O que significa o dia 12 de outubro?
O dia 12 de outubro se tornou feriado no Brasil em 30 de junho de 1980, conforme a Lei Federal nº 6.802/1980. Segundo o Senado Federal, a data é “feriado nacional consagrado à Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil”.
Origem do Dia de Nossa Senhora Aparecida
O Dia de Nossa Senhora Aparecida, celebrado em 12 de outubro, tem como origem um evento marcante na história religiosa e cultural do Brasil. Em 1717, pescadores nas águas do Rio Paraíba do Sul, no estado de São Paulo, encontraram uma estátua quebrada de Nossa Senhora da Conceição.
Inicialmente, eles encontraram apenas a cabeça da imagem. Em seguida, as partes restantes foram achadas. O fato foi considerado um milagre, e a devoção à imagem cresceu rapidamente.
Hoje, o Dia de Nossa Senhora Aparecida é uma data de grande importância religiosa para os católicos brasileiros. Milhões de fiéis visitam o Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, localizado em Aparecida do Norte, no Estado de São Paulo, para expressar sua devoção e buscar as bênçãos da padroeira do Brasil.
Veja mais: Confira 7 curiosidades sobre o Halloween
+ Dia de Finados: entenda a história e veja porque é feriado
Origem do Dia das Crianças
O Dia das Crianças teve origem em 1924, quando o presidente Artur Bernardes oficializou a data. Vale lembrar que a celebração foi proposta primeiramente pelo deputado federal Galdino do Valle Filho. O político levou a ideia para o 3º Congresso Sul-americano da Criança, sediado no Rio de Janeiro no ano de 1923.
Outro ponto importante da história é que a comemoração só foi se popularizar anos depois da oficialização da data, em meados de 1955. Isso porque, nesse ano, a marca de brinquedos Estrela associou a data ao lançamento de uma campanha publicitária, chamada “Semana do Bebê Robusto”.
Nos anos seguintes, outras empresas empregaram a mesma estratégia, a fim de aumentar as vendas. Assim, o Dia das Crianças se consolidou como uma data comercial.