Envie mensagem ou ligue
Informações

Assistente pessoal

Organização e boa comunicação são essenciais para quem quer ser assistente pessoal

O que faz um assistente pessoal

O assistente pessoal é um profissional cujas funções são de assessoria às mais diversas demandas no que se refere ao âmbito doméstico-familiar ou comercial.

Essas funções podem ser atender e realizar telefonemas, receber e pagar contas, preparar refeições, fazer compras, cuidar dos afazeres domésticos, organizar e realizar acompanhamento em viagens, digitar e enviar documentos e e-mails, gerenciar o orçamento, manter estoques de equipamentos em dia, relatar problemas, preparar reuniões, redigir atas, entre várias outras possibilidades.

Como se tornar um assistente pessoal

Para se tornar um assistente pessoal, não é obrigatório realizar algum curso específico, mas um profissional qualificado terá mais chances no mercado de trabalho. É indicado, no mínimo, ter o Ensino Médio completo. 

Existem cursos livres na área de assistência pessoal e cursos técnicos ou superiores em Secretariado, para quem deseja uma especialização e aprofundamento na área.

Algumas vagas podem exigir que o assistente pessoal tenha habilidade de se comunicar em línguas estrangeiras. Além disso, é importante ter conhecimentos de informática para atuar em escritórios e poder lidar com a redação de documentos, elaboração de planilhas ou compras e contatos virtuais.

Áreas de atuação

O assistente pessoal está bastante presente nos escritórios, assessorando diretamente um superior com suas demandas e responsabilidades. Sua função é semelhante a de um secretário. A diferença entre as profissões é que o secretário nem sempre está autorizado a realizar pedidos do chefe que estejam fora do âmbito dos interesses da instituição.

No ambiente doméstico-familiar, o assistente pessoal também é requisitado. Nesses casos, ele pode ser contratado para organizar rotinas e agenda da casa, providenciar os estoques de alimentos e produtos de limpeza, atender na ausência de seu chefe e repassar os recados recebidos.