Informações
WhatsApp
Iniciar um atendimento
E-mail
contato@querobolsa.com.br
Telefone
Ligue para 0800 940 0840
Segunda a sexta das 09h às 19h
Como funciona?
Encontre seu curso
Faça sua pré-matrícula online
Economize até o fim do curso!

Assistente pessoal: tudo sobre a profissão

Aquele que ajuda a organizar rotinas pessoais e de trabalho

Área vem mostrando sinais de crescimento nos últimos anos; profissional ganha em média R$2.000,00 no Brasil

assistente pessoal

Sobre a profissão

O assistente pessoal é um profissional cujas funções são de assessoria às mais diversas demandas no que se refere ao âmbito doméstico-familiar ou comercial.

Essas funções podem ser atender e realizar telefonemas, receber e pagar contas, preparar refeições, fazer compras, cuidar dos afazeres domésticos, organizar e realizar acompanhamento em viagens, digitar e enviar documentos e e-mails, gerenciar o orçamento, manter estoques de equipamentos em dia, relatar problemas, preparar reuniões, redigir atas, entre várias outras possibilidades.

O trabalho de um assistente pessoal envolve as mais diversas tarefas, como organizar contas, planejar festas, arrumar malas e armários ou até mesmo cuidar do animal de estimação. No Brasil, segundo dados de 2019 do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho, o salário médio de um assistente pessoal fica em torno de R$2.000,00.

O assistente pessoal está bastante presente nos escritórios, assessorando diretamente um superior com suas demandas e responsabilidades. Sua função é semelhante a de um secretário. A diferença entre as profissões é que o secretário nem sempre está autorizado a realizar pedidos do chefe que estejam fora do âmbito dos interesses da instituição.

No ambiente doméstico-familiar, o assistente pessoal também é requisitado. Nesses casos, ele pode ser contratado para organizar rotinas e agenda da casa, providenciar os estoques de alimentos e produtos de limpeza, atender na ausência de seu chefe e repassar os recados recebidos.

Por que ser um Assistente pessoal?

Panorama em
O mercado não apresenta crescimento nos últimos anos

Não era isso que você esperava?

Mas espera...selecionamos outras profissões que apresentam crescimento.

    Assistente pessoal

    Como se tornar um Assistente pessoal?

    Para se tornar um assistente pessoal, não é obrigatório realizar algum curso específico, mas um profissional qualificado terá mais chances no mercado de trabalho. É indicado, no mínimo, ter o Ensino Médio completo. 

    Existem cursos livres na área de assistência pessoal e cursos técnicos ou superiores em Secretariado, para quem deseja uma especialização e aprofundamento na área.

    É possível também estudar Secretariado com bolsa de estudo e fazer o curso com desconto. Dessa forma, há uma economia grande de dinheiro e melhores oportunidades no mercado de trabalho com uma formação mais completa.

    Algumas vagas podem exigir que o assistente pessoal tenha habilidade de se comunicar em línguas estrangeiras. Além disso, é importante ter conhecimentos de informática para atuar em escritórios e poder lidar com a redação de documentos, elaboração de planilhas ou compras e contatos virtuais.

    Vale a pena estudar para ter essa profissão?

    Ser formado ou não... eis a questão? 🤔

    Qual cidade deseja trabalhar?

    Mais profissões da área de Administração e Negócios

    Conheça mais profissões que combinam com você e compare as características dos cursos.