Ciclo da água
O ciclo da água é um ciclo bastante simples. A água líquida proveniente de rios, lagos, oceanos e geleiras, sofre evaporação e forma vapor d'água.
Nas regiões altas da atmosfera, as baixas temperaturas fazem com que o vapor de água se condense, o que origina as nuvens. Pode ocorrer também a solidificação desse vapor que formam pedras de gelo ou mesmo neve.
Depois de ocorrida a condensação do vapor d'água, as nuvens que se formaram se precipitam e devolvem a superfície terrestre a água em forma líquida, ou em chuva de granizo ou em neve.
Além das etapas naturais do ciclo da água é possível considerar também algumas etapas a mais devido a participação dos seres vivos a partir do consumo da água, e de outros processos que a envolvem como a respiração e da decomposição.
Dentro dos seres vivos, a água é utilizada em processos de síntese das substâncias orgânicas, além de atuar como reagente ou solvente de diversas reações químicas celulares.
Ciclo do Fósforo
O Ciclo do fósforo é responsável pela atuação do elemento fósforo na natureza. Esse elemento é encontrado principalmente na forma de fosfato. Sua obtenção se dá através da degradação de minerais.
É a partir da absorção do fósforo que os vegetais conseguem sintetizar compostos orgânicos complexos, podendo assim repassá-los aos outros componentes bióticos pelo fluxo da matéria e da energia.
Quando os agentes decompositores atuam em animais e plantas mortas, os detritos orgânicos voltam ao solo. Esse processo também ocorre a partir das excreções dos organismos vivos.
Aos poucos, o fosfato é drenado para o mar e passa por processos de sedimentação sendo incorporado novamente as rochas. Assim, o fósforo poderá retornar ao ecossistema terrestre a partir de processos geológicos, como o rebaixamento do nível das águas.
Ilustração representando um dos ciclos da água, levando em consideração a transpiração e evaporação dos rios, formação de nuvens e chuvas como componentes do ciclo.