Confira 6 escritores contemporâneos para usar na redação do Enem
O repertório sociocultural é indispensável na redação do Enem. Descubra quais escritores contemporâneos podem ser utilizados no seu texto
A literatura reflete a sociedade, abordando temas diversos como identidade, raça, gênero e questões sociais. É por isso que escritores contemporâneos podem ser um ótimo repertório para redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Baixe agora: Plano de estudo gratuito para o Enem
+ Encontre bolsas de estudo de até 80%
Leia mais: 7 filmes live actions para utilizar na redação do Enem
+ 9 citações sobre redes sociais para usar na redação
6 escritores contemporâneos para usar na redação do Enem
A redação do Enem exige que o candidato tenha repertório sociocultural. Existe, até mesmo, uma competência destinada a avaliar a habilidade do candidato de relacionar esses conceitos prévios com a temática da prova.
Pensando nisso, a Revista Quero listou 6 autores contemporâneos que podem ser citados na redação do Enem. Confira:
1. Itamar Vieira Junior
Itamar Vieira Junior é um escritor brasileiro nascido em 1979. Ele se destaca por retratar a cultura e a história do povo negro no Brasil. Seu livro de maior destaque é “Torto Arado“. A obra foi premiada com o Prêmio Leya em 2018 e narra a história das irmãs Bibiana e Belonísia no sertão da Bahia.
Trata-se de um livro muito útil para redação do Enem, pois ele aborda questões de identidade e luta pela terra. Unindo ficção e sensibilidade histórica, “Torto Arado” amplia o entendimento sobre o Brasil contemporâneo.
Em 2023, Itamar Vieira Junior voltou aos holofotes ao lançar mais uma obra: “Salvar o Fogo”, que traz reflexões sobre o cenário nordestino, as lutas de classe, entre outros pontos.
Veja também: Enem 2023: veja porque você deve saber o que é variação linguística
+ Fake News: entenda o que são as notícias falsas e quais são seus impactos
2. Chimamanda Ngozi Adichie
Chimamanda Ngozi Adichie é uma renomada escritora nigeriana que se tornou uma voz importante na literatura contemporânea. Ela nasceu em 1977 e tem diversas obras de renome, como “Meio Sol Amarelo” e “Americanah“.
A autora aborda diversas questões em seus livros, destacando-se: identidade, gênero, raça e colonialismo. Além de sua carreira literária, ela também é uma ativista feminista, tendo proferido o famoso discurso “Sejamos Todos Feministas”.
Assim, Chimamanda Ngozi Adichie é uma figura contemporânea que pode ser citada na redação do Enem, uma vez que por meio de sua escrita e sua voz engajada, desafia estereótipos, promove a inclusão e contribui para um diálogo global mais amplo e diverso.
3. Elena Ferrante
Elena Ferrante é uma misteriosa escritora italiana que alcançou grande reconhecimento mundial. A identidade real por trás do pseudônimo de Elena Ferrante permanece desconhecida, o que tem aumentado a curiosidade e o fascínio em torno de sua obra.
Ela é conhecida por sua série de romances chamada “A Amiga Genial“, que retrata a amizade complexa e intensa entre duas mulheres em Nápoles. Seus livros abordam temas como identidade, classe social e papel das mulheres na sociedade.
Assim, a autora pode ser utilizada no Enem em temas relacionados à complexidade da vida e dos relacionamentos humanos.
4. Sally Rooney
Sally Rooney é uma escritora irlandesa que ganhou destaque na literatura contemporânea. Seus romances, como “Conversas entre Amigos” e “Pessoas Normais”, exploram os relacionamentos modernos, a juventude e as complexidades emocionais.
Dessa forma, a autora pode ser mencionada em diversos temas de redação do Enem, principalmente quando se tratar de classe, gênero e poder, além de tensões sociais e políticas.
Saiba mais: Pode usar pronome neutro no Enem? Descubra
+ Redação do Enem: vale a pena usar palavras difíceis?
5. Julián Fuks
Julián Fuks é um renomado escritor brasileiro de origem argentina nascido em 1981. Sua obra é marcada por temáticas como identidade, memória e exílio. Ele tem conquistado reconhecimento tanto no Brasil quanto internacionalmente. A prova disso é que Fuks já foi contemplado com o Prêmio Jabuti.
Em seu romance “A Resistência”, Fuks mergulha na história de sua família e na busca por suas raízes, revelando as marcas deixadas pela ditadura militar na Argentina. Esse é só um exemplo de como o autor pode ser útil para os candidatos do Enem, mas Fuks também escreveu outras obras, como “A ocupação” e “Procura do romance”.
6. Conceição Evaristo
Conceição Evaristo é uma escritora e ativista brasileira cuja obra é marcada por uma voz potente e engajada. Ela nasceu em 1946 e é conhecida, principalmente, pelas seguintes obras: “Ponciá Vicêncio“ e “Olhos D’Água“.
Os livros da autora são vistos como instrumento de denúncia das desigualdades sociais, do racismo e do machismo presentes na sociedade brasileira. Por essas contribuições, Evaristo tem sido reconhecida nacional e internacionalmente, tanto que ela venceu o Prêmio Jabuti 2015.
Assim, a escritora pode ser utilizada no Enem para falar sobre questões relacionadas à vida e às experiências invisibilizadas das mulheres negras.
Confira: 9 dicas de quem tirou nota 1000 na redação do Enem
+ Atualidades Enem: violência nas escolas
Guia de redação para o Enem
A redação é uma parte fundamental do resultado do Enem. Isso porque tirar uma boa nota nessa parte da prova pode ser o diferencial para conseguir, ou não, a vaga dos sonhos na faculdade. Para você chegar no exame preparado, vale a pena conhecer o Guia de Redação da Quero Bolsa.
Trata-se de um material 100% gratuito, que traz todas as informações que você precisa sobre a redação do Enem, desde como deve ser o formato do texto, até exemplos de redações nota mil. Baixe agora:
Plano de Estudo gratuito
Já pensou como seria ter um cronograma completo, com indicações de temas a serem estudados diariamente, resumos, videoaulas e exercícios resolvidos? Parece mentira, mas esse é o Plano de Estudo Enem de Boa. Baixe agora sem pagar nada: