Considerações gerais sobre a redação
Estou muito feliz com o tema da Redação do Exame Nacional do Ensino Médio 2024. Nos últimos anos, especificamente, acredito que o INEP esteja “acertando” muito nas temáticas da redação, pois são questões pouco refletidas e valorizadas em território nacional.
Eu fiquei muito feliz e até emocionada com o tema deste ano, confesso, porque é muito comum, durante as minhas aulas de Língua Portuguesa e de Redação, a discussão dessa temática, já que enfrentamos um enorme desafio para que as inúmeras e diversas contribuições dos povos africanos sejam, de fato, valorizadas em nosso país.
Saiba mais: Enem 2024: qual é o horário mínimo para sair da prova?
+ Pode ir de chinelo e shorts no Enem? Veja as roupas permitidas
Possibilidades de repertórios
Acredito que cabem muitos repertórios históricos nesse tema, a começar pelo processo histórico de escravização em que os povos africanos foram submetidos no Brasil, uma vez que, por meio desse processo histórico e violento, os povos africanos, juntamente com os povos indígenas, são os grandes responsáveis pela construção da identidade sociocultural brasileira.
Mas, ao mesmo tempo, as heranças e contribuições (como heranças linguísticas, religiosas etc) desses povos, para a nossa cultura, sempre foram deixadas à margem da história que é contada oficialmente.
Essa questão é uma das possibilidades para pensarmos nos “desafios” para a valorização da herança africana em nosso país, posto no tema da Redação.
Além disso, os alunos também podem recorrer aos grandes teóricos brasileiros que dedicaram e dedicam o seu trabalho para pensar essas temáticas, como: Lélia González, Sueli Carneiro, Conceição Evaristo, Abdias Nascimento, Neusa Santos Souza, Carolina Maria de Jesus, Djamila Ribeiro, entre outros.
Temas de redação do Enem dos últimos 6 anos
Vale lembrar os temas de redação do Enem dos últimos seis anos:
- 2019 – Democratização do acesso ao cinema no Brasil.
- 2020 – O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira.
- 2021 – Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil.
- 2022 – Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil.
- 2023 – Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil.
- 2024 – Desafios para a valorização da herança africana no Brasil