Também conhecida como população relativa, a densidade demográfica é um termo muito utilizado na demografia, que relaciona o número de habitantes e a área do território, ou seja, quantas pessoas vivem em determinada área.
📚 Você vai prestar o Enem 2020? Estude de graça com o Plano de Estudo Enem De Boa 📚
Geralmente, a densidade demográfica é expressa em habitantes por quilômetro quadrado ou habitantes por hectare, e é calculada da seguinte forma:
$$ DD = {PT \over A} $$
- DD é a densidade demográfica;
- PT é a população total da região estudada;
- A é a área da região estudada.
Por meio da densidade demográfica, é possível saber se uma área é muito ou pouco povoada. Uma área é considerada superpovoada quando as necessidades da população excedem ou ameaçam a capacidade de suporte do meio ambiente, como a disponibilidade de recursos naturais ou a capacidade da infraestrutura instalada, por exemplo.
O estudo da densidade demográfica é fundamental para o processo de planejamento urbano e regional.
Uma densidade demográfica ideal deve estar estritamente ligada a fatores como:
- a forma de ocupação do solo;
- a relação entre área ocupada e área verde das edificações;
- a qualidade e oferta de infraestrutura (sejam para grandes empreendimentos habitacionais privados ou mega ocupações informais).
Dessa forma, não existe uma fórmula precisa que forneça a densidade ideal de uma área. Uma série de aspectos devem ser analisados conjuntamente com a densidade demográfica, para promover um habitar de qualidade para a população.
🎓 Você ainda não sabe qual curso fazer? Tire suas dúvidas com o Teste Vocacional Grátis do Quero Bolsa 🎓