A redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é um motivo de preocupação para os estudantes. Isso porque essa parte da prova, que equivale a 1.000 pontos, pode ser o diferencial para entrar numa faculdade.
Nos últimos anos foram abordados os seguintes temas:
Enem 2024: Desafios para a valorização da herança africana no Brasil;
Enem 2023: Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil;
Enem 2022: Os desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil;
Enem 2021: Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil;
Enem 2020: O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira;
Enem 2019: Democratização do acesso ao cinema no Brasil;
Enem 2018: Manipulação do comportamento de usuário pelo controle de dados na internet;
Enem 2017: Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil;
Enem 2016: Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil;
Enem 2015: A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira;
Enem 2014: Publicidade infantil em questão no Brasil;
Enem 2013: Os efeitos da implantação da Lei Seca no Brasil;
Enem 2012: O movimento imigratório para o Brasil no Século XXI;
Enem 2011: Viver em rede no século XXI: os limites entre o público e o privado;
Enem 2010: O trabalho na construção da dignidade humana.
O tema daredação do Enemsó é divulgado durante o 1º dia de aplicação da prova, ou seja: ainda não dá para saber qual será o próximo tema. Porém, já é possível fazer apostas de assuntos relevantes para a prova.
“O candidato atento às notícias e às polêmicas que clamam por uma solução, não terá dificuldades, qualquer que seja o tema”, afirma a professora do Colégio Oficina do Estudante Campinas, Danieli Ferreira.
Estudar possíveis temas para a prova de redação do Enem é uma boa forma de se preparar para a prova, pois, assim, o aluno adquire repertório em diversas áreas do conhecimento. Além disso, o estudante treina mais e, por consequência, tem um resultado melhor no exame.
“A escolha da temática a ser trabalhada passa por perspectivas políticas, sociais, científicas e culturais do contexto brasileiro”, explica a professora Danieli.
A lista de temas abaixo foi elaborada pela Coordenadora de Linguagens do Curso Anglo, Daniela Toffoli, e a professora do Colégio Oficina do Estudante Campinas, Danieli Ferreira. A ideia é acompanhar as tendências para a prova de redação.
A coordenadora Daniela acredita que esse tema pode cair no Enem porque casos de exploração sexual de crianças e jovens têm sido bastante noticiados. Um exemplo disso é o líder religioso da igreja Lagoinha que foi preso em junho de 2024, suspeito de abusar de adolescentes.
É importante destacar que a violência infantil envolve diversas outras questões. Daniela aponta algumas: negligência e abandono, tortura, trabalho infantil, violência física e psicológica, bullying e cyberbullying, etc.
Após as eleições de 2022, o tema de mulheres na política ganhou ainda mais visibilidade. Isso porque, apesar dos avanços, a participação feminina nesse setor ainda é pequena, se comparada a dos homens. Na última eleição, 91 mulheres foram eleitas a deputadas federais, o que representa 17,7% do total de 513 parlamentares.
Esses dados mostram a importância de debater sobre representatividade, democracia, participação política e cidadania. Como o Enem trata de questões sociais e políticas, o tema é uma boa aposta para a prova.
Agência Brasil/Marcelo CamargoSimone Tebet, que concorreu à presidência em 2022
Para a professora Daniela Toffoli, este tema deve ser dominado pelos alunos. Isso porque, em 2023, o debate sobre o marco temporal, tese de que os povos indígenas só podem reivindicar terras onde já viviam em 1988, ganhou força.
“A temática vai ao encontro daquilo que prega o vestibular: defesa das minorias, garantia plena dos direitos humanos e exercício da cidadania”, comenta Daniela.
O racismo estrutural é um problema que atinge o Brasil há séculos. Acontecimentos contemporâneos mostram como a questão ainda afeta o país. Um exemplo disso é o preconceito contra o jogador de futebol Vini Jr. durante jogo do campeonato LaLiga.
Outro caso divulgado pela mídia em 2023 é o vídeo de duas influenciadoras dando macaco de pelúcia e banana de presente a duas crianças negras . Diante dessa situação, o tema do racismo estrutural tem grandes chances de ser cobrado na redação do Enem.
Com a popularização do ChatGPT, diversas questões foram levantadas pela sociedade. De que forma utilizar o recurso nas escolas e a possibilidade de substituição do trabalho humano pelas tecnologias são duas problemáticas debatidas.
“Vale reflexões envolvendo os prós e contras do uso dessas tecnologias, bem como as suas consequências para a sociedade”, explica a professora Daniela Toffoli. Para ela, as inteligências artificiais merecem um destaque especial na hora dos estudos.
No Brasil, o número de ataques em escolas apenas nos anos de 2022 e 2023 é maior do que o registrado nos 20 anos anteriores, de acordo com apuração da BBC News Brasil. Diante da gravidade da situação no país, o tema de segurança nas instituições de ensino pode ser cobrado no Enem.
Danieli Ferreira ainda destaca que o assunto engloba outros tópicos, como a medicalização da vida. “A escola e os pais, na tentativa de encaixar as crianças e os adolescentes nos padrões da sociedade, produzem problemas que serão tratados como demandas para os profissionais da saúde, os quais abusam do uso de medicamentos”, comenta.
Na esfera da saúde, a professora Danieli Ferreira sugere o tema “vacinação”. O assunto pode ser uma boa aposta, considerando como a pandemia de Covid-19 deu ênfase a importância de se vacinar.
“Os movimentos antivacinas ainda encontram eco e o Brasil enfrenta problemas com a baixa aderência às campanhas”, ressalta Danieli sobre a relevância de se falar sobre essa forma de prevenção.
O etarismo é uma forma de discriminação baseada na idade,que marginaliza e subestima as pessoas mais velhas.Essa atitude perpetua estereótipos negativos e limita oportunidades,impedindo a inclusão e valorização de suas contribuições.
A professora Danieli acredita que o assunto possa ser cobrado no Enem por conta do caso de Bauru (SP), quando uma mulher de 40 anos sofreu preconceito por ingressar no curso de Biomedicina. Colegas de sala alegaram que “ela era muito velha para a universidade”.
Apesar de assuntos relacionados à natureza já terem sido cobrados na prova, como em 2008, quando o tema foi “Como preservar a floresta Amazônica”, Danieli Ferreira acredita que novas abordagens sobre a preservação do meio ambiente podem ser dadas.
“É conveniente o aluno estar atento a todas as questões que envolvem esse assunto. Pode ser desde a questão do lixo, passando-se pela questão do controle do desmatamento e das mudanças climáticas”, comenta Danieli.
Demência digital é um termo usado para descrever o declínio cognitivo e funcional que ocorre devido ao uso excessivo ou dependência de tecnologia digital. Pessoas que sofrem de demência digital podem apresentar dificuldades de concentração, perda de memória, ansiedade, diminuição da interação social e dificuldades no desempenho de tarefas diárias.
Com as tecnologias cada vez mais presentes em todas as atividades humanas, a professora Danieli Ferreira aposta no tema de demência digital para o próximo Enem.
O trabalho análogo à escravidão refere-se a situações em que pessoas são submetidas a condições de trabalho degradantes, com restrição de liberdade, coerção e exploração. Geralmente, envolve trabalhadores submetidos a jornadas exaustivas, salários irrisórios, condições insalubres, violência física e psicológica, além da privação de direitos básicos.
Em 2023, o assunto ganhou evidência com os casos das vinícolas do sul do país, o que faz com que ele se torne uma boa aposta para redação do Enem.
Não encontramos bolsas de estudos para a cidade selecionada.
Guia de redação para o Enem
Confira o Guia Completo sobre a Redação do Enem. Veja dicas incríveis para você arrasar e conseguir uma boa nota nesta parte importante da prova. Tenha acesso aos critérios de avaliação, dicas de especialistas e exemplos nota 1000! Tudo gratuito para você!
O Plano de Estudos Enem De Boa vai te ajudar no dia a dia de preparação para o Enem. Para acessar os conteúdos, basta preencher o formulário e pronto! Você vai baixar o plano completo e receber dicas extras direto no seu e-mail! Vale lembrar que o material é totalmente gratuito.
Além do Enem, saiba que existem outras formas de entrar no curso e na faculdade que você sempre quis e ainda pagar mais barato? Pois é!
No site da Quero Bolsa você encontra bolsas de estudo de até 80% de desconto em inúmeros cursos, em milhares de faculdades espalhadas por todo o país. Para ver as ofertas, basta acessar o botão abaixo: