Informações
WhatsApp
Iniciar um atendimento
E-mail
contato@querobolsa.com.br
Telefone
Ligue para 0800 940 0840
Segunda a sexta das 09h às 19h
Como funciona?
Encontre seu curso
Faça sua pré-matrícula online
Economize até o fim do curso!

Analista financeiro: tudo sobre a profissão

Aquele que controla os gastos de uma empresa

Instabilidade econômica vivida pelo país pode gerar oportunidades no mercado de trabalho; Rio de Janeiro e Distrito Federal apresentam maiores salários médios

analista financeiro

Sobre a profissão

O analista financeiro tem como responsabilidade planejar, gerir e analisar os recursos financeiros de uma empresa. Ele deve garantir rentabilidade nas contas e investimentos, verificando a necessidade de gastos e a disponibilidade de recursos.

Os balanços, negociações, cotações, extratos bancários, pagamentos de contas,  impostos e demais serviços burocráticos relacionados ao controle financeiro estão sob responsabilidade de um analista financeiro.

Na área de gestão, ele pode coletar informações, realizar cálculos e planilhas, cuidar de cobranças e notas fiscais, gerir o fluxo de caixa e controlar os gastos com folha salarial e demais entradas e saídas de dinheiro. Cabe ao analista financeiro produzir relatórios e analisar despesas da empresa, propondo uma melhor rentabilidade do capital investido e cortando excessos.

As atividades do analista financeiro envolvem o controle de gastos de uma empresa. O dia a dia desse profissional, geralmente, é tomado pelo planejamento de estratégias e pela identificação de possíveis investimentos que possam ajudar a vida financeira de uma organização.

Os setores administrativos de empresas médias e grandes são os mais abertos para atuação de analistas financeiros. A área de projetos e consultoria de investimentos também apresenta oportunidades para esse profissional, que verifica a viabilidade econômica e riscos de um empreendimento ou investimento.

Dentro de empresas que oferecem crédito, o analista financeiro irá analisar a qualidade e a solidez financeira dos candidatos a empréstimos e indicar se a instituição deve ou não realizar as operações com aquele cliente. Nesse mercado, o analista financeiro pode construir soluções de recuperação financeira.

Por que ser um Analista financeiro?

Panorama em
O mercado não apresenta crescimento nos últimos anos

Não era isso que você esperava?

Mas espera...selecionamos outras profissões que apresentam crescimento.

    Analista financeiro

    Como se tornar um Analista financeiro?

    A área de análise financeira é formada, em sua maioria, por profissionais que fizeram três cursos superiores: Administração de Empresas, Economia e Ciências Contábeis. São graduações com duração média de quatro anos. O estudante que deseja ser analista financeiro deve analisar a grade curricular de cada universidade para verificar a ênfase do curso.

    É possível estudar também com bolsa de estudo e fazer um desses cursos com desconto. Assim, a economia acaba sendo grande e ainda proporciona uma formação que traz melhores oportunidades no mercado de trabalho.

    Os profissionais formados precisam de registro em seus conselhos regionais para atuação. Os registros devem ser realizados no Corecon (Economia), CRA (Administração) e CRC (Contabilidade).

    Um analista financeiro precisa ter habilidade com gestão de números, matemática financeira, leis, deveres tributários e elaboração de relatórios descritivos e críticos. É preciso também ser atento, detalhista, analítico, comprometido com prazos e organizado.

    Vale a pena estudar para ter essa profissão?

    Ser formado ou não... eis a questão? 🤔

    Qual cidade deseja trabalhar?

    Mais profissões da área de Administração e Negócios

    Conheça mais profissões que combinam com você e compare as características dos cursos.