
Quando fecha a inscrição da Fuvest 2026? Confira calendário
Juliana Gottardi | 21/08/25As inscrições abriram no dia 18 de agosto; veja prazos e como participar
As inscrições abriram no dia 18 de agosto; veja prazos e como participar
As inscrições para o Vestibular Fuvest 2026 já estão abertas e seguem até o meio-dia do dia 7 de outubro de 2025. A prova, que dá acesso à Universidade de São Paulo (USP), traz mudanças nesta edição, incluindo um programa de apoio psicológico aos candidatos e a possibilidade de escolher o local da prova.
O processo de inscrição é feito exclusivamente online pelo site da Fuvest. Primeiramente, os candidatos precisam preencher um formulário com dados pessoais e criar uma senha de acesso.
O próximo passo é incluir uma foto de rosto (para reconhecimento facial nos dias das provas), indicar a carreira desejada, informar escolaridade, assinalar se concorrem por ações afirmativas (EP ou PPI), escolher a cidade da prova e responder a um questionário de perfil socioeconômico e cultural.
Ao final, o sistema gera o boleto da taxa de inscrição, que deve ser pago para a inscrição ser confirmada.
Leia mais: Fuvest 2026: USP divulga Guia com 74 carreiras e novidades no vestibular
+ Fuvest 2026: saiba quais são os cursos mais concorridos
Ao todo, a USP oferece 8.147 vagas para ingresso em 2026, distribuídas da seguinte forma:
Se você vai se inscrever no Vestibular da Fuvest 2026, é importante ficar por dentro das mudanças dessa edição. Confira as principais:
Uma das grandes inovações deste ano é o lançamento do Programa Fuvest Escuta, criado em parceria com o Instituto de Psicologia da USP (IPUSP).
A iniciativa disponibilizará rodas digitais de conversa com psicólogos para até 10 mil candidatos. O objetivo é auxiliar os estudantes no controle da ansiedade e proporcionar apoio emocional antes da realização das provas.
Além disso, a Fuvest vai disponibilizar uma videoaula ministrada pelo psicanalista e professor titular do IPUSP, Christian Dunker, abordando técnicas de controle da ansiedade, orientação e apoio emocional.
Outra novidade para a edição de 2026 é a escolha do local de prova da 1ª fase nas regiões onde houver mais de uma escola aplicadora. A seleção será feita entre os dias 13 e 17 de outubro, conforme a ordem de confirmação da inscrição:
A posição do candidato no lote será enviada por e-mail no dia 10 de outubro.
Quem perdeu o prazo inicial para solicitar recursos específicos (como tempo extra, provas em braile, transcritor, entre outros) terá uma nova chance entre os dias 18 de agosto e 1º de setembro. Os pedidos devem ser feitos pelo site da FUVEST, dentro da Área do Candidato.
Entre os recursos oferecidos estão adaptações como: provas ampliadas ou em preto e branco (para daltônicos), uso de cadeira de rodas, amamentação, cilindros de oxigênio, entre outros.
Mostrando bolsas de estudos em "São Paulo"
Não encontramos bolsas de estudos para a cidade selecionada.
Confira as principais datas do processo seletivo:
O conteúdo programático da Fuvest inclui nove livros de leitura obrigatória, sendo eles:
Se você quer entrar na faculdade ano que vem, precisa começar seus estudos o quanto antes. Para te ajudar nessa fase, a Quero Bolsa lançou o Preparadão Enem, uma comunidade com dicas de estudo e tudo que você precisa para arrasar nos vestibulares. É 100% grátis, participe:
Está de olho na oportunidade de estudar e quer saber como fazer isso pagando mensalidades mais em conta?
A Quero Bolsa, uma plataforma que oferece bolsas de estudo de até 80% em mais de 1.000 instituições de ensino espalhadas por todo o Brasil, pode ajudar você a transformar isso em realidade.
Se você se interessou e quer saber mais sobre como ela funciona, confira abaixo alguns artigos e entenda melhor como conseguir uma bolsa!
Confira abaixo algumas das melhores instituições de ensino do Brasil que são parceiras da Quero Bolsa e aproveitar as ofertas disponíveis.