11 mulheres que mudaram o mundo com as suas invenções
Várias mulheres mudaram o mundo por meio de suas descobertas; veja quem são elas e quais são suas invenções
Atualizado em 5 de março de 2024
Quanto tempo você passa diariamente utilizando internet por Wi-Fi? Quantas vezes você abriu a sua geladeira hoje? Quão importante são os computadores no seu dia a dia?
+ Encontre bolsas de estudo de até 80%
Você deve estar se perguntando “o que todas essas perguntas têm em comum?”, a resposta é simples, mas surpreendente para algumas pessoas: todas foram inventadas por mulheres!
Invenções femininas que mudaram o mundo
As mulheres têm sido responsáveis por grandes invenções que mudaram o mundo, mas muitas vezes não recebem o devido reconhecimento. Desde a criação de seringas, bote salva-vidas e até a invenção do Wi-Fi, as mulheres têm sido pioneiras em diversas áreas, revolucionando o mundo até hoje.
1 – Gertrude Belle Elion
Após anos de estudos, Gertrude Belle Elion conseguiu formular o remédio que foi capaz de suavizar os sintomas de doenças como Leucemia, Herpes e Aids, o composto conseguia inibir ou matar a produção do organismo nocivo, sem causar danos às células saudáveis. Devido às suas descobertas, Gertrude ganhou o Nobel de Medicina em 1988.
Veja também: 10 mulheres para citar na redação do Enem
+ Mulheres cientistas: veja 6 pioneiras que mudaram o mundo da ciência
2 – Grace Murray
Além de almirante da marinha dos Estados Unidos, Grace Murray Hopper também foi a cientista da computação que inventou o COBOL, primeiro projeto de computador de negócios, que se originou do compilador de linguagens de programação também idealizado por ela.
Chamada de “Amazing Grace”, Hopper também foi a primeira pessoa a utilizar o termo “bug” para descrever um problema em um sistema de computador.
3 – Hedy Lamarr
Famosa pelo filme “Ectasy”, de 1933, a atriz Hedy Lamarr foi a inventora responsável pela tecnologia que permitiu enviar torpedos a distância durante a Segunda Guerra Mundial, alterando as frequências no rádio para enganar os inimigos. Sua invenção serviu de base para o desenvolvimento do transmissor wireless, o famosos wi-fi, e do GPS.
Leia também: 10 profissões com maior diferença salarial entre homens e mulheres
+ Dia das mulheres: conheça 10 personalidades que marcaram a literatura
4 – Shirley Jackson
Sendo a primeira mulher negra conquistar o PhD do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), uma das universidades mais concorridas dos Estados Unidos, Shirley Jackson realizou uma pesquisa que originou algumas grandes invenções da tecnologia: fax portátil, telefone de toque, painéis solares, cabos de fibra óptica e alguns dos dispositivos por trás da chamada em espera e do identificador.
5 – Florence Parpart
Você consegue se imaginar sem a sua geladeira elétrica? Quem desenvolveu essa tecnologia foi Florence Parpart em 1914. Aliás, ela também é a responsável por criar uma das máquinas de limpeza de rua mais eficientes daquela época.
Saiba mais: Engenharia: como as mulheres estão ganhando espaço nesse curso
+ Mulheres na pós-graduação: perspectivas e desafios
6 – Virginia Apgar
Essa médica norte-americana desenvolveu o Teste de Apgar, um método que avalia a saúde de um recém-nascido poucos minutos após o seu nascimento, esse teste diminuiu a taxa de mortalidade infantil em todo o mundo. Além disso, Virginia foi uma das líderes em vários campos da anestesiologia, criando posteriormente a neonatologia.
Confira: Dia Internacional da Mulher: como a luta pela igualdade de gênero cai no Enem?
+ 11 mulheres que mudaram a educação no mundo
7 – Ada Lovelace
Filha do famoso poeta Lord Byron, Ada Lovelace inventou um algoritmo para a máquina de cálculos de números de Bernoulli, em meados do século 19.
Esse algoritmo é considerado o primeiro em que foi possível adaptar para a implementação em um computador. Por isso, ela é considerada “a primeira programadora de computador” do mundo.
Baixar plano de estudo gratuito
8 – Maria Beasley
Nascida nos Estados Unidos, Maria Beasley foi quem inventou o bote salva-vidas. Essa ideia surgiu após perceber a quantidade de pessoas que morriam todos os anos em acidentes marítimos e que isso poderia ser impedido de alguma forma. Além disso, Maria também inventou uma máquina de fazer barris (o que a deixou muito rica).
9 – Letitia Geer
Quase ninguém gosta de tomar injeção, afinal dói! Porém, você consegue imaginar como era a aplicação desses remédios antes da invenção da seringa? Em 1899, Letitia Geer inventou a seringa que pode ser aplicada com apenas uma mão, que é utilizada até os dias atuais.
Veja: 5 profissões para quem não sabe o que quer
+ Barbie: veja as profissões mais diferentes que a boneca já teve
10 – Anna Connelly
Imagine um filme sobre Nova York, nos Estados Unidos, além da Times Square, algo muito característico da cidade são as escadas de incêndio que cercam a maioria dos prédios e apartamentos.
Considerada uma medida de segurança pública, esse tipo de escada foi criada por Anna Connelly, em 1887. Apenas alguns anos depois, em 1990, elas tornaram-se obrigatórias no país.
11 – Marie Van Brittan Brown
Já que a polícia local era muito lenta para responder a chamados, Marie Van Brittan Brown desenvolveu um sistema de vigilância em vídeo, um circuito fechado de televisão, que funcionava com uma câmera remota que transmitia imagens para monitores domésticos. A invenção foi patenteada em 1969 e é utilizada até hoje como base para os sistemas de CCTV mais modernos.
Entenda melhor: Dia do Trabalhador: entenda porque acontece em 1° de maio
+ Tiradentes: entenda quem foi e porque dia 21 de abril é feriado
Bônus: você sabia que a cerveja foi inventada por mulheres?
De acordo com Jane Peyton, historiadora e sommelier, há alguns séculos essa bebida era “coisa de mulher”, isso porque a cerveja era vista como um tipo de alimento, uma parte do cardápio, ou seja, fazia parte das tarefas reservadas para mulheres.
Por isso, além da sua criação, o ato de fazer cerveja era algo permitido apenas para mulheres, sendo que apenas elas sabiam quais eram as especiarias necessárias para tornar a bebida tão agradável. Segundo Peyton, nas sociedades antigas, a cerveja era um presente de uma deusa, nunca de um deus.
Ou seja, um brinde para todas as mulheres que mudaram a história!
Veja mais: Banco de Dados: Profissões para trabalhar na área
+ Profissões para quem quer trabalhar com Geopolitica
+ Tecnologia: 4 profissões para você iniciar em 2023
Pensa em fazer faculdade?
Se você, assim como essas mulheres inteligentes e corajosas, tem vontade de estudar e se destacar em uma área do conhecimento, entrar no ensino superior com uma faculdade é um ótimo passo!
E o melhor de tudo é que fazer faculdade não precisa ser algo que pese no seu bolso. Com a Quero Bolsa, você pode estudar com bolsa de estudo durante todo o curso e pagar muito mais barato por um ensino de qualidade.
A Quero Bolsa oferece oportunidades em diversos cursos em faculdades espalhadas por todo o Brasil. Há bolsas de estudo de até 80% em diversos cursos! Basta entrar na plataforma e procurar pelo curso que deseja estudar para ver a disponibilidade de bolsas:
Vale lembrar que a Quero Bolsa tem parceria com mais de 1.000 instituições de ensino, então o que não falta é opção de faculdade! Confira algumas faculdades parceiras bem avaliadas pelo MEC: