Info Icon Ajuda Help Icon Ajuda
Geografia

Terra

Natália Cruz
Publicado por Natália Cruz
Última atualização: 11/3/2019

Introdução

Planeta Terra é um dos oito planetas que fazem parte do Sistema Solar. É o único dos planetas que, atualmente, apresenta condições para o surgimento e desenvolvimento da vida de microorganismos, plantas e animais.

A composição da biosfera e da superfície terrestre proporcionou as condições ideais para o surgimento e desenvolvimento da vida no planeta.

A Terra possui um único satélite natural, a Lua, que descreve sua órbita em torno da Terra. A atração existente entre a Terra e seu satélite natural é a responsável por explicar a existência e efeito das marés nos oceanos e mares.

Rotação e Translação

A Terra realiza dois movimentos, um em torno do eu próprio eixo e outro em torno do sol. Os movimentos são chamados respectivamente de rotação e translação.

  • Rotação: movimento que a Terra realiza em torno de seu próprio eixo, da direção oeste para a leste. O movimento de translação dura aproximadamente 23 horas e 56 minutos, tempo que corresponde a um dia. O movimento de rotação é o responsável pela existência dos dias e das noites.
  • Translação: é o nome do movimento que a Terra faz ao girar em torno do Sol. O movimento de translação dura 365 dias e 6 horas. Por isso, a cada quatro anos temos o ano bissexto, com 366 dias. O movimento de translação é o responsável pela existência das quatro estações do ano. Os climas são definidos a partir da incidência da luz solar na Terra.

Formação

A explicação mais aceita pela comunidade científica para a formação da Terra é a baseada no evolucionismo. A teoria afirma que, há aproximadamente 13 bilhões de anos, aconteceu uma potente explosão, o Big Bang, que originou a matéria utilizada para a formação do universo.

No período entre 4,5 e 4,6 milhões de anos, a colisão entre grandes partículas sólidas - os embriões planetários - e outras partículas menores e poeira cósmica teria formado a estrutura do planeta Terra.

Depois da formação da estrutura terrestre, o planeta passou por um longo período de aquecimento, no qual ocorreram diversas reações químicas que contribuíram para a formação de uma atmosfera primitiva que possibilitou o surgimento da vida.

Composição e Camadas

A superfície terrestre é composta, basicamente, por nitrogênio na proporção de 78% e 21% de oxigênio. A água ocupa cerca de 70% do território, e por isso a Terra é também conhecida como planeta água e a cor azul é vista do espaço.

O planeta é composto por três camadas: a mais central é chamada de núcleo, em seguida o manto e a mais externa é chamada de crosta terrestre. Cada uma possui características muito próprias:

  • Núcleo: é a camada mais interna da Terra e também a mais quente. A parte mais externa do núcleo é formada por ferro e níquel na forma líquida, que podem atingir temperaturas que variam dos 3000ºC a 5000ºC. Além disso, tem uma extensão que vai de 2890 a aproximadamente 6378 Km.
  • Manto: o manto terrestre é a camada localizada entre o núcleo e a crosta terrestre. A profundidade do manto vai dos 30km aos 2890 km. É composto por partículas de ferro e magnésio.
  • Crosta: a crosta é a camada mais externa da Terra. Tem uma espessura que varia de 5 a 70 km. Essa camada da Terra é formada basicamente por basalto, silício, magnésio e granito, com a presença de rochas e outros minerais. A crosta, dentre as três camadas, é a que possui a menor temperatura. A estrutura da crosta é bastante fragmentada em algumas áreas, que se movimentam continuamente. A essas estruturas fragmentadas dá-se o nome de placas tectônicas.

Características Gerais

A Terra possui algumas características que a diferem de outros planetas. O conjunto de tais características foi essencial para o surgimento das primeiras células vivas e, posteriormente, para o desenvolvimento de corpos mais complexos. Dentre as características que merecem destaque estão:

  • Distância aproximada de 150 milhões de quilômetros do Sol.
  • 360 milhões de km² de oceano.
  • Divisão em quatro estações do ano, com temperaturas amenas e que permitem a sobrevivência de plantas e animais.

Exercícios

Exercício 1
(ENEM/2014)

Quando é meio-dia nos Estados Unidos, o Sol, todo mundo sabe, está se deitando na França. Bastaria ir à França num minuto para assistir ao pôr do sol.

(SAINT-EXUPÉRY, A. O Pequeno Príncipe. Rio de Janeiro: Agir, 1996)

Ilustração: Rapaz corpulento de camiseta, short e tênis acenando

Inscreva-se abaixo e receba novidades sobre o Enem, Sisu, Prouni e Fies:

Carregando...