Informações
WhatsApp
Iniciar um atendimento
E-mail
contato@querobolsa.com.br
Telefone
Ligue para 0800 940 0840
Segunda a sexta das 09h às 19h
Como funciona?
Encontre seu curso
Faça sua pré-matrícula online
Economize até o fim do curso!

Assistente administrativo: tudo sobre a profissão

Aquele que ajuda nas rotinas de uma empresa

Mercado de trabalho mostra crescimento por se tratar de um profissional fundamental em qualquer negócio

assistente administrativo

Sobre a profissão

O assistente administrativo é responsável por realizar as demandas administrativas necessárias no cotidiano das empresas e instituições. 

Ele possui o papel de auxiliar gestores em suas atividades e necessidades operacionais, como contato com o ambiente externo, gerência de documentação recebida e enviada, organização de agenda e controle de receitas e material.

A atuação do assistente administrativo pode ser percebida no recebimento e envio de documentos, controle de contas, elaboração de relatórios, emissão de notas fiscais e atualização de arquivos e cadastros. Como se trata de uma função essencial nas empresas, o número de contratações costuma ser grande.

As empresas do setor público e privado empregam assistentes administrativos. Eles podem atuar com questões financeiras, na organização de arquivos, na revisão de documentação, recebimento de demandas, atendimento e logística. 

É importante lembrar que o assistente administrativo é um auxiliar e tem limitações de atuação, já que a Administração é uma área regulamentada profissionalmente. Quem deseja crescer profissionalmente, é indicado fazer um curso superior em Administração de Empresas ou em áreas semelhantes.

Por que ser um Assistente administrativo?

Panorama em
O mercado não apresenta crescimento nos últimos anos

Não era isso que você esperava?

Mas espera...selecionamos outras profissões que apresentam crescimento.

    Assistente administrativo

    Como se tornar um Assistente administrativo?

    Para atuar como assistente administrativo, é necessário possuir Ensino Médio completo. Um curso técnico de Administração também pode ajudar quem deseja se aprofundar na área e obter conhecimentos específicos do setor. Com o curso técnico ou superior, o aluno pode conseguir um estágio que ajudará em seu currículo ou resultar em oportunidades de efetivação na empresa.

    É possível também estudar Administração com bolsa de estudo e fazer o curso com desconto. Assim, a economia acaba sendo grande e ainda proporciona melhores oportunidades no mercado de trabalho.

    O assistente administrativo tem como qualidades pessoais a organização, responsabilidade, agilidade, atenção, boa memória, paciência e confiabilidade. São qualidades técnicas essenciais conseguir lidar com números, a boa comunicação verbal e escrita e ter conhecimentos de programas de informática usados em escritórios, como o Word e o Excel.

    O cargo de assistente administrativo também está presente em diversos órgãos de administração pública. Para ingressar no serviço governamental nessa vaga, é preciso ser aprovado em concurso público.

    Vale a pena estudar para ter essa profissão?

    Ser formado ou não... eis a questão? 🤔

    Qual cidade deseja trabalhar?

    Mais profissões da área de Administração e Negócios

    Conheça mais profissões que combinam com você e compare as características dos cursos.