Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
banner image banner image
Vestibular e Enem

Enem: quais motivos podem anular a redação?

por Isabela Giordan em 22/04/20

Você sabia que a nota da redação de mais de 110 mil candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018 foi igual a zero? 

De acordo com o Inep, órgão do Ministério da Educação (MEC) responsável pela prova, naquela edição, 2,3% dos participantes tiveram a sua prova anulada por desrespeitar as regras do exame. Ainda segundo dados divulgados pelo Instituto, os principais motivos para que as refações recebessem nota zero foram:

  • Redação entregue em branco;
  • Fuga ao tema;
  • Cópia integral do texto que é utilizado para contextualização do tema.

anular redação do enem

Porém, esses não são os únicos motivos que podem levar uma redação a receber a nota zero. Para te ajudar a fugir dessa cilada, a Revista Quero listou quais são os motivos que podem anular a redação do Enem, seja ele Impresso ou Digital, de acordo com a Cartilha do Participante e com o edital da edição de 2020. Confira:

  1. Fuga ao tema

    Como você pode ver, esse é o segundo motivo que mais faz com que candidatos tenham as suas redações anuladas. Para se manter dentro do tema pedido, a Cartilha do Participante indica que o participante desenvolva uma discussão dentro dos limites do que é definido na proposta.

    "Mencioná-lo apenas no título, por exemplo, ou deixá-lo subentendido, supondo que a banca irá saber sobre o que você está falando, não é suficiente. Por isso, muita atenção à abordagem do tema, que deve ser clara e explícita", reforça o documento.
  2. Não obediência à estrutura dissertativo-argumentativo

    O tipo de redação exigida pelo Enem é o texto dissertativo-argumentativo. De acordo com a Cartilha do Participante do Enem 2019,  "é o tipo de texto que demonstra, por meio de argumentação, a assertividade de uma ideia ou de uma tese."

    Então, para que a sua prova seja avaliada, é preciso que ela siga o tipo textual determinado. Não sabe fazer esse tipo de redação? Clique aqui e veja como fazer um texto dissertativo-argumentativo. 

  3. Extensão total de até 7 linhas

    Se você sempre se perguntou se há um número mínimo de linhas na redação do Enem, aí está a resposta: sim! Caso o seu texto tenha menos do que sete linhas, a sua redação será anulada.
  4. Cópia integral de texto(s) da Prova de Redação e/ou do Caderno de Questões

    É possível ter plágio mesmo durante o Enem! Por isso, não copie na íntegra os textos de apoio que estão na página com a proposta de redação. Além disso, também não copie na íntegra qualquer enunciado dos Cadernos de Questões que se encaixem no tema da dissertação. 
  5. Impropérios, desenhos e outras formas propositais de anulação, em qualquer parte da folha de redação

    Assim como a fuga ao tema, realizar qualquer tipo de desenho ou fazer o uso de insultos podem fazer com o que o seu texto seja anulado, mesmo que o rabisco seja feito fora das linhas onde está a redação.

    Na folha de redação, apenas o texto completo e os dados requisitados. 
  6. Números ou sinais gráficos fora do texto e sem função clara

    Em uma redação, todo tipo de acentuação é válida! Então, revise o seu texto mais de uma vez para evitar que qualquer tipo de sinal gráfico ou número fique "jogado" no meio da redação, caso ele não tenha uma função explícita no texto.
  7. Parte deliberadamente desconectada do tema proposto

    Lembre-se que os corretores leem a redação na íntegra. Por isso, nada de escrever uma receita de miojo no meio do seu texto ou escrever um parágrafo ou determinada parte que saia do tema proposto. 

    "Em suma, para ter sua redação anulada por esse critério, é preciso que você insira, de forma proposital, pontual e desarticulada, elementos estranhos ao tema e ao seu projeto de texto ou que atentem contra a seriedade do exame", aponta a Cartilha do Participante.
  8. Assinatura, nome, apelido, codinome ou rubrica fora do local devidamente designado para a assinatura do participante

    Na folha de redação existe um local específico para que o candidato preencha com a assinatura para comprovar que aquela prova pertence àquele participante. Por isso, não faça qualquer tipo de assinatura ou rúbrica fora do local determinado.
  9. Texto predominante ou integralmente em língua estrangeira

    A avaliação de língua estrangeira é realizada com questões objetivas, então, a redação não avaliará a proficiência do candidato em outro idioma. Por isso, o texto deve ser escrito na língua portuguesa!

    Lembrando que não é proibido utilizar termos ou algumas palavras de língua estrangeira na redação, desde que elas façam sentido na dissertação e sejam explicadas no decorrer do texto.
  10. Folha de redação em branco, mesmo que haja texto escrito na folha de rascunho

    Para esse motivo não é preciso muita explicação, não é mesmo? Candidatos que entreguem a folha de redação (o rascunho não é considerado na correção) terão a sua redação anulada.

Guia completo de redação do Enem

Você sabia que a redação do Enem compõe 20% da sua nota final? Afinal, ela é uma das cinco competências avaliadas no exame! 

Por isso, a Revista Quero lançou o "Guia completo de redação do Enem". Nele, você encontra dicas de redação, conhece o formato exigido e os critérios de avaliação, além de conferir exemplos de redação nota 1.000. 

Guia completo de redação do Enem

banner image banner image

O que você achou deste artigo?

ALERTA DE VAGAS i-close
Tá na dúvida? Preencha suas preferências que a gente te ajuda a achar sua vaga ideal.
ALERTA DE VAGAS i-close
Descubra qual profissão mais se encaixa com você.

Não fique na dúvida sobre o seu futuro. Faça o Teste Vocacional do Quero Bolsa.

ALERTA DE VAGAS i-close
Nós podemos te ajudar Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

Aqui no Quero Bolsa você compare vagas com bolsa em mais de 1.000 faculdades

Preencha os campos abaixo para receber avisos de vagas disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

ALERTA DE VAGAS i-close
Deixe seus contatos Mailbox 3aaacb172f1a1e1ba19b2e93f60f637592c84194967e63e952c08d3cb04fa7a8
ALERTA DE VAGAS i-close
Falta só mais um passo! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

As nossas melhores vagas chegam de surpresa. Por isso fique ligado.

Com a sua confirmação enviaremos ofertas exclusivas diretamente no seu Whatsapp. Rápido, fácil, prático e na tela do seu celular.

CENTRAL DE AJUDA i-close
Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber vagas de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Tá na dúvida? Preencha suas preferências que a gente te ajuda a achar sua vaga ideal.
i-close

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2020 CNPJ: 10.542.212/0001-54