Ajuda
Como funciona
0800 123 2222

0800 123 2222

Seg - Sex 8h-22h
Sáb 9h-13h

Aceitamos ligação de celular.

Ciências Contábeis

Sobre o curso de Ciências Contábeis

O curso de Ciências Contábeis forma profissionais com capacidade de planejamento e gerência contábil de instituições. Ao final do curso, o aluno se qualifica para gerenciar as contas de empresas e pessoas físicas, por meio do registro e do controle das receitas, das despesas e dos lucros.

Durante a graduação, o estudante aprende conceitos teóricos e específicos da área, como Contabilidade Geral, Tributária, Gerencial e Pública, além de Legislação.

O futuro profissional de Ciências Contábeis pode optar pela especialização em áreas como Contabilidade Rural, Industrial e Previdenciária.

Além de se capacitar para planejar e controlar o fluxo financeiro de uma instituição, o estudante torna-se capaz de orientar estratégias empresariais e prestar assessoria contábil.

Algumas atividades são exclusivas desse profissional: a auditoria e as perícias contábeis.

O que faz o contador?

O contador legaliza empresas, elaborando contrato social ou estatuto e notificando encerramento junto aos órgãos competentes. Também administra os tributos da empresa e registra atos e fatos contábeis.

Ele controla o ativo permanente, gerencia custos e administra o departamento pessoal, além de preparar obrigações acessórias, como declarações ao fisco, órgãos competentes e contribuintes.

O profissional de Contabilidade administra o registro dos livros nos órgãos apropriados, elabora demonstrações contábeis e presta consultoria e informações gerenciais.

Pode, também, fazer auditoria interna e externa, atender solicitações de órgãos fiscalizadores e realiza perícia.

Melhores faculdades com cursos de Ciências Contábeis

Como é o curso de Ciências Contábeis

Segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais definidas pelo Ministério da Educação (MEC), o curso de Ciências Contábeis deve contemplar conceitos e estudos sobre o cenário econômico e financeiro, nacional e internacional, proporcionando relação com as normas internacionais de contabilidade.

O conteúdo do curso de Ciências Contábeis é dividido em núcleos de formação básica, profissionalizante e teórico-prática.

Núcleo de Formação Básica: estudos relacionados com outras áreas do conhecimento, como Administração, Economia, Direito, Métodos Quantitativos, Matemática e Estatística;

Núcleo de Formação Profissionalizante: estudos específicos em Teorias da Contabilidade, incluindo as noções das atividades atuariais e de quantificações de informações financeiras, patrimoniais, governamentais e não-governamentais, de auditorias, perícias, arbitragens e controladoria, com suas aplicações nos setores público e privado;

Núcleo de Formação Teórico-Prática: estágio curricular supervisionado, atividades complementares, estudos independentes, conteúdos optativos, prática em laboratório de informática utilizando softwares atualizados para Contabilidade.

Onde o profissional pode trabalhar?

O contador trabalha em escritórios de contabilidade e em departamentos de contabilidade de empresas agrícolas, industriais, comerciais e de serviços, incluindo bancos.

Pode ser autônomo ou empregado com carteira assinada, atuando sob supervisão, em ambiente fechado e em horário diurno. O perito contábil, no entanto, trabalha por conta própria e sem supervisão, com possibilidade de exercer sua função a distância.

Eventualmente, o contador trabalha sob pressão, o que pode levar à situação de estresse.

Quais são as exigências do mercado de trabalho?

Para poder atuar profissionalmente, além do diploma em um curso reconhecido pelo MEC, o contador precisa estar regularmente inscrito no Conselho Regional de Contabilidade (CRC).

O desempenho pleno das atividades ocorre após quatro anos de experiência para o contador e após mais de cinco anos para o auditor geral e o perito contábil.

Para o profissional que deseja atuar nas áreas de Auditoria Independente ou Perícia Contábil, é necessário ser aprovado no Exame de Qualificação Técnica, para se registrar no Cadastro Nacional de Auditores Independentes (CNAI) e no Cadastro Nacional dos Peritos Contábeis (CNPC) do Conselho Federal de Contabilidade (CFC).

Quer ser avisado de novas bolsas?