Os ruminantes são uma pequena ordem dentro dos mamíferos. São chamados assim pelo processo de ruminar que fazem com o alimento, isto é, o alimento é primeiramente pouco mastigado e engolido, e posteriormente retorna para a boca, através do processo de regurgitação, para que seja novamente mastigado, dessa vez de forma mais eficiente e então finalmente engolido.
Entre os animais ruminantes estão os bovinos (bois e vacas), bubalinos (búfalos), caprinos (cabras e cabritos), cervídeos (cervos e veados), ovinos (ovelhas) e girafas dentro da ordem dos Artiodáctilos, e também os camelos e lhamas, que fazem parte de outra ordem.
Cervos se alimentando de folhas.
A característica fisiológica dos ruminantes é o estômago longo e especializado que é dividido em câmaras que possuem função específica na digestão de vegetais.
O processo digestivo inicia-se com a captura de vegetais com auxílio da língua desenvolvida desses animais. Uma vez que o vegetal é captado, ele é pouco mastigado e é engolido para a primeira câmara do estômago:
1ª Câmara: Chamada de Rúmen ou Pança
É o maior dos compartimentos, é o local onde está presente toda a microbiota especializada na quebra de celulose presente nos vegetais. Esses microorganismos, geralmente bactérias e protozoários, liberam uma enzima chamada celulase que tem como função quebrar a molécula de celulose em moléculas menores de carboidratos. Após passar pelo Rúmen, o alimento é enviado para a segunda câmara.
2ª Câmara: Retículo ou Barrete
Local em que o alimento entra em contato com uma mucosa espessa presente na câmara, a mistura dessa mucosa com o vegetal forma um bolo de comida que retorna então para a cavidade oral do animal para ser ruminado (mastigado).
É por isso que é muito comum ver um ruminante, boi ou vaca, por exemplo, mastigando sempre. Após ruminar o bolo alimentar, ele é novamente deglutido e enviado para a terceira câmara.
3ª Câmara: Omaso ou Folhoso
Câmara de parede muscular densa e local onde ocorre a reabsorção de água do bolo alimentar. Após a água ser reabsorvida, o bolo alimentar, agora seco, vai para a quarta e última câmara.
4ª Câmara: Abomaso, Coagulador ou Coalheira
Espaço considerado o estômago verdadeiro, já que é onde ocorre o processo de digestão química encontrada nos estômagos de organismos não ruminantes. É no abomaso que o bolo alimentar vai ser digerido pelas enzimas digestivas.
Exemplo do estômago dos ruminantes e suas quatro câmaras. O alimento chega aos compartimentos pelo esôfago.
Classificação dos Herbívoros
Os animais herbívoros podem ainda ser classificados quanto ao tipo de alimento que consomem, ou seja, qual a parte do vegetal eles possuem preferência. Dessa forma, os herbívoros podem ser:
-
Folívoros: Se alimentam de folhas. Exemplo: coelho.
-
Frugívoros: Se alimentam de frutas. Exemplos: tucano, morcego e gambá.
-
Granívoros: Se alimentam de sementes de plantas e grãos. Exemplos: galinha e arara.
-
Nectarívoros: Se alimentam do néctar das plantas. Exemplos: abelhas e borboletas.
-
Polinívoros: Se alimentam do pólen das flores. Exemplos: aranha e alguns morcegos de pequeno porte.