Info Icon Ajuda Help Icon Ajuda
Geografia

Inverno

Giulia Giacomini Kiefer
Publicado por Giulia Giacomini Kiefer
Última atualização: 24/4/2019

Introdução

O inverno é uma das quatro estações do ano, antecedendo a primavera e sucedendo o outono. Por conta do solstício de inverno, a estação tem início aproximadamente dia 21 de junho no hemisfério norte e dia 21 de dezembro no hemisfério sul, com uma duração de aproximadamente três meses. 

Características do inverno

A principal característica do inverno é que a estação possui as médias de temperaturas mais baixas entre todas as estações do ano. Outra característica importante é que, em comparação com as outras estações, o inverno recebe a menor quantidade de luz solar, ou seja, possui os dias mais curtos e as noites mais longas em todo o ano. 

São poucas as espécies de animais e plantas que são adaptadas a viverem em um clima tão frio. Por isso, é comum que os animais migrem para lugares mais quentes e que as plantas percam suas folhas.

Os níveis de precipitação nessa estação dependem da zona climática em que ocorrem.

Tempestade de neve em cidade européia.

Por que o inverno é assim?

O principal fator responsável pelas diferenças entre estações é o movimento de translação. O movimento, que dura aproximadamente um ano, é dado através de uma trajetória elíptica da Terra em torno do Sol. 

O solstício de inverno, dia em que marca o início da estação, ocorre quando há menor incidência de luz solar em um hemisfério, por conta deste movimento. 

O eixo de inclinação da Terra, que é de aproximadamente 23º, também é influente na diferença entre estações. A principal consequência dessa inclinação é a ocorrência de diferentes estações do ano simultaneamente nos diferentes hemisférios. Por exemplo, se é inverno no hemisfério sul, no hemisfério norte será verão, e vice-versa. 

Diferenças do inverno nas diferentes latitudes

A manifestação de uma mesma estação pode ser diferente dependendo da região do globo. Isso ocorre devido a diferentes dinâmicas climáticas, determinadas por zonas de baixa ou alta latitude.

No mapa acima podemos ver a localização do hemisfério norte, destacado em branco, e a localização do hemisfério sul, destacado em amarelo. A maioria do hemisfério norte possui clima temperado, enquanto que a maior parte do hemisfério sul está localizada em uma zona de climas tropicais e subtropicais.

Inverno em zonas de alta latitude

É característico das zonas de alta latitude terem estações do ano mais delimitadas e características

Assumindo que a maioria dos países no hemisfério norte está localizada em zonas climáticas temperadas, é possível afirmar que neste hemisfério os invernos são geralmente mais rigorosos e longos (durante toda a estação). 

As temperaturas frequentemente estão próximas ou abaixo de zero. Por conta disto, os níveis de precipitação são altos: a neve também é um tipo de precipitação.

Casa soterrada pela neve após tempestade de neve. Em climas temperados, onde os invernos costumam ser rigorosos, a neve costuma dificultar o cotidiano das pessoas. Alguns dos problemas enfrentados são: congelamento da água no encanamento das casas, carros soterrados e/ou cujos motores não ligam, entre outros. Além disso, as ruas ficam mais escorregadias do que o normal, gerando riscos de quedas e machucados.

Inverno em zonas de baixa latitude

Por conta da dinâmica climática diferente, o inverno nas baixas latitudes não costumam ser tão rigorosos. Mesmo assim, ainda é a estação que apresenta as temperaturas médias mais baixas em todo ano. 

Nessas zonas, as estações do ano são apenas duas: “estação seca” e “estação de chuvas” - os nomes são auto explicativos. Então, o inverno, junto com o outono, entram no período seco, em que os índices pluviométricos são baixíssimos.


Exercícios

Exercício 1
(BOMBINHAS-SC/2018)

Pessoas morreram em consequência da tempestade que atingiu o _____________________________, provocando nevascas, intensas chuvas e fortes ventos e levou ao cancelamento de milhares de voos e de partidas de trens. 

O fato narrado faz referência a uma forte tempestade de inverno, ocorrida em 2018, que afetou um dos principais países do mundo. Marque a opção que completa corretamente a lacuna acima.

Ilustração: Rapaz corpulento de camiseta, short e tênis acenando

Inscreva-se abaixo e receba novidades sobre o Enem, Sisu, Prouni e Fies:

Carregando...