rio Congo, exemplo de área de Clima Equatorial no continente africano.

Bacia do Rio Congo, exemplo de área de Clima Equatorial no continente africano.

Na Ásia, é possível encontrar o Clima Equatorial na porção insular do continente, especialmente na Indonésia e nas Filipinas.

Filipinas, exemplo de região de Clima Equatorial no continente asiático.

Filipinas, exemplo de região de Clima Equatorial no continente asiático.

No Brasil, o Clima Equatorial abrange a região Norte e parte do Centro-Oeste. A Amazônia Ocidental é a região mais caracterizada pelo Clima Equatorial. Além da Amazônia Ocidental, a região do baixo Amazonas, do litoral do Pará e da Ilha de Marajó também apresentam domínio do Clima Equatorial.


Exercícios

Exercício 1
(UFF)

O ecossistema amazônico abriga cerca de 80 mil espécies vegetais e 30 milhões de espécies animais. Toda essa riqueza em biodiversidade resulta da interação de diversos fatores ecológicos, dentre os quais destaca-se a dinâmica das massas de ar que regulam as condições climáticas da região.

Pode-se afirmar que, na Amazônia, ocorre:

Ilustração: Rapaz corpulento de camiseta, short e tênis acenando

Inscreva-se abaixo e receba novidades sobre o Enem, Sisu, Prouni e Fies:

Carregando...