Envie mensagem ou ligue
Informações

Contador

Os conhecimentos matemáticos, administrativos e tributários fazem parte do cotidiano de um contador

O que faz um contador

O contador é o profissional que cuida da organização financeira das pessoas, empresas e instituições. Ele tem entre suas responsabilidades o controle das entradas e saídas de uma empresa, questões tributárias e patrimoniais, encargos trabalhistas, balanços e demais dados financeiros que serão necessários para um boa administração e respeito a todos os trâmites burocráticos que as leis exigem.

Ele também audita contratos, verificando inconsistências e incompatibilidades econômicas e fiscais, gera relatórios, presta consultoria, elabora a Declaração do Imposto de Renda, faz cálculos da área de seguros e previdência e ainda realiza perícias para processos judiciais.

Sobre o mercado de trabalho

R$ 5163,39
estado com maior salário - São Paulo
18037
contratações no último ano (2018)
19732
demissões no último ano
-1695
saldo de vagas criadas

Como se tornar um contador

A profissão de contador exige a conclusão de um curso superior em Ciências Contábeis devidamente autorizado pelo Ministério da Educação (MEC). É uma graduação de aproximadamente quatro anos, que pode ser realizada em formato presencial ou online, com a educação a distância (EaD).

Com o título de bacharel em Ciências Contábeis em mãos, o profissional precisa ainda de um registro no Conselho Regional de Contabilidade (CRC).

O contador que desejar atuar em empresas públicas ou nas estruturas de administração governamentais deve ser aprovado em um concurso público. Algumas bancas valorizam especializações na área e concedem pontos extras na classificação aos candidatos que apresentarem seus comprovantes de titulação.

Áreas de atuação

O contador pode atuar de forma independente, abrindo seu próprio escritório de contabilidade e atendendo às demandas de pessoas físicas e jurídicas conforme sua capacidade de volume de trabalho e equipe disponível.

Diversas empresas preferem um contador interno e dedicado somente aos seus serviços. Normalmente, esses profissionais estão em empresas com cargas mais complexas de serviços e volumes maiores de transações e pessoal.

Os setores administrativos dos órgãos públicos também contam com contadores em sua grade de funcionários. São profissionais que precisam de extrema rigorosidade na análise dos números para controle financeiro e para que as verbas públicas tenham aplicação correta.

O setor acadêmico também tem espaço para docentes nos cursos superiores e técnicos de Ciências Contábeis ou até mesmo  Administração, dentro da área financeira.

Outras áreas de atuação de um contador:

  • Auditoria
  • Perícia
  • Consultoria e Assessoria
  • Capitalização, Seguros, Previdência e Investimentos
  • Educação financeira