Ajuda
Como funciona
0800 123 2222

0800 123 2222

Seg - Sex 8h-22h
Sáb 9h-13h

Aceitamos ligação de celular.

Recursos Humanos

Sobre o curso de Recursos Humanos

O curso de Recursos Humanos forma tecnólogos capazes de lidar com as questões que envolvem os trabalhadores das empresas.

Ao final do curso, o profissional poderá gerir as atividades da área de RH, como contratações, transferências de funcionários, demissões, cálculo de salário e férias. Além disso, poderá planejar estratégias para melhorar o ambiente de trabalho e a integração entre os setores da empresa.

O mercado de trabalho para a área é promissor e está em crescente expansão. O profissional pode trabalhar em qualquer empresa no Departamento Pessoal ou de Recursos Humanos.

O que faz o profissional de Recursos Humanos?

O profissional de Recursos Humanos administra pessoal e plano de cargos e salários, além de promover ações de treinamento e de desenvolvimento de pessoal.

Também efetua o processo de recrutamento e de seleção, gera plano de benefícios e promove ações de qualidade de vida e assistência aos empregados. Ele administra relações de trabalho e coordena sistemas de avaliação de desempenho.

Melhores faculdades com cursos de Recursos Humanos

Como é o curso de Recursos Humanos?

Segundo o Catálogo Nacional de Cursos Superiores definido pelo Ministério da Educação (MEC), o curso de Recursos Humanos deve preparar o profissional para, entre outros itens:

• Desenvolver planos de carreira;

• Planejar programas de qualidade de vida no trabalho;

• Avaliar a necessidade de contratação de novos colaboradores;

• Planejar e gerenciar sistemas de gestão de pessoas;

• Promover o desenvolvimento do comportamento individual (motivação), do grupo (negociação, liderança, poder e conflitos) e da organização (cultura, estrutura e tecnologias).

Caso queira dar prosseguimento dos estudos, o aluno pode ingressar numa pós-graduação na área de Administração, por exemplo.

Onde o profissional de Recursos Humanos pode trabalhar?

O profissional de Recursos Humanos exerce suas funções em empresas de planejamento (desenvolvimento de projetos, assessoramento técnico e consultoria) e nas empresas em geral (indústria, comércio e serviços).

Pode, também, atuar em órgãos públicos, institutos, centros de pesquisa e instituições de ensino.

Quais são as exigências do mercado de trabalho?

Para poder atuar profissionalmente, o tecnólogo em Recursos Humanos precisa apenas do diploma em um curso reconhecido pelo MEC, já que não é obrigatória a inscrição em nenhum órgão ou conselho da categoria.

O desempenho pleno das funções ocorre após o período de cinco anos de experiência profissional.

Quer ser avisado de novas bolsas?