Envie mensagem ou ligue
Informações

Analista financeiro

Gerir gastos e investimentos de uma empresa é a função de um analista financeiro

O que faz um analista financeiro

O analista financeiro tem como responsabilidade planejar, gerir e analisar os recursos financeiros de uma empresa. Ele deve garantir rentabilidade nas contas e investimentos, verificando a necessidade de gastos e a disponibilidade de recursos.

Os balanços, negociações, cotações, extratos bancários, pagamentos de contas,  impostos e demais serviços burocráticos relacionados ao controle financeiro estão sob responsabilidade de um analista financeiro.

Na área de gestão, ele pode coletar informações, realizar cálculos e planilhas, cuidar de cobranças e notas fiscais, gerir o fluxo de caixa e controlar os gastos com folha salarial e demais entradas e saídas de dinheiro. Cabe ao analista financeiro produzir relatórios e analisar despesas da empresa, propondo uma melhor rentabilidade do capital investido e cortando excessos.

Sobre o mercado de trabalho

R$ 4658,74
estado com maior salário - Rio de Janeiro
6630
contratações no último ano (2018)
6047
demissões no último ano
583
saldo de vagas criadas

Como se tornar um analista financeiro

A área de análise financeira é formada, em sua maioria, por profissionais que fizeram três cursos superiores: Administração de Empresas, Economia e Ciências Contábeis. São graduações com duração média de quatro anos. O estudante que deseja ser analista financeiro deve analisar a grade curricular de cada universidade para verificar a ênfase do curso.

Os profissionais formados precisam de registro em seus conselhos regionais para atuação. Os registros devem ser realizados no Corecon (Economia), CRA (Administração) e CRC (Contabilidade).

Um analista financeiro precisa ter habilidade com gestão de números, matemática financeira, leis, deveres tributários e elaboração de relatórios descritivos e críticos. É preciso também ser atento, detalhista, analítico, comprometido com prazos e organizado.

Áreas de atuação

Os setores administrativos de empresas médias e grandes são os mais abertos para atuação de analistas financeiros. A área de projetos e consultoria de investimentos também apresenta oportunidades para esse profissional, que verifica a viabilidade econômica e riscos de um empreendimento ou investimento.

Dentro de empresas que oferecem crédito, o analista financeiro irá analisar a qualidade e a solidez financeira dos candidatos a empréstimos e indicar se a instituição deve ou não realizar as operações com aquele cliente. Nesse mercado, o analista financeiro pode construir soluções de recuperação financeira.