Os desertos são cenários de muitos filmes e até de passagens bíblicas. Esses biomas são conhecidos por serem regiões extremamente áridas, com baixo índice pluviométrico.
Embora apresentem grande amplitude térmica e escassez de água, os desertos são o habitat natural de muitos animais. Apesar de vir do latim desertu, que significa desabitado, solitário e vazio, podemos encontrar, além de fauna, flora e também algumas cidades fazendo parte do cenário dos desertos.
O clima nos desertos é predominantemente seco. Os índices pluviométricos não ultrapassam os 500 mm ao ano, sendo que, em alguns lugares, não chegam a alcançar 250 mm anuais.
São registradas grandes amplitudes térmicas. Os dias são quentes enquanto as noites tendem a ser mais frescas. Isso ocorre especialmente em desertos chamados “frios”, que costumam ficar em latitudes médias. Os desertos “quentes” ficam em regiões tropicais e a amplitude térmica varia menos do que nos desertos frios.
Os desertos são arenosos, pedregosos ou rochosos. Quando há chuvas, mesmo que poucas e irregulares, seus solos são cobertos por uma vegetação rasteira, do tipo xerófilas, que estão adaptadas à escassez de água.
Os solos dos desertos são constituídos principalmente a partir de processos de erosão eólica, sendo a areia seu principal componente.
A fauna é composta, principalmente, por répteis, insetos e roedores. No período de chuvas, apresenta vegetação rasteira e adaptada a pouca perda de água.
Considere as afirmativas, o mapa, o gráfico e a imagem das casas semissoterradas, na China, para responder à questão.
Está correto o que se afirma em