Em sua maior parte, o domínio tropical é controlado pelas massas tropicais e equatoriais úmidas, a massa Tropical atlântica (mTa), massa Equatorial continental (mEc) e massa Equatorial atlântica (mEa), que são quentes e secas quando situadas sobre os continentes, e úmidas quando situadas acima dos oceanos.
Já no inverno, a influência da massa Polar atlântica (mPa) se faz notar, principalmente, na região Sudeste.
Devido a essas características, o Clima Tropical possui duas estações bem definidas durante o ano: uma chuvosa no verão, e outra seca no inverno. Nas regiões que se encontram mais afastadas da linha do Equador, a estação seca pode prolongar-se por oito ou dez meses. A temperatura média anual apresentada por esse clima é de cerca de 20 °C.
Nas regiões de Clima Tropical, a amplitude térmica anual tende a ser baixa. Ou seja, a diferença entre a temperatura máxima e a temperatura mínima medida tem pequena variação durante o ano.
É possível observar essa característica no climograma de Gonçalves, cidade localizada no estado de Minas Gerais e que possui Clima Tropical, apresentado na Figura abaixo.
Climograma de Gonçalves, cidade mineira que representa o comportamento dos índices térmicos e pluviométricos de uma região de Clima Tropical.
Precipitações
O Clima Tropical possui duas estações bem definidas. Uma delas, o verão, apresenta altos índices pluviométricos e a outra, o inverno, tende a ser uma época bastante seca. Devido a isso, a distribuição das chuvas não é uniforme ao longo do ano.
Essa condição geralmente muda de acordo com a localização da região em relação à linha do Equador. Ou seja, quanto mais distante a área for da linha do Equador, mais longa a estação seca tende a ser, chegando a ficar por mais de oito meses sem registro de chuvas.
Outro fator que pode influenciar nas chuvas de uma região de Clima Tropical são os relevos. Em geral, a pluviosidade desse clima varia entre 1000 a 2000 mm anuais.
Saiba mais:
Biomas brasileiros: resumo
Domínios morfológicos: o que são
O Clima Tropical ocorre em diversas partes do mundo, e por isso é possível encontrar uma grande variedade de tipos de vegetação que podem se desenvolver nesse clima. As Savanas e as Florestas Tropicais são os principais tipos de vegetação incidente nas regiões de Clima Tropical.
As Savanas são caracterizadas pela ocorrência de espécies arbóreas e herbáceas, em intensidades de cobertura variadas, que vão desde campos graminosos até formações com aspecto florestal. Geralmente as Savanas possuem solos ácidos e arenosos, uma vez que pertencem à regiões cujo clima é composto por estações chuvosas e secas definidas.
Esse tipo de formação é muito encontrada na África, entretanto, também existe um tipo de Savana no Brasil, conhecida como Cerrado.
Savana em Gouma, cidade localizada em Burquina, no continente africano.
Veja também:
Climas do Brasil
Clima e meteorologia: entenda a diferença
As Florestas Tropicais são extremamente exuberantes, apresentando uma grande variedade na fauna e flora, uma vez que a alta incidência de luz solar e as chuvas abundantes propiciam o desenvolvimento de uma floresta densa e com grande biodiversidade.
Esse tipo de floresta está presente em várias regiões do mundo, sendo encontrada:
Mata Atlântica, exemplo de vegetação típica do Clima Tropical.
Quer estudar mais? Confira os conteúdos do Manual do Enem sobre Geografia e arrase nos vestibulares!
Com base no mapa, no climograma e nos conhecimentos sobre climas do Brasil, é correto afirmar que o tipo de clima apresentado corresponde ao conhecido como: