Ajuda
Como funciona
0800 123 2222

0800 123 2222

Seg - Sex 8h-22h

Aceitamos ligação de celular.

Gestão Financeira

Sobre o curso de Gestão Financeira

O curso de Gestão Financeira ou Auditoria Fiscal e Tributária forma profissionais capazes de gerenciar o departamento financeiro de uma empresa. O estudante aprende a fazer planejamento financeiro, por meio da organização, captação e aplicação de recursos.

Ao final do curso, o aluno se qualifica para analisar o mercado e sugerir alterações e procedimentos que influenciem no desempenho de uma companhia. Em uma empresa, caberá a ele analisar os créditos e os demonstrativos contábeis, avaliar a manutenção de estoques, acompanhar faturamentos e fluxos de caixa.

No mercado de trabalho, o tecnólogo em Gestão Financeira pode ocupar cargos de assistente, analista, assessor ou consultor. Pode atuar no departamento financeiro de qualquer tipo de empresa, em bancos, corretoras de valores, no setor público ou como autônomo.

O que faz o tecnólogo em gestão financeira?

O tecnólogo em Gestão Financeira gerencia os serviços administrativos, as operações financeiras e os riscos em empresas de todos os setores da economia, inclusive as do setor bancário.

Ele gerencia recursos humanos, administra recursos materiais e serviços terceirizados de sua área. Planeja, dirige e controla os recursos e as atividades de uma organização, com o objetivo de minimizar o impacto financeiro de possíveis riscos.

Melhores faculdades com cursos de Gestão Financeira

Como é o curso Gestão Financeira

Segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais definidas pelo Ministério da Educação (MEC), o curso de Gestão Financeira ou Auditoria Fiscal e Tributária se enquadra como um curso tecnológico da área de Gestão e Negócios.

Ele deve apresentar conteúdos gerais e específicos da área de Gestão Financeira e Orçamentária. Fica a critério da instituição de ensino a aplicação de atividades complementares, estágio e trabalho de conclusão de curso.

Entre os conteúdos específicos do curso de Gestão Financeira, encontram-se tópicos em:

• Análise de cenário econômico;

• Contabilidade geral;

• Análise de demonstrativos financeiros;

• Matemática financeira;

• Análise de viabilidade econômico-financeira;

• Custos empresariais;

• Mercado financeiro e de capitais;

• Tesouraria;

• Controladoria.

Opções de Carreira

Onde o profissional pode trabalhar?

O profissional de Gestão Financeira atua em empresas industriais, comerciais, agrícolas, públicas, de educação e de serviços, incluindo-se as de intermediação financeira.

Na maioria dos casos, trabalha como assalariado, com carteira assinada, em equipe, sob supervisão ocasional. Exerce sua função em ambientes fechados e em horário diurno.

Quais são as exigências do mercado de trabalho?

Para atuar como administrador na área, o tecnólogo de Gestão financeira, além de curso reconhecido pelo MEC, precisa ter registro no Conselho Regional de Administração (CRA).

Para o exercício das ocupações de gerentes administrativos e financeiros, a escolaridade varia em função do porte da instituição empregadora.

Os requisitos para os gerentes de riscos são mais elevados - curso superior e pós-graduação na área e conhecimento do negócio em que atua. Neste caso, o pleno desempenho das atividades ocorre após cerca de cinco anos gerenciando riscos em uma área específica.

Quer ser avisado de novas bolsas?