Para a física, o trabalho é uma medida da energia transferida por uma força a um corpo durante um deslocamento. O valor do trabalho realizado por uma força é dado por:
$$ W = F \cdot d \cdot cos \theta $$
Em que \( F \) é o módulo da força (em newtons), \( d \) o módulo do deslocamento (em metros) e \( \theta \) o ângulo entre a força e o deslocamento.
Força F realizando trabalho sobre um bloco que se desloca na horizontal
O trabalho é uma grandeza escalar, pois é um produto escalar entre o vetor força e o vetor deslocamento \( W = \vec{F} \cdot \vec{d} \).
A unidade do trabalho no Sistema Internacional é o joule (J), a mesma unidade da energia. Pela análise dimensional da fórmula do trabalho, percebe-se:
$$ 1 \ J = 1 \ N \cdot m = 1 \ \frac{kg \ m^{2}}{s^{2}} $$
A componente \( cos \theta \) na fórmula do trabalho significa, basicamente, que somente a componente da força que está na mesma direção do deslocamento realiza trabalho. Na figura apresentada, somente a componente horizontal da força F realiza trabalho sobre o bloco. Disso, pode-se obter alguns casos particulares:
Força no mesmo sentido do deslocamento
Nesse caso, estando na mesma direção, \( \theta = 0º \) e \( cos \theta = 1 \), assim:
$$ W = F \cdot d $$
Força em sentido contrário do deslocamento
Em sentidos contrários, \( \theta = 180º \) e \( cos \theta = -1 \), portanto:
$$ W = - F \cdot d $$
Um exemplo desse tipo de força é a força de atrito, que se opõe à tendência de deslocamento.
Força perpendicular ao deslocamento
Estando perpendicular, tem-se \( theta = 90º \) e, assim, \( cos \theta = 0 \). Com isso:
$$ W = 0 $$
Isso quer dizer que forças perpendiculares ao deslocamento não realizam trabalho! Exemplos disso são a tração em um pêndulo simples, ou a força normal em um plano inclinado.
Além disso, o trabalho também é nulo caso não haja deslocamento, ou seja, se o corpo que sofre a ação das forças estiver parado. O exemplo básico é um bloco em repouso sobre uma superfície horizontal: tanto a força peso quanto a força normal não realizam trabalho, pois o bloco não se move.