logo
Lista de faculdades Lista de cursos Lista de profissões Revista Quero Central de ajuda

banner image banner image
Curiosidades

15 de novembro: veja o que se comemora nesse feriado

por Isabella Baliana em 14/11/22 9,6 mil visualizações

Atualizado em 15/01/24

O dia 15 de novembro é uma data considerada feriado nacional, ou seja, comemorada em todo o país. Neste dia, órgãos públicos, instituições de ensino, empresas e até o comércio não funcionam, ou, pelo menos, funcionam com o expediente reduzido. 

Encontre bolsas de estudo de até 80%

Mas você sabe o que de fato é comemorado nesta data? E, afinal, porque 15 de novembro é feriado? Neste dia, é normal que surjam muitas dúvidas sobre a origem deste feriado nacional. Confira as respostas para essas perguntas abaixo e entenda! 

Veja mais: Dia de Finados: entenda a história e veja porque é feriado
Dia do Estudante é feriado?
+ 7 revoltas da história do Brasil que podem cair no Enem

15 de novembro é feriado? Veja o que se comemora!

No dia 15 de novembro é feriado nacional porque se comemora a Proclamação da República, data que marca o fim da monarquia e o início de um governo republicado no Brasil. A proclamação da República ocorreu em 15 de novembro de 1889, completando 134 anos em 2023. 

Obra "Proclamação da República" de 1893, óleo sobre tela de Benedito Calixto (1853-1927).

Assim, foi nesta data em 1889 que aconteceu um levante militar com apoio de algumas parcelas da população contra a monarquia brasileira para destituir o então imperador, D. Pedro II, do trono. Um dos líderes e figuras importantes desse levante foi o Marechal Deodoro da Fonseca, que mais tarde se tornou o primeiro presidente do Brasil. 

Confira: Feriados 2024: Veja as datas e pontos facultativos
Profissões que mais emendam feriado; veja quais são

Um fato curioso, que muitas pessoas até mesmo não sabem, é que não foi de fato o Marechal Deodoro da Fonseca quem proclamou a república. A proclamação da República no dia 15 foi feita por José do Patrocínio, um abolicionista e vereador afrodescendente, em uma sessão da Câmara Municipal do Rio de Janeiro. 

José do Patrocínio, vereador que proclamou a República em uma sessão da Câmara Municipal


A proclamação da república foi fruto da crise da monarquia, iniciada em 1870, após a Guerra do Paraguai e da incapacidade de atender as novas demandas que foram surgindo na sociedade brasileira. 

No caso dos militares, estes se sentiam pouco valorizados e reclamavam de baixos salários, além disso, queriam permissão para se manifestar politicamente, o que era proibido. 

O país ainda enfrentava uma grande crise econômica depois de ter usado dinheiro para financiar a guerra ocorrida no Paraguai. Essas insatisfações se convergem no movimento republicano, que, após muitas lutas, manifestações e desentendimentos, realizou um golpe que colocou fim na monarquia no Brasil.

Leia mais: Carnaval é feriado?
Presidente da República: quais as funções do cargo?

Quando o dia 15 de novembro se tornou um feriado nacional?

O dia 15 de novembro, no qual se comemora a Proclamação da República, se tornou feriado nacional em 14 de janeiro de 1890, por decreto presidencial

Nesta data, foi emitida a primeira lei, o Decreto nº 155-B, que determinava um dia para celebrar a “pátria brasileira” e reconhecendo 15 de novembro como feriado em todo o país. 

Mostrando cursos em Veja mais vagas

  • Mensalidades a partir de

    R$ 270,00
    Ver Bolsas

  • {course} {university}

    Mensalidades a partir de R$ 2400/mês

Veja mais cursos

Relatos históricos afirmam que esta lei foi uma de muitas para garantir legitimidade à recém-instaurada república no Brasil e garantir que a data e o regime republicano ficassem guardados na mente das pessoas. 

Mais tarde, em 19 de dezembro de 2002, foi aprovada a Lei nº 10.607, que lista todos os feriados nacionais do Brasil, considerando 15 de novembro como um deles.

Leia mais: Dia 12 de outubro é feriado? Descubra!
O dia 20 de novembro é feriado? Entenda o Dia da Consciência Negra


Significado histórico e político do dia da Proclamação da República

A Proclamação da República desencadeou uma série de transformações na estrutura política e social do Brasil, algumas das quais ainda ressoam atualmente.

A transição de uma monarquia para uma república significou uma mudança radical na forma como o Brasil era governado. De um sistema onde o poder era centralizado na figura do imperador, passou-se para uma estrutura que, ao menos em teoria, daria mais voz ao povo. Claro, nem tudo foi resolvido rapidamente. Houve desafios e falhas no novo sistema, mas a mudança abriu espaço para uma série de reformas.

Com a proclamação, instituições foram criadas, o federalismo foi introduzido e o conceito de cidadania passou a ser mais abrangente, incluindo gradativamente mais grupos sociais. O voto, antes um privilégio de poucos, começou a ser expandido, embora ainda com muitas restrições iniciais.

Impacto do Dia 15 de Novembro e como ele inspira a educação do Futuro no Brasil

Desde a significação histórica desta data na transição do Brasil de uma monarquia para uma república até as diversas controvérsias que o cercam, conhecer esta data é equivalente a participar de uma aula de história do Brasil.

Lembre-se, a educação não para na história. Se você está em busca de uma oportunidade para expandir seus horizontes, investir na sua formação acadêmica pode ser um bom caminho. 

A Quero Bolsa oferece bolsas de estudo que podem ser a chave para o seu futuro. Na plataforma você pode encontrar bolsas de estudo de até 80%, ficando mais perto de conquistar a sua independência. Confira:

Encontre bolsas de estudo

Para te ajudar a escolher a instituição que figurará em sua trajetória acadêmica, confira no destaque uma lista de instituições de ensino superior que podem contribuir para seu crescimento profissional e que contam com cursos de qualidade reconhecida pelo MEC:

 Leia ainda: Tiradentes: entenda quem foi e porque dia 21 de abril é feriado
Quarta-feira de cinzas é feriado?
Constituição Federal de 1988: o que é e onde encontrar o documento

Tags relacionadas:

banner image banner image

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2024 CNPJ: 10.542.212/0001-54