A principal interação existente em um ecossistema é a interação consumidor-recurso.
Dentro dessa categoria, se agrupa as relações de predador-presa, herbívoro-planta e parasita-hospedeiro. Esse tipo de interação organiza as comunidades biológicas em cadeias alimentares, que esquematiza o fluxo de energia ao longo de todo o ecossistema.
Esse tipo de relação é caracterizado pelo aumento do número de consumidores, em contrapartida da diminuição do número da população de recursos.
Embora seja a relação ecológica mais fundamental entre as espécies, outras relações adicionais também podem ser estabelecidas.
Embora apenas as relações que apresentam um impacto direto em uma determinada espécie são, geralmente, analisadas, é importante estabelecer que as relações ecológicas presentes em um ecossistema podem apresentar consequências indiretas para os demais organismos vivos.
O aumento do número de ruminantes em uma pastagem, por exemplo, pode comprometer a quantidade de vegetação (herbivoria). Isso pode gerar impacto negativo na sobrevivência de outros herbívoros, como insetos e pequenos animais.
Com relação aos participantes, as interações podem ser classificadas em:
-
Intraespecíficas: também chamadas de homotípicas, são as relações estabelecidas entre indivíduos da mesma espécie;
-
Interespecíficas: também chamadas de heterotípicas, são as relações estabelecidas entre indivíduos de espécies diferentes.
Com relação ao caráter, as relações podem ser classificadas em:
-
Relações Harmônicas: relações que em que pelo menos um dos participantes é beneficiado, enquanto o outro não é prejudicado;
-
Relações Desarmônicas: relações em que pelo menos um indivíduo é prejudicado;
Como as relações podem apresentar diferentes impactos com relação a cada um dos seus participantes, uma maneira de classificar o caráter da relação entre os indivíduos é atribuindo um sinal de positivo (+) quando a relação gera um benefício para o indivíduo, negativo (-) quando gera um prejuízo para outro indivíduo, ou ainda zero (0) quando não apresenta nem prejuízo nem benefício para o participante.
Dessa forma, uma relação como a de comensalismo, em que um indivíduo se beneficia do outro sem causar prejuízos ou benefícios, é representada como +/0. Uma relação de herbivoria, como a de capim e búfalos, é representada como -/+.