Info Icon Ajuda Help Icon Ajuda
Geografia

Clima Tropical

Angelo Carvalho
Publicado por Angelo Carvalho
Última atualização: 15/10/2018

Introdução

O Clima Tropical é caracterizado pela alternância dos períodos secos e úmidos. Este clima é predominantemente localizado nas regiões entre os trópicos de Câncer e de Capricórnio, ou seja, nas zonas intertropicais, com exceção apenas das áreas de Clima Equatorial e das áreas desérticas.

Características do Clima Tropical

Temperatura

Em sua maior parte, o domínio tropical é controlado pelas massas tropicais e equatoriais úmidas, a massa Tropical atlântica (mTa), massa Equatorial continental (mEc) e massa Equatorial atlântica (mEa), que são quentes e secas quando situadas sobre os continentes, e úmidas quando situadas acima dos oceanos.

Já no inverno, a influência da massa Polar atlântica (mPa) se faz notar, principalmente, na região Sudeste.

Devido a essas características, o Clima Tropical possui duas estações bem definidas durante o ano: uma chuvosa no verão, e outra seca no inverno. Nas regiões que se encontram mais afastadas da linha do Equador, a estação seca pode prolongar-se por oito ou dez meses. A temperatura média anual apresentada por esse clima é de cerca de 20 °C.

Amplitude Térmica

Nas regiões de Clima Tropical, a amplitude térmica anual tende a ser baixa. Ou seja, a diferença entre a temperatura máxima e a temperatura mínima medida tem pequena variação durante o ano.

É possível observar essa característica no climograma de Gonçalves, cidade localizada no estado de Minas Gerais e que possui Clima Tropical, apresentado na Figura abaixo.

Climograma de Gonçalves, cidade mineira que representa o comportamento dos índices térmicos e pluviométricos de uma região de Clima Tropical.

Climograma de Gonçalves, cidade mineira que representa o comportamento dos índices térmicos e pluviométricos de uma região de Clima Tropical.

Precipitações

O Clima Tropical possui duas estações bem definidas. Uma delas, o verão, apresenta altos índices pluviométricos e a outra, o inverno, tende a ser uma época bastante seca. Devido a isso, a distribuição das chuvas não é uniforme ao longo do ano.

Essa condição geralmente muda de acordo com a localização da região em relação à linha do Equador. Ou seja, quanto mais distante a área for da linha do Equador, mais longa a estação seca tende a ser, chegando a ficar por mais de oito meses sem registro de chuvas.

Outro fator que pode influenciar nas chuvas de uma região de Clima Tropical são os relevos. Em geral, a pluviosidade desse clima varia entre 1000 a 2000 mm anuais.

Vegetação

O Clima Tropical ocorre em diversas partes do mundo, e por isso é possível encontrar uma grande variedade de tipos de vegetação que podem se desenvolver nesse clima. As Savanas e as Florestas Tropicais são os principais tipos de vegetação incidente nas regiões de Clima Tropical.

As Savanas são caracterizadas pela ocorrência de espécies arbóreas e herbáceas, em intensidades de cobertura variadas, que vão desde campos graminosos até formações com aspecto florestal. Geralmente as Savanas possuem solos ácidos e arenosos, uma vez que pertencem à regiões cujo clima é composto por estações chuvosas e secas definidas.

Esse tipo de formação é muito encontrada na África, entretanto, também existe um tipo de Savana no Brasil, conhecida como Cerrado.

Savana em Gouma, cidade localizada em Burquina, no continente africano.

Savana em Gouma, cidade localizada em Burquina, no continente africano.

As Florestas Tropicais são extremamente exuberantes, apresentando uma grande variedade na fauna e flora, uma vez que a alta incidência de luz solar e as chuvas abundantes propiciam o desenvolvimento de uma floresta densa e com grande biodiversidade.

Esse tipo de floresta está presente em várias regiões do mundo, sendo encontrada:

  • Na América do Sul, como na Mata Atlântica.
  • Na Região Central do continente africano, mais especificamente na Bacia do Congo e no Golfo da Guiné.
  • No Sudeste da Ásia, em países como Indonésia e Malásia.
  • Na Oceania, mais precisamente, na região norte da Austrália.

Mata Atlântica, exemplo de vegetação típica do Clima Tropical.

Mata Atlântica, exemplo de vegetação típica do Clima Tropical.


Exercícios

Exercício 1
(UEFS-BA)

Com base no mapa, no climograma e nos conhecimentos sobre climas do Brasil, é correto afirmar que o tipo de clima apresentado corresponde ao conhecido como:

Ilustração: Rapaz corpulento de camiseta, short e tênis acenando

Inscreva-se abaixo e receba novidades sobre o Enem, Sisu, Prouni e Fies:

Carregando...