Sobre o curso de Matemática
É a ciência que estuda a lógica, a estrutura, a quantidade, a relação e o espaço. Estuda também a resolução de problemas usando métodos lógicos e quantitativos. A matemática é usada em diversas áreas, como finanças, engenharia, medicina e ciências naturais.
O curso de Matemática forma profissionais capazes de usar a lógica na formulação de teorias e no teste de hipóteses, de desenvolver aplicações de cálculos na pesquisa e na ciência aplicada e de criar fórmulas e bancos de dados para interpretar e solucionar problemas.
Ao final do curso, o aluno se qualifica como bacharel ou licenciado e pode escolher trabalhar na carreira acadêmica, com pesquisa, ou em setores que usam a Matemática como recurso básico.
No mercado de trabalho, o matemático bacharel pode atuar em diversas áreas como: computação, telecomunicações, engenharia, mercado financeiro, indústria eletrônica e até mesmo na Medicina. Já o profissional licenciado, é habilitado para dar aula nos ensinos fundamental e médio. Outra vertente que pode ser explorada pelo matemático é com o trabalho na redação de livros didáticos.
Como é a faculdade de Matemática?
O curso de Matemática pode ser feito como bacharelado ou como licenciatura. Esses dois tipos de habilitações englobam algumas disciplinas em comum, mas a diferença acaba sendo no direcionamento dos estudos.
No bacharelado, a formação trabalha com qualquer aplicação da Matemática em diversas áreas.
Já na licenciatura, a qualificação é mais focada na preparação de professores, por isso a presença é maior de disciplinas ligadas ao processo de ensino e aprendizagem.
A duração média da graduação é de quatro anos.
Qual a grade curricular de Matemática?
Grade Curricular é o conjunto de matérias que o aluno estudará durante o curso. Veja abaixo um exemplo de grade curricular para o curso de Matemática em uma de nossas faculdades parceiras:
-
Análise Matemática
-
Cultura e Sociedade
-
Cálculo I
O que se aprende na faculdade de Matemática?
Segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais definidas pelo Ministério da Educação (MEC), o curso de Matemática deve conter alguns conteúdos obrigatórios conforme a modalidade.
Ao escolher sua faculdade, fique atento se deseja o bacharelado, licenciatura (habilitação para dar aulas) ou os dois formatos, caso seja possível. Nos dois tipos, o MEC indica a familiarização do uso do computador como instrumento de trabalho.
Os seguintes assuntos devem ser distribuídos na grade curricular do bacharelado:
Cálculo Diferencial e Integral;
Álgebra Linear;
Topologia;
Análise Matemática;
Álgebra;
Análise Complexa;
Geometria Diferencial;
Estudo de Probabilidade e Estatística;
Conhecimento de Física Geral e noções de Física Moderna.
Na grade curricular da licenciatura, devem ser distribuídos assuntos como:
Cálculo Diferencial e Integral;
Álgebra Linear;
Fundamentos de Análise;
Fundamentos de Álgebra;
Fundamentos de Geometria;
Geometria Analítica;
Conteúdos matemáticos da Educação Básica em Álgebra, Geometria e Análise;
Conteúdos da Ciência da Educação, da História e Filosofia das Ciências e da Matemática;
Conteúdos de áreas afins à Matemática, que são fontes originadoras de problemas e campos de aplicação de suas teorias;
Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação de professores, Educação Básica e Ensino Médio.
As instituições de ensino são livres para adicionarem assuntos relacionados, coerentes e adequados para a formação complementar do aluno.
Quanto custa uma faculdade de Matemática?
O valor do curso de Matemática pode variar bastante conforme a instituição de ensino. É possível encontrar mensalidades a partir de R$ 28,00 entre as instituições parceiras do Quero Bolsa.
Procure o curso de Matemática ideal para você!
Veja como é simples começar a estudar
- Encontre seu curso
- Garanta sua bolsa
- Economize até se formar
Sobre a carreira de Matemática
O que faz o profissional de Matemática?
O matemático elabora modelos matemáticos e lógicos, identificando problemas e situações de interesse, selecionando métodos e técnicas.
Também cria métodos, descreve modelos em linguagem matemática, processa simulações computacionais e faz o processo de validação, documentação, implementação e refinação de modelos.
O profissional da Matemática pode realizar atividades de pesquisa na área, tratar dados e informações, desenvolver produtos e sistemas e executar auditoria atuarial, assim como dar aulas e prestar consultorias técnicas.
Veja também: Quanto ganha um cientista no site da Quero Bolsa.
Onde o profissional de Matemática pode trabalhar?
Além da área da educação, o matemático também pode atuar no setor produtivo de empresas privadas e na administração pública, individualmente ou em equipe.
A atividade do profissional de Matemática consiste em aplicar métodos e técnicas da Matemática em outras áreas do conhecimento. Por isso, o matemático está presente também em instituições financeiras e na área de seguros e previdência privada.
Normalmente, tem carteira assinada e salário fixo.
Veja também: Quanto ganha um professor de Ciências Exatas? Confira na página de salários da Quero Bolsa.
Quanto ganha um profissional de Matemática?
O salário médio de um Matemático no Brasil é de R$ 8.071,55 . Os estados onde a profissão de Matemático têm os melhores salários são .
Quer saber o salário das demais especialidades? Veja aqui
Como ingressar na profissão de Matemática
Quais são as exigências do mercado de trabalho para o profissional de Matemática?
Para poder atuar profissionalmente, o matemático precisa do diploma em um curso reconhecido pelo MEC.
É comum encontrar profissionais com títulos de especialização, mestrado e doutorado.
Quais são as principais competências pessoais do profissional de Matemática?
As principais características do profissional de Matemática, listadas pelo Ministério do Trabalho, são:
Nota de corte para Matemática
Sabia que, utilizando apenas o seu resultado do Enem, você pode entrar em diversos cursos de universidades federais, estaduais e privadas?
Para ajudar o estudante a entender as suas possibilidades, o Quero Bolsa desenvolveu o Simulador de Nota de Corte . O sistema reúne os dados das últimas provas e mostra o desempenho mínimo para conseguir uma vaga em um dos programas educacionais do governo.
No último ano, as notas de corte registradas para o curso de Matemática foram: