Informações
Como funciona?
Encontre seu curso
Faça sua pré-matrícula online
Economize até o fim do curso!

Bancário: tudo sobre a profissão

O profissional que auxilia em transações financeiras

Altos salários atraem bastante interesse para o setor; digitalização de serviços bancários pode reduzir postos de trabalho 

bancário

Sobre a profissão

A definição do trabalho de bancário tem se alterado nos últimos tempos. A tecnologia e as mudanças nos serviços das instituições financeiras têm mudado a realidade do funcionário dessas instituições.

O bancário comum é um profissional administrativo responsável pelas rotinas de pagamentos, saques, atendimento ao cliente, aconselhamento financeiro, análise de empréstimos e crédito e venda de produtos, como planos de capitalização, investimentos, seguros e consórcios.

Com a modernização das instituições bancárias, é comum que quem desempenha a função de bancário tenha uma formação em Marketing, Administração, Contabilidade e Informática.

Além do atendimento ao público com o pagamento de contas, o bancário pode realizar diversas atividades administrativas dentro de um banco. O trabalho nas agências também envolve abertura de contas, informações sobre cartões de crédito, fechamento de caixas e contagem de dinheiro nas transações feitas no dia. No Brasil, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) de 2018, do Ministério do Trabalho, o salário médio de um bancário é de R$3.537,15.

O bancário pode atuar no atendimento direto ao público na agência, como auxiliar, atendente de caixa ou gerente. 

Além disso, um banco conta com toda uma infraestrutura de profissionais que analisam documentos, entradas e saídas, gerenciam equipes e criam estratégias de atração de clientes. 

A migração entre os setores de um banco é comum, e o bancário precisa estar preparado para essas mudanças. Além disso, é comum que haja a transferência de funcionários para agências que possam ser em outro bairro ou outra cidade, conforme o banco enxergar a necessidade de mudanças.

Por que ser um Bancário?

Panorama em
O mercado não apresenta crescimento nos últimos anos

Não era isso que você esperava?

Mas espera...selecionamos outras profissões que apresentam crescimento.

    Bancário

    Como se tornar um Bancário?

    Para se tornar um bancário, é necessário ter completado pelo menos o Ensino Médio regular. Esse pré-requisito é o mais comum em concursos para bancos públicos, como os da Caixa Econômica e do Banco do Brasil.

    Mas, as instituições financeiras também têm empregado muitos estudantes das mais diversas áreas do conhecimento em programas de trainee e estágio, como aqueles que estão cursando Administração de Empresas, Direito, Marketing, Comunicação, Tecnologia da Informação, Contabilidade e até mesmo os das diferentes Engenharias.

    É possível também estudar com bolsa de estudo e fazer um curso com desconto. Ao garantir a bolsa, o estudante economiza bastante dinheiro e ainda consegue uma formação capaz de proporcionar melhores oportunidades no mercado de trabalho.

    Os testes e etapas para contratação podem exigir conhecimento em língua estrangeira, economia, atualidades, legislação, raciocínio lógico e matemática. São verificadas também a compreensão e clareza de comunicação em língua portuguesa e as habilidades em informática e sistemas.

    Os empregos no setor bancário são muito disputados devido aos altos seus salários e às vantagens, como plano de saúde, vale-refeição e alimentação, entre outros.

    Vale a pena estudar para ter essa profissão?

    Ser formado ou não... eis a questão? 🤔

    Qual cidade deseja trabalhar?

    Mais profissões da área de Administração e Negócios

    Conheça mais profissões que combinam com você e compare as características dos cursos.