logo

  • Lista de faculdades
  • Lista de cursos
  • Lista de profissões
  • Revista Quero
  • Central de ajuda

Como funciona
  1. Busque sua bolsa

    Escolha um curso e encontre a melhor opção pra você.


  2. Garanta sua bolsa

    Faça a sua adesão e siga os passos para o processo seletivo.


  3. Estude pagando menos

    Aí é só realizar a matrícula e mandar ver nos estudos.


Mestre cervejeiro: tudo sobre a profissão

O profissional que acompanha o processo de produção da cerveja. Com o fenômeno das cervejas artesanais, mercado tem crescido nos últimos anos
mestre cervejeiro

Sobre a profissão

O mestre cervejeiro é o responsável pela produção de cervejas e chopes, desde a seleção de matérias-primas e criação de novas receitas até o controle final de qualidade do produto pronto. O profissional acompanha todo o processo produtivo, garantindo a qualidade e o sabor da bebida. O mestre cervejeiro também assina as fórmulas dos diversos tipos de cerveja produzidos em sua empresa.

Durante a produção, o mestre cervejeiro deve garantir, além da qualidade do produto, que a bebida apresente sempre o mesmo sabor, cor, espuma e aroma, de acordo com o previsto pela receita. Esse profissional deve ter grande conhecimento sobre os ingredientes essenciais da cerveja, como lúpulo, malte, água e leveduras, para que possa combiná-los da melhor forma possível.

O mestre cervejeiro tem a chance de atuar profissionalmente com uma das bebidas mais consumidas pelos brasileiros. Ele tem a responsabilidade de supervisionar a produção da cerveja e garantir que cada latinha ou garrafa tenha o mesmo gosto. O profissional pode trabalhar tanto com sua marca própria, quanto em grandes indústrias. O mercado de trabalho, segundo levantamento realizado pela Associação Brasileira de Cerveja Artesanal (Abracerva), em 2018, mostra crescimento significativo no setor. Os estados do Rio Grande do Sul e São Paulo são os que possuem mais cervejarias artesanais registradas.

O mestre cervejeiro pode fundar uma indústria própria para a produção de cervejas artesanais criadas com base em sua própria receita, ou então trabalhar em grandes cervejarias, ficando responsável pelo processo produtivo, pelo controle de qualidade e pelo lançamento de novas fórmulas e produtos.

Por que ser um Mestre cervejeiro?

Panorama no estado de:
O mercado não apresenta crescimento nos últimos anos

Mas espera...selecionamos outras profissões que apresentam crescimento.

    Mestre cervejeiro

    Como se tornar um Mestre cervejeiro?

    Não é necessário formação de nível superior para se tornar um mestre cervejeiro em pequenas empresas de cerveja artesanal, mas o conhecimento sobre a produção da bebida e componentes de suas receitas é essencial.

    Um curso de Gastronomia pode ajudar a compreender as melhores combinações de sabores e matérias-primas que podem ser agregados à fabricação da bebida. O curso de Engenharia de Produção auxiliará a entender todo o processo produtivo. O profissional, então, pode se especializar na área, tornando-se um mestre cervejeiro. No Brasil, contudo, existe, no Sul do país, um curso técnico específico para essa profissão, oferecido pela Escola Superior de Cerveja e Malte em Blumenau (SC). No exterior, especialmente em países cuja cerveja faz parte da cultura, há muitos cursos para formar mestre cervejeiro.

    Se você gostaria de se profissionalizar na área e fazer sua faculdade com uma bolsa de estudo em Engenharia de Produção, por exemplo, veja as ofertas disponíveis na Quero Bolsa.

    Vale a pena estudar para ter essa profissão?

    Ser formado ou não... eis a questão?

    Qual cidade deseja trabalhar?

    Mais profissões da área de Administração e Negócios

    Conheça mais profissões que combinam com você e compare as características dos cursos.