Exemplo 3 – Citação de dados: Em temas que envolvem saúde pública, como a importância da vacinação, é possível citar dados de organizações reconhecidas, como a Organização Mundial da Saúde (OMS): “De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a vacinação evita de 2 a 3 milhões de mortes por ano, sendo um dos avanços mais efetivos da medicina moderna.” Esse tipo de citação é útil para dar peso aos argumentos, especialmente quando o candidato deseja embasar o texto com informações técnicas ou científicas.
Exemplo 4 – Parafrasear ideias famosas: Se o candidato não se lembra exatamente de uma citação, pode parafrasear o conceito, o que ainda demonstra conhecimento e evita o risco de um erro literal. Por exemplo, ao tratar de justiça social, o estudante pode se basear no conceito de desigualdade econômica de Karl Marx: “A ideia de que as desigualdades econômicas geram impactos sociais e políticos significativos remete ao pensamento de Karl Marx, que apontava a luta de classes como central na história.” A parafraseação aqui mantém a ideia principal e associa o pensamento ao autor de forma natural.
Lembrando que, ao usar qualquer citação, é crucial que ela seja breve e bem integrada ao argumento do parágrafo, sempre evitando citações desconectadas do restante do texto. Dessa forma, a citação cumpre seu papel de enriquecer a argumentação e mostrar domínio do tema.
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Pode inventar citação na redação do Enem se não lembrar de nenhuma?
Inventar uma citação na redação do Enem não é certo e pode prejudicar bastante a nota final. O uso de referências fictícias passa uma impressão de falta de domínio do conteúdo e até mesmo desonestidade.
Avaliadores estão atentos a referências falsas ou citações de autores inexistentes, o que pode comprometer a avaliação da competência que analisa o domínio do conteúdo e a capacidade de formular argumentos coerentes.
Se o candidato não se lembra de uma citação relevante, é preferível desenvolver o argumento sem recorrer a nomes ou frases de figuras conhecidas, focando em uma análise lógica e bem fundamentada. O que importa é a capacidade de construir uma linha de raciocínio consistente.