Info Icon Ajuda Help Icon Ajuda
Geografia

Desertos

Gabriela Costa Costa
Publicado por Gabriela Costa Costa
Última atualização: 2/10/2019

Introdução

Os desertos são cenários de muitos filmes e até de passagens bíblicas. Esses biomas são conhecidos por serem regiões extremamente áridas, com baixo índice pluviométrico.

Embora apresentem grande amplitude térmicaescassez de água, os desertos são o habitat natural de muitos animais. Apesar de vir do latim desertu, que significa desabitado, solitário e vazio, podemos encontrar, além de fauna, flora e também algumas cidades fazendo parte do cenário dos desertos.

Clima

O clima nos desertos é predominantemente seco. Os índices pluviométricos não ultrapassam os 500 mm ao ano, sendo que, em alguns lugares, não chegam a alcançar 250 mm anuais.

São registradas grandes amplitudes térmicas. Os dias são quentes enquanto as noites tendem a ser mais frescas. Isso ocorre especialmente em desertos chamados “frios”, que costumam ficar em latitudes médias. Os desertos “quentes” ficam em regiões tropicais e a amplitude térmica varia menos do que nos desertos frios.

Solos

Os desertos são arenosospedregosos ou rochosos. Quando há chuvas, mesmo que poucas e irregulares, seus solos são cobertos por uma vegetação rasteira, do tipo xerófilas, que estão adaptadas à escassez de água.

Os solos dos desertos são constituídos principalmente a partir de processos de erosão eólica, sendo a areia seu principal componente.

Flora e Fauna

A fauna é composta, principalmente, por répteis, insetos e roedores. No período de chuvas, apresenta vegetação rasteira e adaptada a pouca perda de água.


Exercícios

Exercício 1
(FUVEST/2012)

Considere as afirmativas, o mapa, o gráfico e a imagem das casas semissoterradas, na China, para responder à questão.

  • Tempestades de areia que têm atingido Pequim nos últimos anos relacionam-se a ventos que sopram do deserto de Gobi em direção a essa cidade.
  • A baixa pressão atmosférica predominante sobre o deserto de Gobi é responsável pela formação de ventos fortes nessa região.
  • A diminuição de índices de precipitação atmosférica na região de Pequim e o avanço de terras cobertas por areia são indícios de um processo de desertificação.
  • A grande região desértica asiática, da qual faz parte o deserto de Gobi, liga-se à macrorregião formada pelos desertos do Saara e da Arábia.
  • Está correto o que se afirma em

    Ilustração: Rapaz corpulento de camiseta, short e tênis acenando

    Inscreva-se abaixo e receba novidades sobre o Enem, Sisu, Prouni e Fies:

    Carregando...