logo

  • Lista de faculdades
  • Lista de cursos
  • Lista de profissões
  • Revista Quero
  • Central de ajuda

Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque sua bolsa

    Escolha um curso e encontre a melhor opção pra você.


  2. Garanta sua bolsa

    Faça a sua adesão e siga os passos para o processo seletivo.


  3. Estude pagando menos

    Aí é só realizar a matrícula e mandar ver nos estudos.


Assistente administrativo: tudo sobre a profissão

Aquele que ajuda nas rotinas de uma empresa. Mercado de trabalho mostra crescimento por se tratar de um profissional fundamental em qualquer negócio
assistente administrativo

Sobre a profissão

O assistente administrativo é responsável por realizar as demandas administrativas necessárias no cotidiano das empresas e instituições

Ele possui o papel de auxiliar gestores em suas atividades e necessidades operacionais, como contato com o ambiente externo, gerência de documentação recebida e enviada, organização de agenda e controle de receitas e material.


O profissional poderá atuar em concomitância das agendas de diretores/líderes, assim como outros setores de empresas e instituições. O assistente administrativo está apto ao trabalho operacional com a organização de documentos, recebimento de pessoas e redirecionamento de produtos/encomendas no ambiente de trabalho, além de ações iniciais no âmbito de gestão e finanças. O trabalho como assistente administrativo pode acarretar em uma agenda muito flexível, com imprevistos e possibilidade de alterações na rotina de atuação. 


De acordo com a Classificação Brasileira de Ocupações (CBO), o assistente administrativo pode atuar com a 

  • execução de serviços de apoio nas áreas de recursos humanos, administração, finanças e logística; 
  • atendimento de fornecedores e clientes, fornecendo e recebendo informações sobre produtos e serviços; 
  • tratamento de documentos variados, cumprindo todo o procedimento necessário referente aos mesmos;
  • atuação na concessão de microcrédito a microempresários, atendendo clientes em campo e nas agências, prospectando clientes nas comunidades;
  • atuação na área de captação de recursos, planejando e implementando estratégias de captação e contato com doadores/ parceiros.

A atuação do assistente administrativo pode ser percebida no recebimento e envio de documentos, controle de contas, elaboração de relatórios, emissão de notas fiscais e atualização de arquivos e cadastros. Como se trata de uma função essencial nas empresas, o número de contratações costuma ser grande.

O assistente administrativo poderá trabalhar com aparelhos eletrônicos e de informática no seu cotidiano profissional. Além disso, em alguns casos, o assistente administrativo deverá ter conhecimento sobre legislação, manuais e diretrizes da atuação profissional, conhecimento de questões básicas sobre softwares de gerenciamento e organização de atividades. Este profissional também poderá atuar em cenários comunicacionais e/ou de resolução de problemas em seu cotidiano.

Além disso, o assistente administrativo está apto ao trabalho com áreas específicas de assistência. Essa possibilidade pode ser concretiza dependendo do serviço que a instituição presta e do plano de carreira do profissional, que pode ter uma ascensão paras as áreas listadas a seguir:

  • Assistente de Atendimento;
  • Assistente Comercial;
  • Assistente de Compras;
  • Assistente de Departamento Pessoal;
  • Assistente de Logística.

Não deixe de conferir mais informações sobre carreiras e atuações profissionais da área de Administração no Guia de Profissões da Quero Bolsa. Além das possibilidades para o assistente administrativo, veja detalhes da carreira de um administrador, auxiliar administrativo, analista administrativo e gerente administrativo. 

Para mais informações sobre a formação acadêmica deste profissional, confira a página de Administração no site da Quero Bolsa e saiba mais sobre a grade curricular, exigências e duração do curso.

As empresas do setor público e privado empregam assistentes administrativos. Eles podem atuar com questões financeiras, na organização de arquivos, na revisão de documentação, recebimento de demandas, atendimento e logística

É importante lembrar que o assistente administrativo é um auxiliar e tem limitações de atuação, já que a Administração é uma área regulamentada profissionalmente. Quem deseja crescer profissionalmente, é indicado fazer um curso superior em Administração de Empresas ou em áreas semelhantes.

Empresas do ramo comercial, industrial e de serviços, instituições públicas, organizações sem fins lucrativos e instituições de ensino são algumas áreas que usufruem dos serviços deste profissional. Em outras palavras, o assistente administrativo possui ampla possibilidade de atuação profissional.

Está com dúvidas se a profissão de assistente administrativo se assemelha às suas habilidades ou se é a escolha certa para você? Então não deixe de conferir o Teste Vocacional da Quero Bolsa. É rápido e gratuito.


Por que ser um Assistente administrativo?

Panorama no estado de:
O mercado não apresenta crescimento nos últimos anos

Mas espera...selecionamos outras profissões que apresentam crescimento.

    Assistente administrativo

    Como se tornar um Assistente administrativo?

    Para atuar como assistente administrativo, é necessário possuir Ensino Médio completo. Um curso técnico de Administração também pode ajudar quem deseja se aprofundar na área e obter conhecimentos específicos do setor. Com o curso técnico ou superior, o aluno pode conseguir um estágio que ajudará em seu currículo ou resultar em oportunidades de efetivação na empresa.

    É possível também estudar Administração com bolsa de estudo e fazer o curso com desconto. Assim, a economia acaba sendo grande e ainda proporciona melhores oportunidades no mercado de trabalho.

    Vale destacar que algumas instituições de ensino também oferecem cursos livres para atuação como Assistente Administrativo. Em geral, o curso poderá ser disponibilizado nas modalidades presencial e a distância (EaD) com duração média de 160 horas aos  estudantes. Dentro dessa carga horária reduzida, a tendência é que o curso aborde temas fundamentais e relacionados à área administrativa, assuntos sobre gestão de conflitos, aprendizado de softwares de escritório, cultura e processos de Organizações e disciplinas sobre arquivamento e gerenciamento de documentos.

    O assistente administrativo tem como qualidades pessoais a organização, responsabilidade, agilidade, atenção, boa memória, paciência e confiabilidade. São qualidades técnicas essenciais conseguir lidar com números, a boa comunicação verbal e escrita e ter conhecimentos de programas de informática usados em escritórios, como o Word e o Excel.

    O cargo de assistente administrativo também está presente em diversos órgãos de administração pública. Para ingressar no serviço governamental nessa vaga, é preciso ser aprovado em concurso público.

    Se você gostaria de se profissionalizar como assistente administrativo e fazer sua faculdade com uma bolsa de estudo em Administração, veja os cursos disponíveis na Quero Bolsa.

    Além disso, caso você tenha outras dúvidas sobre o curso de Administração, acesse a Comunidade Quero e faça sua pergunta!

    Vale a pena estudar para ter essa profissão?

    Ser formado ou não... eis a questão?

    Qual cidade deseja trabalhar?

    Mais profissões da área de Administração e Negócios

    Conheça mais profissões que combinam com você e compare as características dos cursos.