Info Icon Ajuda Help Icon Ajuda
Geografia

População Brasileira

Gabriela Costa Costa
Publicado por Gabriela Costa Costa
Última atualização: 9/8/2019

Introdução

Introdução

Brasil é o sexto país mais populoso do mundo, tendo perdido seu posto de 5° país mais populoso para o Paquistão, no ano de 2017.

O país somava, em 2017, 207.834.000 de habitantes. Essa população é distribuída de maneira distinta nos 26 estados e no distrito federal.

Além da distribuição heterogênea pelo país, essa população possui outras características e podemos analisá-las por meio da estrutura por idadepor sexopor renda e por composição étnica.

Crescimento

A taxa de crescimento demográfico do Brasil está em declínio. Isso ocorre devido à redução da taxa de fecundidade (número de filhos gerados por cada mulher). Essa redução é fruto do planejamento familiar, que controla o número de filhos gerados em uma família.

população brasileira, entre 1960 e 1990, viveu um período de expressivo crescimento. As altas taxas de natalidade (número de nascimentos) caracterizavam o país como “país jovem”, o que não se mostra mais um fato.

expectativa de vida da população brasileira aumentou devido a melhoria nas condições de saúde, saneamento e educação, que foram impulsionadas pela urbanização. A pirâmide etária, portanto, da população brasileira, inverteu-se, de modo que sua base diminuiu, e seu ápice alongou-se.

Distribuição da população

Em função das atividades econômicas desenvolvidas no país, ao longo dos anos e de acordo com a região, a distribuição da população é muito irregular.

Na região Nordeste, temos 34,2 indivíduos por quilômetro quadrado, enquanto que no Sudeste temos 87 habitantes por quilômetro quadrado. No Norte, 4,1 habitantes por quilômetro quadrado. No Sul, 47,5 habitantes por quilômetro quadrado e no Centro-Oeste, 8,7 habitantes por quilômetro quadrado.

Estrutura Populacional

estrutura da população brasileira, quando representada pela pirâmide etária, mostra sua base larga composta por jovens, pessoas de 0 e 19 anos, correspondente a aproximadamente 40% da população brasileira

O corpo afunilado da pirâmide corresponde aos adultos, pessoas entre 20 e 59 anos, representando cerca de 51% da população. O ápice da pirâmide corresponde às pessoas com idade superior a 59 anos, correspondendo a 9% da população.

Houve, nos últimos anos, mudanças na estrutura etária brasileira devido à queda das taxas de mortalidade e de natalidade e da elevação de expectativa de vida. Hoje, cerca de 50% das pessoas compõem o PEA (População economicamente ativa).

Referências

FREITAS, Eduardo de. "Estrutura da população brasileira"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/brasil/estrutura-populacao-brasileira.htm. 

https://www.ibge.gov.br/estatisticas/sociais/populacao.html 

https://www.ibge.gov.br/apps/populacao/projecao/ 

https://oglobo.globo.com/sociedade/brasil-ultrapassado-pelo-paquistao-cai-para-6-no-ranking-de-paises-mais-populosos-do-mundo-23742238 


Exercícios

Exercício 1
(ENEM/2013)

O processo registrado no gráfico gerou a seguinte consequência demográfica:

Ilustração: Rapaz corpulento de camiseta, short e tênis acenando

Inscreva-se abaixo e receba novidades sobre o Enem, Sisu, Prouni e Fies:

Carregando...