Os caules podem ser classificados, primeiramente, quanto à posição em que ocupa no ambiente. Dentro dessa classificação, podem, ainda, serem subdivididos quanto ao formato que apresentam.
Quanto à posição, podem ser classificados em: aéreos, subterrâneos e aquáticos.
Caules Aéreos
São aqueles que estão acima do solo, unidos a este pela raiz, e que crescem de forma vertical. Podem ser divididos em eretos, trepadores e rastejantes.
Dentro do grupo dos caules eretos, podem, ainda, serem classificados quanto ao formato:
-
Tronco: são robustos, lenhosos e bem desenvolvidos na parte inferior, dando suporte e sustentação para as demais estruturas aéreas. Na parte superior há a presença de ramificações, que formam os galhos. São os caules das árvores e arbustos.
-
Estipe: caule cilíndrico e não ramificado, com tufos de folhas saindo do ápice. É o caule encontrado em palmeiras e coqueiros.
-
Colmos: caules cilíndricos e não ramificados, assim como os estipes, mas neste há marcações dividindo o caule em gomos. É o tipo de caule do bambu e da cana-de-açúcar. Essas linhas divisórias entre os gomos são os nós de onde saem as folhas.
-
Haste: caule fino, verde e flexível. São encontrados nas ervas e hortaliças, como a couve.
-
Cladódio: caule presente nos cactos. Possuem a capacidade de realizar a fotossíntese, pois as folhas do cacto são diferenciadas na forma de espinhos, impossibilitando a realização da fotossíntese por elas.
Exemplo de caule aéreo do tipo tronco.
Exemplo de caule aéreo do tipo estipe.
Exemplo de caule aéreo do tipo colmos.
Exemplo de caule aéreo do tipo haste.
Exemplo de caule aéreo do tipo cladódio.
Os caules trepadores são aqueles especializados em se fixarem em estruturas e componentes inclinados ou verticais. Podem ser subdivididos em:
-
Sarmentoso: caule que se fixa e agarra em estruturas durante seu desenvolvimento, para adquirir suporte para seu crescimento. Possuem estruturas especializadas em fixação e suporte, chamadas de gavinhas, que são semelhantes a fios encaracolados. Um exemplo de caule sarmentoso é o encontrado nas plantas de chuchus e videiras.
-
Volúvel: caule trepador, fino e longo que se enrola ao redor da superfície em que irá se fixar. Possui crescimento espiralado, como o caule das flores trepadeiras.
A videira é um exemplo de planta com caule trepador sarmentoso.
Os caules rastejantes crescem paralelos ao solo e se espalhando pela superfície. Possuem apenas uma subdivisão.
-
Estolho: também chamado de estolão. Cresce paralelamente ao solo, com a presença de gemas meristemáticas em pontos específicos para a formação de folhas e raízes, que podem ser utilizadas como enxerto, gerando um novo indivíduo. É encontrado nas plantas de morango, melancias e abóboras.
Plantação de Abóbora.
Caules Subterrâneos
Caules que se desenvolvem abaixo da superfície terrestre. Podem ser subdivididos em:
-
Rizoma: cresce abaixo da raiz e se diferencia dela pela presença de gemas laterais. É o tipo de caule encontrado nas samambaias e demais pteridófitas. A bananeira também possui esse tipo de caule, pois a parte aérea da bananeira são as folhas de um ramo do caule que crescem para fora da terra.
-
Tubérculo: esse tipo de caule, que descende dos rizomas, apresenta estruturas de armazenamento chamadas parênquimas de reserva. Fazem com que o vegetal possa armazenar substâncias nutritivas, como amido, em seu interior. A batata inglesa possui esse tipo de caule.
-
Bulbo: caule pequeno e arredondado de onde saem folhas sobrepostas e suculentas. A cebola e o alho apresentam esse tipo de caule.
-
Xilopódio: caule que consegue absorver e armazenar água e sais minerais, ficando mais espesso. Está presente em plantas do cerrado, onde o acúmulo de água permite a sobrevivência do vegetal em períodos de seca, além de atuar na renovação das espécies em casos de queimada.
Plantação de batata, um exemplo de tubérculo.
Caules Aquáticos
São encontrados em plantas que ficam submersas. São clorofilados, podendo desempenhar fotossíntese. São adaptados para a vida aquática, possuindo parênquima capaz de armazenar ar, chamado de parênquima aerífero. Esse tipo de caule permite a respiração do vegetal e flutuação desse vegetal dentro da água.
Algas.