Envie mensagem ou ligue
Informações

Assistente administrativo

O assistente administrativo está presente nas empresas auxiliando as rotinas de um gestor

O que faz um assistente administrativo

O assistente administrativo é responsável por realizar as demandas administrativas necessárias no cotidiano das empresas e instituições. 

Ele possui o papel de auxiliar gestores em suas atividades e necessidades operacionais, como contato com o ambiente externo, gerência de documentação recebida e enviada, organização de agenda e controle de receitas e material.

O assistente administrativo também pode ser chamado de auxiliar administrativo.

Sobre o mercado de trabalho

R$ 2130,61
estado com maior salário - Distrito Federal
176577
contratações no último ano (2018)
145957
demissões no último ano
30620
saldo de vagas criadas

Como se tornar um assistente administrativo

Para atuar como assistente administrativo, é necessário possuir Ensino Médio completo. Um curso técnico de Administração também pode ajudar quem deseja se aprofundar na área e obter conhecimentos específicos do setor. Com o curso técnico ou superior, o aluno pode conseguir um estágio que ajudará em seu currículo ou resultar em oportunidades de efetivação na empresa.

O assistente administrativo tem como qualidades pessoais a organização, responsabilidade, agilidade, atenção, boa memória, paciência e confiabilidade. São qualidades técnicas essenciais conseguir lidar com números, a boa comunicação verbal e escrita e ter conhecimentos de programas de informática usados em escritórios, como o Word e o Excel.

O cargo de assistente administrativo também está presente em diversos órgãos de administração pública. Para ingressar no serviço governamental nessa vaga, é preciso ser aprovado em concurso público.

Áreas de atuação

As empresas do setor público e privado empregam assistentes administrativos. Eles podem atuar com questões financeiras, na organização de arquivos, na revisão de documentação, recebimento de demandas, atendimento e logística. 

É importante lembrar que o assistente administrativo é um auxiliar e tem limitações de atuação, já que a Administração é uma área regulamentada profissionalmente. Quem deseja crescer profissionalmente, é indicado realizar um curso superior em Administração de Empresas ou em áreas semelhantes.