O assistente pessoal é um profissional cujas funções são de assessoria às mais diversas demandas no que se refere ao âmbito doméstico-familiar ou comercial.
Essas funções podem ser atender e realizar telefonemas, receber e pagar contas, preparar refeições, fazer compras, cuidar dos afazeres domésticos, organizar e realizar acompanhamento em viagens, digitar e enviar documentos e e-mails, gerenciar o orçamento, manter estoques de equipamentos em dia, relatar problemas, preparar reuniões, redigir atas, entre várias outras possibilidades.
O trabalho de um assistente pessoal envolve as mais diversas tarefas, como organizar contas, planejar festas, arrumar malas e armários ou até mesmo cuidar do animal de estimação. No Brasil, segundo dados de 2019 do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho, o salário médio de um assistente pessoal fica em torno de R$2.000,00.
Caso você tenha dúvidas se esta profissão é a escolha certa para você, não deixe de conferir o Teste Vocacional da Quero Bolsa. É rápido, gratuito e pode te ajudar nesta importante escolha profissional.
O assistente pessoal está bastante presente nos escritórios, assessorando diretamente um superior com suas demandas e responsabilidades. Sua função é semelhante a de um secretário. A diferença entre as profissões é que o secretário nem sempre está autorizado a realizar pedidos do chefe que estejam fora do âmbito dos interesses da instituição.
No ambiente doméstico-familiar, o assistente pessoal também é requisitado. Nesses casos, ele pode ser contratado para organizar rotinas e agenda da casa, providenciar os estoques de alimentos e produtos de limpeza, atender na ausência de seu chefe e repassar os recados recebidos.
Mas espera...selecionamos outras profissões que apresentam crescimento.
Para se tornar um assistente pessoal, não é obrigatório realizar algum curso específico, mas um profissional qualificado terá mais chances no mercado de trabalho. É indicado, no mínimo, ter o Ensino Médio completo. Existem cursos livres na área de assistência pessoal e cursos técnicos ou superiores em Secretariado, para quem deseja uma especialização e aprofundamento na área. É possível também estudar Secretariado com bolsa de estudo e fazer o curso com desconto. Dessa forma, há uma economia grande de dinheiro e melhores oportunidades no mercado de trabalho com uma formação mais completa.
Algumas vagas podem exigir que o assistente pessoal tenha habilidade de se comunicar em línguas estrangeiras. Além disso, é importante ter conhecimentos de informática para atuar em escritórios e poder lidar com a redação de documentos, elaboração de planilhas ou compras e contatos virtuais.
Se você gostaria de se profissionalizar como Assistente Pessoal e fazer sua faculdade com uma bolsa de estudo em Secretariado, veja as ofertas disponíveis na Quero Bolsa.
Caso você tenha outras dúvidas sobre o curso de Secretariado, acesse a Comunidade Quero e faça sua pergunta!
Ser formado ou não... eis a questão?
Conheça mais profissões que combinam com você e compare as características dos cursos.