O Reino Plantae, também chamado de Metaphyta, é composto por todos os organismos conhecidos como plantas ou vegetais. Estima-se que seja o primeiro grupo de habitantes pluricelulares a colonizar o ambiente terrestre.
📚 Você vai prestar o Enem? Estude de graça com o Plano de Estudo Enem De Boa 📚
Como são classificados os vegetais?
Atualmente, classifica-se um indivíduo como vegetal se ele for:
- eucarionte;
- fotossintetizante - contendo as clorofilas a e b em suas estruturas especializadas em fotossíntese (cloroplastos), que armazenam seus produtos fotossintéticos na forma de amido;
- com células revestidas de parede celular a base de celulose;
- com estruturas celulares como os vacúolos e plastos.
O reino vegetal também tem como característica ser monofilético. Isto é, todos os seus integrantes descendem de um ancestral comum, segundo a teoria evolutiva aceita atualmente.
As plantas estão presentes em praticamente todos os biomas terrestres e possuem importante papel ecológico através da fotossíntese. Utilizam a energia luminosa para gerar matéria orgânica, como carboidratos, que são armazenadas no próprio vegetal.
Essa matéria orgânica é consumida por outros seres vivos. Portanto, os vegetais são chamados de produtores e considerados a base da cadeia alimentar de qualquer ecossistema.
Além disso, a fotossíntese absorve o gás carbônico ambiental para utilizar na produção de matéria orgânica. Assim, gera subprodutos como oxigênio que, em um primeiro momento, não é utilizado pelo vegetal e pode ser liberado para o meio externo.
Desse modo, contribui para a manutenção da atmosfera terrestre, o que permite a sobrevivência de organismos aeróbicos.
Como os vegetais são estruturados?
As plantas possuem estruturas com funções específicas para garantir sua permanência nos mais variados ambientes. Sendo, predominantemente, organismos imóveis, precisam de estruturas especializadas que garantam a sua sobrevivência nas variadas condições adversas existentes.
Estruturas primitivas
De acordo com a evolução, as briófitas são os organismos mais primitivos do Reino Plantae. Os representantes desse grupo não apresentam tecidos verdadeiros nem as estruturas características dos vegetais.
Os musgos apresentam rizóides ao invés de raízes, caulóide ao invés de caule e filóides ao invés de folhas. Supõe-se que as estruturas especializadas apareceram a partir dessas estruturas iniciais presentes nas briófitas.
Estruturas derivadas
Os demais grupos vegetais, como as pteridófitas, gimnospermas e angiospermas, apresentam em sua estrutura:
- Raiz: localizada geralmente no interior do solo. Possui como função principal a absorção de água e nutrientes presentes no solo, para serem utilizados na fotossíntese e nos demais processos metabólicos do vegetal;
- Caule: possui função estrutural e de suporte, dando resistência ao vegetal. Dependendo do vegetal, o caule pode sofrer alguma variação, sendo maior, ramificado etc. Outra função do caule é promover integração entre a raiz e as extremidades superiores do vegetal, onde estão presentes as folhas.
- Folhas: órgãos localizados nas extremidades do caule. Juntos, formam a parte aérea do vegetal (geralmente acima do solo). A função das folhas é promover as trocas gasosas entre o vegetal e o meio externo e, principalmente, realizar a fotossíntese;
- Flores: presentes apenas nas angiospermas, são as estruturas reprodutivas do vegetal. Contém os órgãos reprodutores e os gametas que, quando fecundados, formam as sementes. Algumas flores apresentam estruturas especializadas para atrair polinizadores, que irão promover o encontro entre o gameta masculino e o feminino e, assim, gerar o embrião;
- Frutos: também presentes apenas em angiospermas, os frutos descendem das flores em que houve a fecundação (encontro dos gametas), gerando as sementes e a diferenciação do ovário. Os frutos podem apresentar estruturas e características distintas de uma planta para outra, mas a função é sempre a de proteger as sementes e promover a sua dispersão.
Quais são os grupos que compõem o Reino Plantae?