Informações
WhatsApp
Iniciar um atendimento
E-mail
contato@querobolsa.com.br
Telefone
Ligue para 0800 940 0840
Segunda a sexta das 09h às 19h
Como funciona?
Encontre seu curso
Faça sua pré-matrícula online
Economize até o fim do curso!

Chefe de cozinha: tudo sobre a profissão

O profissional responsável por coordenar o trabalho de todos dentro de uma cozinha

Com mercado de trabalho aquecido, chefe de cozinha encontra diversas oportunidades e precisa investir em formação

chefe de cozinha

Sobre a profissão

O chefe de cozinha é o profissional responsável por planejar e administrar o funcionamento de uma cozinha, com a elaboração dos cardápios e supervisão dos trabalhos de cozinheiros e ajudantes.

Ele tem a função de comando, organizando as ordens de preparo de pedido, as tarefas dos funcionários, a disponibilidade de alimentos para as receitas, a limpeza do ambiente, o sabor e a estética dos pratos preparados no restaurante.

Também cria receitas, dá seu toque pessoal a receitas já existentes, conhece a sazonalidade de alimentos e tem o domínio do cardápio oferecido aos clientes. Além disso, o chefe tem como responsabilidade escolher as melhores hortaliças, carnes e grãos nas feiras e mercados.

Alguns chefes de cozinha também são os donos do próprio negócio, o que envolve a necessidade de ações como o controle administrativo e financeiro do local e a análise de estratégias para atrair e manter clientes.

O chefe de cozinha é aquele que organiza e coordena o trabalho de todos dentro de uma cozinha. O profissional ainda elabora o cardápio e cuida da apresentação dos pratos. Atualmente, o mercado de trabalho tem mostrado que a carreira não se restringe a restaurantes, mas pode se expandir para espaços alternativos como food trucks, feirinhas e cozinhas especializadas. Outro ponto importante da área é o constante investimento na formação, para ficar por dentro de novas tendências, e o conhecimento em línguas estrangeiras.

O chefe de cozinha tem um mercado amplo para atuação. O comércio gastronômico recebe esse profissional em restaurantes de várias especialidades, bares, marmitarias, lanchonetes, pizzarias, hamburguerias, redes de fast food, churrascarias, entre outros.

Sua presença também é requisitada em empresas e instituições que produzem refeições em grande escala, como indústrias, empresas, universidades, presídios, escolas, hotéis, pousadas, cruzeiros marítimos e companhias aéreas. 

Um chefe de cozinha também é constantemente requisitado para consultoria em livros, programas de televisão e rádio, vídeos para internet, revistas, reportagens e outras produções, nas quais ele mesmo pode ser autor.

Por que ser um Chefe de cozinha?

Panorama em
O mercado não apresenta crescimento nos últimos anos

Não era isso que você esperava?

Mas espera...selecionamos outras profissões que apresentam crescimento.

    Chefe de cozinha

    Como se tornar um Chefe de cozinha?

    O cargo de chefe de cozinha pressupõe experiência e conhecimentos profundos na área. Como esse é um cargo de comando sob outros profissionais cozinheiros, o chefe precisa entender as habilidades que serão exigidas de seus comandados e o que ele mesmo poderá ter que executar.

    Cursos de Gastronomia ajudam o profissional da cozinha a ampliar seu repertório de receitas e a conhecer os mais diferentes utensílios que podem ser utilizados em seu trabalho para o preparo de alimentos.

    O curso superior na área de Gastronomia concede o título de gastrólogo. Por ser uma graduação tecnológica, pode ter, em média, dois anos. É realizada na modalidade EaD (educação a distância) e presencial.

    Vale a pena estudar para ter essa profissão?

    Ser formado ou não... eis a questão? 🤔

    Qual cidade deseja trabalhar?

    Mais profissões da área de Administração e Negócios

    Conheça mais profissões que combinam com você e compare as características dos cursos.