Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
Dicas e Curiosidades

Dia dos Namorados: 5 casais que marcaram a história do mundo

por Giovana Murça em 12/06/21

No Brasil, no dia 12 de junho comemora-se o tradicional Dia dos Namorados. De acordo com o Dicionário Michaelis, namorado é o adjetivo para aquele que está apaixonado - palavra esta, por sua vez, significa “tomado de amor intenso e profundo”. 

casais que marcaram a história

Ah, o amor! Independentemente do estado civil, o Dia dos Namorados é a data de celebrar o amor entre duas pessoas. Já dizia Chico Xavier: “O amor é uma força que transforma o destino”. 

Mas, para certos casais, o amor foi mais além: não só transformou o destino deles próprios, mas de toda a humanidade! Sejam movidos pelo amor ou por questões econômicas, políticas, científicas ou religiosas, o fato é que alguns amantes conseguiram mudar a história do mundo.

Para comemorar este Dia dos Namorados, a Revista Quero apresenta as histórias de cinco casais que marcaram seu tempo e ficaram para a história, confira!

Cleópatra e Marco Antônio

O amor entre Cleópatra e Marco Antônio mudou os rumos da história da antiguidade. A união de poder e paixão da rainha egípcia e do governante da República de Roma causou nada menos do que uma guerra civil romana que terminou com a derrota do casal.

Reprodução/Internet
Gravura de Marco Antônio e Cleópatra

O fracasso na guerra pôs fim ao reinado da dinastia ptolemaica no Egito e ao governo republicano de Roma, consagrando Augusto como novo imperador. Derrotados, Antônio e Cleópatra tiraram a própria vida.

Fernando de Aragão e Isabel de Castela

O casamento entre Fernando de Aragão e Isabel de Castela mudou os rumos da história no século XV. Na época, Fernando era rei de Aragão e Isabel, rainha de Castela. Em 1469, eles se casaram unindo os reinos da península Ibérica que formariam a Espanha. Batizados de Reis Católicos, eles unificaram a nação sob a bandeira do catolicismo, expulsando judeus, pagãos, islâmicos e outros que não aceitassem se converter. 

Em 1492, os reis concluíram o processo de Reconquista da Península Ibérica, expulsando os mulçumanos que estavam lá há sete séculos. No mesmo ano, para expandir seu poderio, os monarcas ainda patrocinaram a viagem de Cristóvão Colombo para as Índias, que resultou na descoberta da América.

Reprodução/Domínio público
casais que marcaram a história
A pintura "O retorno de Cristóvão Colombo", de Lith de Turgis, retrata Colombo reencontrando os reis católicos após viagem às Índias

Marie e Antoine Lavoisier

Apesar do casamento arranjado, a química falou mais alto na relação entre os franceses Marie e Antoine Lavoisier, literalmente. Interessada no trabalho do marido químico, Marie passou a atuar como assistente de Lavoisier. Era ela quem traduzia os documentos de outras línguas, fazia as ilustrações dos inventos e tomava nota dos experimentos.

Reprodução/Domínio Público
casais que marcaram a história
Retrato de Antoine Lavoisier e sua mulher, de Jacques Louis David

Juntos, eles descobriram o oxigênio em 1778, além de outros elementos químicos. Lavoisier acabou guilhotinado durante a Revolução Francesa. Anos depois, Marie recuperou os relatórios de Lavoisier e publicou o livro “Memórias da Química” em nome do marido. Eles ficaram conhecidos como os fundadores da química moderna.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

 

Giuseppe e Anita Garibaldi

Conhecidos como o herói e a heroína dos dois mundos, os amantes Giuseppe e Anita Garibaldi fizeram história não só no Brasil como na Europa. Tudo começou na Itália, quando o jovem italiano Giuseppe lutava pela unificação de seu país. Perseguido, ele se exilou no Brasil em 1835 e logo passou a lutar nas Guerras dos Farrapos, uma revolução republicana no Rio Grande do Sul.

Reprodução/Internet
casais que marcaram a história
Giuseppe e Anita Garibaldi

Durante os conflitos, ele conheceu a brasileira Ana Maria, chamada de Anita, que também atuava na revolução. Derrotados no Brasil, o casal se mudou para o Uruguai, onde eles se envolveram em mais uma guerra civil. Em 1848, Giuseppe voltou à Itália junto com Anita e, lá, ainda lutou contra a ocupação austríaca.

Pierre e Marie Curie

A ciência ganhou muito com o amor entre a química e física polonesa Marie Curie e seu marido, o físico francês Pierre Curie. A partir da tese de doutorado de Marie sobre raios de urânio, a dupla começou a desenvolver pesquisas sobre a radioatividade que levaram à descoberta dos elementos químicos polônio e rádio.

Reprodução/Domínio Público
casais que marcaram a história
Retrato de Pierre e Marie Curie no laboratório, por volta de 1904, autor desconhecido

As pesquisas renderam ao casal o Prêmio Nobel de Física, em 1903. Depois da morte de Pierre, Marie continuou o trabalho e ainda conquistou o Nobel de Química em 1911, se tornando a primeira pessoa a ganhar dois prêmios. O amor entre os cientistas ainda deu frutos: a filha do casal, Irène Curie, ganhou o Nobel de Química junto com seu marido em 1935, pela descoberta da radioatividade artificial.

Leia mais: Mulheres na ciência: 14 cientistas para você se inspirar
11 mulheres que mudaram o mundo com as suas invenções
Como conciliar namoro e faculdade?

E você, lembra de outro casal que marcou a história? Conte nos comentários abaixo!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

 

O que você achou deste artigo?

ALERTA DE VAGAS i-close
Você sabia que o Quero Bolsa te ajuda a realizar o sonho de concluir uma graduação?
ALERTA DE VAGAS i-close
O que é o Quero Bolsa?Thinking face f5c039d3e92b0c131b3780cdbc1ee3d7966cc05cafc35064b70df0e0e049c24d

O Quero Bolsa é o site que te ajuda a entrar na faculdade! Reunimos todas as informações para você fazer a melhor escolha e garantir uma vaga na faculdade.

Tá esperando o que pra conseguir a sua?

ALERTA DE VAGAS i-close
Veja como é simples! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

Preencha os campos abaixo com suas preferências e receba avisos de vagas disponíveis no Quero Bolsa.

Preencha os campos abaixo para receber avisos de vagas disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

ALERTA DE VAGAS i-close
Deixe seus contatos Mailbox 3aaacb172f1a1e1ba19b2e93f60f637592c84194967e63e952c08d3cb04fa7a8
ALERTA DE VAGAS i-close
Falta só mais um passo! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

As nossas melhores vagas chegam de surpresa. Por isso fique ligado.

Com a sua confirmação enviaremos ofertas exclusivas diretamente no seu Whatsapp. Rápido, fácil, prático e na tela do seu celular.

CENTRAL DE AJUDA i-close
Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber vagas de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Você sabia que o Quero Bolsa te ajuda a realizar o sonho de concluir uma graduação?
i-close

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2021 CNPJ: 10.542.212/0001-54