Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
banner image banner image
Dicas e Curiosidades

15 filmes para entender o porquê do Dia da Consciência Negra

por Giovana Murça em 20/11/19 350 visualizações

Hoje, dia 20, é celebrado o Dia Nacional da da Consciência Negra. A data foi atribuída em homenagem ao líder quilombola Zumbi dos Palmares, um dos símbolos da luta contra a escravidão negra no Brasil.

consciencia negra
Zumbi dos Palmares (Foto: Wikimedia Commons)

O fim da escravidão aconteceu oficialmente dia 13 de maio de 1888, mas sem direitos e garantias para a população negra. Por isso, a celebração foi instituída pelo Congresso brasileiro no dia do guerreiro africano Zumbi em 2003. Na mesma ocasião, o ensino da história e cultura afro-brasileira tornou-se obrigatório nas escolas públicas e particulares.

Após décadas da libertação, as pessoas negras ainda não têm as mesmas oportunidades que as pessoas brancas e sofrem com diversas desigualdades sociais. O Dia da Consciência Negra tem como objetivo promover a reflexão sobre o racismo e discriminação que ainda persiste na sociedade brasileira com a população negra que é maioria, 56,10%, segundo o IBGE.

Para lembrar a luta contra o racismo e compreender as marcas deixadas pela escravidão negra no Brasil e no mundo, a Revista Quero elencou 15 filmes que você precisa assistir para entender o porquê o Dia da Consciência Negra deve existir. Confira!

A última abolição (2018)

“Falamos do genocídio nazista, mas não falamos tanto do holocausto dos negros que nós sofremos nesses 350 anos”, questiona o documentário brasileiro de Alice Gomez. O longa reflete sobre o processo de escravidão negra do Brasil, o porquê o país foi o último país a abolir a escravidão e as marcas disso no presente. Além disso, o filme apresenta vários personagens que lutaram desde a época da escravidão até a implementação do Dia da Consciência Negra.

dia da consciência negra filmes
(Foto: Divulgação)

12 Anos de Escravidão (2014)

Já considerado um clássico, o filme é baseado na história real do músico Solomon Northup (Chiwetel Ejiofor), um homem negro nascido livre nos Estados Unidos no século XIX, mas que é sequestrado e vive como escravo durante 12 anos. O longa expõe cenas fortes da exploração negra e de como os homens e mulheres escravizados eram tratados pela elite branca.

dia da consciência negra filmes
(Foto: Divulgação)

Selma: Uma Luta Pela Igualdade (2014)

O filme conta a história da épica marcha negra a favor dos direitos civis liderado por Martin Luther King Jr, nos Estados Unidos. Na ocasião, milhões de pessoas marcharam da cidade de Selma a Montgomery, no estado do Alabama, de forma pacífica pelo direito das pessoas negras de votarem. A marcha provocou reações violentas do Estado e da sociedade sulista, marcada pelo preconceito, mas também foi crucial para a conquista do direito ao voto em 1965.

dia da consciência negra filmes
(Foto: Divulgação)

Estrelas Além do Tempo (2016)

O longa retrata a história real das cientistas afro-americanas da NASA, Katherine Johnson, Dorothy Vaughan e Mary Jackson. Elas foram cruciais para que o primeiro homem americano fosse ao espaço, em plena Guerra Fria e corrida espacial entre Estados Unidos e União Soviética. "Toda vez que temos a chance de avançar, eles mudam a chegada", afirma uma das protagonistas do filme que mostra a luta contra o racismo e o machismo na NASA. 

dia da consciência negra filmes
(Foto: Divulgação)

Histórias Cruzadas (2012)

A história, baseada no livro best-seller “A Resposta (The Help)”, dá voz às empregadas domésticas negras dos Estados Unidos nos anos 1960. Na trama, a jovem jornalista inconformada com a realidade Skeeter (Emma Stone) escreve um livro no qual expõe as histórias de Aibileen (Viola Davis) e Minny (Octavia Spencer) e outras empregadas sobre as injustiças, racismo e perseguições vividos por elas no ambiente de trabalho e na sociedade segregada. O livro abala o status quo do Mississipi e chama a atenção para a luta dos direitos civis. 

dia da consciência negra filmes
(Foto: Divulgação)

Que horas ela volta (2015)

Outro filme que denuncia o racismo presente no cotidiano das empregadas domésticas, mas dessa vez na atualidade e no Brasil, é o filme “Que horas ela volta”. O longa retrata a rotina da pernambucana Val (Regina Casé), que se mudou para a capital São Paulo buscando melhores condições para sua filha Jéssica (Camila Márdila). Quando Jéssica vai morar com a mãe para prestar vestibular, o racismo velado fica cada vez mais evidente na casa dos patrões de Val. 

dia da consciência negra filmes
(Foto: Divulgação)

Django Livre (2012)

A releitura de Quentin Tarantino do clássico do faroeste retrata a história de Django (Jamie Foxx), um ex-escravo que, agora livre, busca a esposa que ainda se encontra escravizada em alguma fazenda dos Estados Unidos no final do século XIX. Nessa jornada, o protagonista se depara com as teorias racistas pseudocientíficas da época e outros absurdos do período escravocrata. 

dia da consciência negra filmes
(Foto: Divulgação)

A 13ª Emenda (2016)

O nome do longa faz referência à lei que proíbe a escravidão, exceto em caso de condenação. Segundo o documentário, a lei cria uma brecha para se manter os trabalhos braçais mesmo após a abolição da escravidão, por meio do encarceramento em massa. O filme reflete sobre as consequências de dessa lei para a comunidade negra até hoje e sobre a política de encarceramento dos EUA.

dia da consciência negra filmes
(Foto: Divulgação)

Pantera Negra (2018)

O primeiro filme do herói Pantera Negra da Marvel traz o protagonismo negro às telas. Na história, o herói T’Challa (Chadwick Boseman), retorna ao reino de Wakanda para assumir o posto de rei após a morte de seu pai. Apesar de ser uma ficção, o filme ressalta a história, cultura e realidade do povo negro e reflete sobre as consequências do processo de colonização nos países africanos.

dia da consciência negra filmes
(Foto: Divulgação)

Corra! (2017)

O terror psicológico “Get Out” explora o racismo velado ainda presente na sociedade. A trama começa quando o jovem negro Chris (Daniel Kaluuya) viaja para conhecer os pais de sua namorada branca de família tradicional. O que no começo parece apenas racismo velado se torna um final de semana terrível após Chris descobrir segredos da família da namorada. 

dia da consciência negra filmes
(Foto: Divulgação)

Ó paí, Ó (2007)

Protagonizado por Lázaro Ramos, o filme, baseado numa peça de teatro que também deu origem a uma série, explora a realidade de um cortiço no centro histórico do Pelourinho, em Salvador, na Bahia. Em meio a alegria do Carnaval e as brigas do dia a dia, o filme denuncia os conflitos raciais, violência e desigualdade contra a população negra em Salvador.

dia da consciência negra filmes
(Foto: Divulgação)

Moonlight: Sob a Luz do Luar (2016)

Ganhador do Oscar de Melhor Filme em 2017, a trama mostra a jornada de Chiron, um homem negro gay e pobre num bairro pobre de Miami, nos Estados Unidos. Em meio à violência, pobreza, racismo e homofobia, Chiron tenta se descobrir e sair daquela realidade. “Em certo momento você precisa decidir quem você quer ser! Você não pode deixar ninguém tomar essa decisão por você” é uma das frases marcantes do filme.

dia da consciência negra filmes
(Foto: Divulgação)

Cidade de Deus (2002)

A adaptação do livro de mesmo nome de Paulo Lins conta a história da comunidade Cidade de Deus, no Rio de Janeiro, do seu início nos anos 1960 até ganhar a fama de um os lugares mais perigosos da cidade. Por meio dos moradores Buscapé (Alexandre Rodrigues), um jovem que sonha em ser fotógrafo, e Zé Pequeno (Leandro Firmino), um jovem traficante ambicioso, a trama retrata a realidade da violência, desigualdade social e racial e crescimento do tráfico de drogas na Cidade de Deus. 

dia da consciência negra filmes
(Foto: Divulgação)

Cor Púrpura (1985)

O clássico, baseado no romance da ativista política negra norte-americana Alice Walker, narra a história de Celie (Whoopi Goldberg), uma mulher negra afro-americana que viveu uma infância de abusos e foi obrigada a casar com um homem mais velho e cuidar de suas crianças. Celie mantém vivo o sonho de encontrar sua irmã que está África, com quem se comunica por cartas, e de se libertar desse destino de violência, racismo e machismo. 

dia da consciência negra filmes
(Foto: Divulgação)

Green Book: O Guia (2018)

Baseado numa história real, o filme ganhou o Oscar de Melhor Filme em 2019, o People’s Choice Award e outros prêmios. A trama narra a viagem de turnê de Don Shirley (Mahershala Ali), um pianista afro-americano conhecido mundialmente, pelo sul dos Estados Unidos, em 1962. Com seu motorista e guarda-costas, Tony Lip (Viggo Mortensen), um homem branco, Shirley enfrenta o racismo e segregação racial ainda presente no sul do país.

dia da consciência negra filmes
(Foto: Divulgação)


Gostou da lista? Compartilhe com seus amigos!

banner image banner image

O que você achou deste artigo?

ALERTA DE VAGAS i-close
Você sabia que o Quero Bolsa te ajuda a realizar o sonho de concluir uma graduação?
ALERTA DE VAGAS i-close
O que é o Quero Bolsa?Thinking face f5c039d3e92b0c131b3780cdbc1ee3d7966cc05cafc35064b70df0e0e049c24d

O Quero Bolsa é o site que te ajuda a entrar na faculdade! Reunimos todas as informações para você fazer a melhor escolha e garantir uma vaga na faculdade.

Tá esperando o que pra conseguir a sua?

ALERTA DE VAGAS i-close
Veja como é simples! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

Preencha os campos abaixo com suas preferências e receba avisos de vagas disponíveis no Quero Bolsa.

Preencha os campos abaixo para receber avisos de vagas disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

ALERTA DE VAGAS i-close
Deixe seus contatos Mailbox 3aaacb172f1a1e1ba19b2e93f60f637592c84194967e63e952c08d3cb04fa7a8
ALERTA DE VAGAS i-close
Falta só mais um passo! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

As nossas melhores vagas chegam de surpresa. Por isso fique ligado.

Com a sua confirmação enviaremos ofertas exclusivas diretamente no seu Whatsapp. Rápido, fácil, prático e na tela do seu celular.

CENTRAL DE AJUDA i-close
Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber vagas de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Você sabia que o Quero Bolsa te ajuda a realizar o sonho de concluir uma graduação?
i-close

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2020 CNPJ: 10.542.212/0001-54