15 de novembro: veja o que se comemora nesse feriado
Entenda por que 15 de novembro é feriado em todo o Brasil e confira a história por trás da Proclamação da República. Aprenda mais sobre este feriado nacional!
Atualizado em 15/01/24
O dia 15 de novembro é uma data considerada feriado nacional, ou seja, comemorada em todo o país. Neste dia, órgãos públicos, instituições de ensino, empresas e até o comércio não funcionam, ou, pelo menos, funcionam com o expediente reduzido.
Encontre bolsas de estudo de até 80%
Mas você sabe o que de fato é comemorado nesta data? E, afinal, porque 15 de novembro é feriado? Neste dia, é normal que surjam muitas dúvidas sobre a origem deste feriado nacional. Confira as respostas para essas perguntas abaixo e entenda!
Veja mais: Dia de Finados: entenda a história e veja porque é feriado
+ Dia do Estudante é feriado?
+ 7 revoltas da história do Brasil que podem cair no Enem
15 de novembro é feriado? Veja o que se comemora!
No dia 15 de novembro é feriado nacional porque se comemora a Proclamação da República, data que marca o fim da monarquia e o início de um governo republicado no Brasil. A proclamação da República ocorreu em 15 de novembro de 1889, completando 134 anos em 2023.
Assim, foi nesta data em 1889 que aconteceu um levante militar com apoio de algumas parcelas da população contra a monarquia brasileira para destituir o então imperador, D. Pedro II, do trono. Um dos líderes e figuras importantes desse levante foi o Marechal Deodoro da Fonseca, que mais tarde se tornou o primeiro presidente do Brasil.
Confira: Feriados 2024: Veja as datas e pontos facultativos
+ Profissões que mais emendam feriado; veja quais são
Quem proclamou a República no Brasil?
Um fato curioso, que muitas pessoas até mesmo não sabem, é que não foi de fato o Marechal Deodoro da Fonseca quem proclamou a república. A proclamação da República no dia 15 foi feita por José do Patrocínio, um abolicionista e vereador afrodescendente, em uma sessão da Câmara Municipal do Rio de Janeiro.
José do Patrocínio, vereador que proclamou a República em uma sessão da Câmara Municipal
O país ainda enfrentava uma grande crise econômica depois de ter usado dinheiro para financiar a guerra ocorrida no Paraguai. Essas insatisfações se convergem no movimento republicano, que, após muitas lutas, manifestações e desentendimentos, realizou um golpe que colocou fim na monarquia no Brasil.
Leia mais: Carnaval é feriado?
+ Presidente da República: quais as funções do cargo?
Quando o dia 15 de novembro se tornou um feriado nacional?
O dia 15 de novembro, no qual se comemora a Proclamação da República, se tornou feriado nacional em 14 de janeiro de 1890, por decreto presidencial.
Nesta data, foi emitida a primeira lei, o Decreto nº 155-B, que determinava um dia para celebrar a “pátria brasileira” e reconhecendo 15 de novembro como feriado em todo o país.
As principais bolsas de estudos para você com a Quero Bolsa!
Mostrando bolsas de estudos em "São Paulo"
Não encontramos bolsas de estudos para a cidade selecionada.
Relatos históricos afirmam que esta lei foi uma de muitas para garantir legitimidade à recém-instaurada república no Brasil e garantir que a data e o regime republicano ficassem guardados na mente das pessoas.
Mais tarde, em 19 de dezembro de 2002, foi aprovada a Lei nº 10.607, que lista todos os feriados nacionais do Brasil, considerando 15 de novembro como um deles.
Leia mais: Dia 12 de outubro é feriado? Descubra!
+ O dia 20 de novembro é feriado? Entenda o Dia da Consciência Negra
Significado histórico e político do dia da Proclamação da República
A Proclamação da República desencadeou uma série de transformações na estrutura política e social do Brasil, algumas das quais ainda ressoam atualmente.
A transição de uma monarquia para uma república significou uma mudança radical na forma como o Brasil era governado. De um sistema onde o poder era centralizado na figura do imperador, passou-se para uma estrutura que, ao menos em teoria, daria mais voz ao povo. Claro, nem tudo foi resolvido rapidamente. Houve desafios e falhas no novo sistema, mas a mudança abriu espaço para uma série de reformas.
Com a proclamação, instituições foram criadas, o federalismo foi introduzido e o conceito de cidadania passou a ser mais abrangente, incluindo gradativamente mais grupos sociais. O voto, antes um privilégio de poucos, começou a ser expandido, embora ainda com muitas restrições iniciais.
Confira também: 9 de julho: entenda por que a data é feriado
+ Dia de Finados: entenda a história e veja porque é feriado
Impacto do Dia 15 de Novembro e como ele inspira a educação do Futuro no Brasil
Desde a significação histórica desta data na transição do Brasil de uma monarquia para uma república até as diversas controvérsias que o cercam, conhecer esta data é equivalente a participar de uma aula de história do Brasil.
Lembre-se, a educação não para na história. Se você está em busca de uma oportunidade para expandir seus horizontes, investir na sua formação acadêmica pode ser um bom caminho.
A Quero Bolsa oferece bolsas de estudo que podem ser a chave para o seu futuro. Na plataforma você pode encontrar bolsas de estudo de até 80%, ficando mais perto de conquistar a sua independência. Confira:
Para te ajudar a escolher a instituição que figurará em sua trajetória acadêmica, confira no destaque uma lista de instituições de ensino superior que podem contribuir para seu crescimento profissional e que contam com cursos de qualidade reconhecida pelo MEC:
- Universidade Anhembi Morumbi
- Estácio – Universidade Estácio de Sá
- USJT – Universidade São Judas Tadeu
- FMU – Centro Universitário
- Unicsul – Cruzeiro do Sul
- Belas Artes
- UNISA
- UNIP
- UFBRA
Leia ainda: Tiradentes: entenda quem foi e porque dia 21 de abril é feriado
+ Quarta-feira de cinzas é feriado?
+ Constituição Federal de 1988: o que é e onde encontrar o documento