A Barbie astronauta foi lançada pela primeira vez em 1965, antes mesmo do homem pisar na Lua em 1969 e se tornando uma das primeiras bonecas a ter uma profissão científica. Além disso, desde 2022, duas bonecas Barbie vestidas de astronautas estão a bordo da Estação Espacial Internacional (ISS), como parte da missão DreamStar.
O projeto, que é uma parceria da Mattel com o laboratório US National da ISS, busca incentivar o interesse das meninas por temas como ciência, tecnologia, engenharia e matemática (STEM, na sigla em inglês) e mostrar que, de fato, elas podem ser o que quiserem.

Leia também: 6 profissões para quem quer trabalhar com Moda
+ 5 profissões que já utilizam o ChatGPT
A primeira Barbie Presidente foi lançada em 1992 e desde essa época apresentou uma mensagem poderosa para as meninas sobre liderança e empoderamento. Em 2016, ano de eleições norte-americanas, a Mattel criou a Barbie Presidente dos Estados Unidos, que contava também com uma vice-presidente mulher.

Mais atualmente, em 2018, a Mattel lançou a Barbie Engenheira Robótica, como uma forma de incentivar e encorajar as meninas a entrarem no mundo da programação, área com um pequeno número de mulheres em comparação aos homens.
Assim, além de roupas específicas e óculos de proteção, todas as bonecas desta profissão vinham com seis lições de programação grátis inspiradas na Barbie e planejadas para ensinar lógica, resolução de problemas e programação por montagem de blocos.

Confira: Oscar 2023: 5 profissões para quem ama Cinema
+ 5 profissões que usam matemática no dia a dia
+ 10 profissões que não podem ser MEI
Na mesma ideia de incentivar as meninas a exercerem profissões relacionadas à tecnologia, a Mattel criou a Barbie Desenvolvedora de Jogos em 2016. No computador que acompanha a boneca, tem códigos de verdade em Javascript e assim é possível ver vários exemplos de engines de jogo em um laptop de verdade.
