As folhas são órgãos e, por isso, apresentam tecidos diferentes com funções específicas. Através de um corte histológico em uma folha é possível analisar microscopicamente cada estrutura presente:
Epiderme
Composta geralmente por uma camada única de células que oferecem função de revestimento e proteção dos demais tecidos. Possui geralmente uma fina camada chamada de cutícula que possui função impermeabilizante, evitando a perda excessiva de água.
Algumas plantas chamadas xerófitas, que vivem em ambiente semiárido, apresentam cutícula espessa e epiderme formada por várias camadas de células para evitar a perda de água.
A epiderme está nos dois lados da folha. A epiderme superior é chamada de epiderme adaxial e a epiderme inferior é chamada de epiderme abaxial. Esta última apresenta estruturas especializadas chamadas estômatos, que se assemelham a dois feijões que podem se fechar e se abrir permitindo assim as trocas gasosas entre o vegetal e o meio. As células guardas são aquelas localizadas próximas aos estômatos.
Mesófilo
Localizado abaixo da epiderme, essa região é composta por células parenquimáticas que geralmente são responsáveis pelo preenchimento de órgãos vegetais. Nesse caso, as células do mesófilo possuem elevada concentração de cloroplastos, sendo chamadas também de clorênquima, e sua função é justamente produzir, através da fotossíntese, a matéria orgânica utilizada pelo vegetal nos seus diversos processos metabólicos.
O mesófilo pode ser dividido em duas camadas. A camada mais próxima da epiderme superior é composta por células alongadas e justapostas e é chamada de parênquima paliçádico.
Abaixo do parênquima paliçádico e mais próximo da epiderme inferior há uma camada de células mais arredondadas e separadas uma das outras chamada parênquima lacunoso. Ambas as camadas possuem função de realizar a fotossíntese.
Feixes Vasculares
Compostos pelos tecidos condutores que compõem as nervuras das folhas formando os desenhos da estrutura foliar.
O xilema se localiza no centro da folha e está voltado para a parte superior da folha. É responsável pela condução de seiva bruta ou inorgânica que é composta por sais minerais e água que são absorvidos pela raiz e então transportados para as folhas.
Voltado para a parte inferior da folha está o floema, responsável pela condução de seiva elaborada ou seiva orgânica. A seiva elaborada carrega os produtos orgânicos produzidos na fotossíntese no sentido das folhas, onde são produzidos, para o restante do vegetal.
Os feixes vasculares se sustentam em fibras esclerenquimáticas que compõem o esclerênquima, tecido resistente que dá suporte e sustentação aos demais tecidos.
Estruturas internas da folha.
A disposição das nervuras nas folhas é um dos fatores característicos que diferencia as monocotiledôneas das dicotiledôneas.
- Monocotiledôneas: Possuem nervuras dispostas de formas paralela. A folha que apresenta esse tipo de nervura é chamada de paralelinérveas.
- Dicotiledôneas: As nervuras partem de um ponto e vão se ramificando em feixes menores. As folhas com essa disposição são chamadas de peninérveas ou reticuladas.