Info Icon Ajuda Help Icon Ajuda
Biologia

Flora

William Mira
Publicado por William Mira
Última atualização: 22/10/2018

Introdução

Flora é o termo utilizado para definir o conjunto de organismos do Reino Vegetal presentes em uma determinada região, ecossistema ou Bioma.

A variedade de vegetais em uma determinada região está diretamente relacionada com a variedade da fauna local, composta por animais herbívoros que podem possuir preferências alimentares de uma planta para outra e, consequentemente, animais carnívoros que se alimentam desses animais herbívoros.

Esquema da flora presente em uma ilha. Esquema da flora presente em uma ilha. 

Flora e Biodiversidade

A variedade da Flora em uma determinada região também é determinada para quantificar a biodiversidade dessa região. O Brasil, por exemplo, é detentor da maior biodiversidade vegetal do planeta com cerca de 55 mil espécies de plantas superiores (Pteridófitas, Gimnospermas e Angiospermas) e aproximadamente 10 mil espécies de Briófitas e Algas. Esse valor corresponde a quase 25% de todas as espécies de plantas existentes no planeta.

Flora e Ecossistema

A flora de um determinado ambiente é fundamental para os processos de manutenção do Ecossistema. As plantas recolhem os nutrientes do solo para seus processos metabólicos e estes nutrientes acabam sendo consumidos pelos animais herbívoros.

Além disso, as plantas estão relacionadas com os Ciclos Biogeoquímicos de diversos compostos. O Ciclo do Nitrogênio tem uma etapa fundamental dentro dos vegetais que convertem o nitrogênio atmosférico em grupamentos amina que constituirão os aminoácidos que formam as proteínas. O Ciclo da água e o Ciclo do Oxigênio também são dependentes das plantas que realizam os processos de Fotossíntesee transpiração.

A Flora também está relacionada com as condições ambientais do ecossistema em que ela se encontra. Ambientes com grande variedade e extensão vegetal possuem atmosfera mais úmida, com sombras, elevado índice pluviométrico (mede a incidência de chuvas na região) e melhor qualidade do ar devido a elevada taxa de Fotossíntese realizada pelos vegetais.

Os biomas são, também, caracterizados pela quantidade ou espécies de vegetais encontrados. Dentro dos principais biomas terrestres, a flora é um dos principais fatores utilizados para diferenciá-los uns dos outros.

  • Deserto: Região de pouca precipitação pluviométrica (região seca e com pouca chuva). São geralmente quentes e áridos, com solo composto predominantemente por areia e devido a pouca umidade. Os vegetais encontrados nos desertos são adaptados para sobreviverem com pouca água como os cactos e plantas de pequeno porte com poucas ou nenhumas folhas.
  • Floresta Temperada: As florestas temperadas possuem estações do ano bem definidas (primavera e verão quente e úmido, outono e inverno seco e frio). A vegetação é composta predominantemente por plantas de grande porte como Carvalhos e Nogueiras e o solo é rico em nutrientes.
  • Floresta Tropical: Ecossistema de temperatura média e com bastante umidade (considerável incidência de chuvas). São geralmente caracterizadas por serem quentes e úmidas e por possuírem os maiores níveis de biodiversidade do planeta. A vegetação é bem diversa e para contribuir com a elevada umidade, há a presença de plantas latifoliadas (plantas com folhas grandes e bem largas).
  • Estepe e Pradaria: Ecossistema de planície vasta e aberta que é geralmente utilizado para pastagens de animais e atividades pastoris. Possuem poucas árvores geralmente espaçadas e de pequeno porte como arbustos. A flora das pradarias é composta predominantemente por gramíneas e capins.
  • Savana: Também chamada de Cerrado, é uma região de temperatura elevada e com vegetação composta predominantemente por gramíneas com árvores espaçadas e arbustos isolados.
  • Tundra: Bioma de baixas temperaturas, dias longos e estações curtas. A vegetação é composta por plantas de pequeno porte como arbustos, algumas gramíneas, mas principalmente musgos e liquens (Associação de Fungos e Algas).

Biomas Brasileiros

Caatinga

Bioma presente no Nordeste brasileiro. Apresenta temperaturas elevadas, solo arenoso e clima seco, com vegetação adaptada à escassez de água como os cactos presentes nos desertos.

Queimadas,Paraíba.Queimadas,Paraíba.

Cerrado

Savana brasileira e segundo maior bioma do país indo do norte (Amapá), passando pelo Centro-Oeste e indo até parte do sudeste (São Paulo). Possui clima tropical, com temperaturas elevadas e períodos chuvosos e de seca. A vegetação conta com árvores baixas e espaçadas, gramíneas e arbustos e com característica tropófila, plantas que suportam períodos de muita seca e períodos de muita chuva.

Parque Nacional das Emas, Goiás.

Floresta Amazônica

Bioma presente em muitos países da América do Sul. No Brasil está na região Norte. É considerada a maior floresta tropical do mundo. Com clima tropical e úmido. Sua vegetação é extremamente diversa, com árvores de folhas largas e grandes (latifoliadas).

Manaus AM.Manaus AM.

Mangue

Bioma de regiões alagadiças, presente em toda costa litorânea do Brasil. A vegetação dos mangues é constituída principalmente por vegetais halófitos, com capacidade para suportar solo salino e que vivem em locais alagados, às vezes projetando parte de suas raízes para fora da água para absorção de oxigênio.

Planta Mangue característica desse Bioma presente na Bahia.Planta Mangue característica desse Bioma presente na Bahia.

Mata Atlântica

Corresponde a cerca de 20% do território brasileiro. Tem como característica a formação de uma floresta densa e fechada e possui a maior biodiversidade dos biomas brasileiros. Está presente na região nordeste, centro-oeste, sudeste e sul do país.

Mata Atlântica da Serra do Mar, Paraná.Mata Atlântica da Serra do Mar, Paraná.

Mata das Araucárias

Presente na região sul do país, com temperaturas mais baixas. Também chamada de mata dos pinhais, tem como característica principal a presença de Gimnospermas conhecidas como Araucárias.

Almirante Tamandaré, Paraná.Almirante Tamandaré, Paraná.

Mata dos Cocais

Localizado no Nordeste brasileiro. A principal característica desse bioma considerado de "transição" é a presença de cocais, plantas de onde são retiradas cera, glicerina, óleo e alcoóis que servem como fonte de renda para a população local.

Buritis localizados no Maranhão.Buritis localizados no Maranhão.

Pampa

Também chamado de Campanha Gaúcha. Ocupa apenas o Estado do Rio Grande do Sul, além do Uruguai e da Argentina. Possui clima subtropical e sua principal característica é a presença de gramíneas, plantas rasteiras, arbustos e poucas árvores apenas de pequeno porte. Esse tipo de bioma é considerado Estepe ou Pradaria do Brasil.

Província Argentina de La Pampa, Argentina.Província Argentina de La Pampa, Argentina.

Pantanal

É o menor bioma brasileiro, está localizado na costa da região centro-oeste do país. Possui clima tropical, grande índice pluviométrico, verão quente e chuvoso e inverno frio seco. Na época de chuva fica praticamente todo alagada e nos períodos de seca, os rios secam dando uma característica barrenta e pantanosa no bioma.

Pantanal localizado no Mato Grosso do Sul.Pantanal localizado no Mato Grosso do Sul.


Exercícios

Exercício 1
(ENEM/2017)

Ao destruir uma paisagem de árvores de troncos retorcidos, folhas e arbustos ásperos sobre os solos ácidos, não raro laterizados ou tomados pelas formas bizarras dos cupinzeiros, essa modernização lineariza e aparentemente não permite que se questione a pretensão modernista de que a forma deve seguir a função.

HAESBAERT, R. “Gaúchos” e baianos no “novo” Nordeste: entre a globalização econômica e a reinvenção das identidades territoriais. In: CASTRO, I. E.; GOMES, P. C. C.; CORRÊA, R. L. (Org). Brasil: questões atuais da reorganização do território. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2008.

O processo descrito ocorre em uma área biogeográfica com predomínio de vegetação:

Ilustração: Rapaz corpulento de camiseta, short e tênis acenando

Inscreva-se abaixo e receba novidades sobre o Enem, Sisu, Prouni e Fies:

Carregando...