logo

  • Lista de faculdades
  • Lista de cursos
  • Lista de profissões
  • Revista Quero
  • Central de ajuda

Como funciona
  1. Busque sua bolsa

    Escolha um curso e encontre a melhor opção pra você.


  2. Garanta sua bolsa

    Faça a sua adesão e siga os passos para o processo seletivo.


  3. Estude pagando menos

    Aí é só realizar a matrícula e mandar ver nos estudos.


Estoquista: tudo sobre a profissão

O profissional que controla a entrada e saída de produtos de uma empresa. Função é essencial para manter a organização de um negócio; salário médio no Brasil é de R$1.390,00
estoquista

Sobre a profissão

A principal função do estoquista é armazenar mercadorias. Esse profissional é responsável pelo estoque de uma empresa, bem como pela sua organização. Para isso, o estoquista é encarregado da escrituração do livro de controle de estoque, conferindo sempre o que entra e o que sai de material.

Uma empresa não pode ficar com materiais faltando, e quem faz esse controle é o estoquista. Ao perceber que o estoque de determinado produto está no fim, ele aciona o departamento de Compras para que aquele material seja adquirido e reposto. Quando chegam as encomendas, o estoquista faz a conferência com as notas fiscais e valida a quantidade, qualidade, vencimento (se for o caso) e registra todas essas informações. Depois, organiza o material da melhor forma, de modo a facilitar a identificação e a procura de cada item.

As principais características do estoquista são: organização, atenção, responsabilidade e agilidade.

A rotina de trabalho de um estoquista é baseada no recebimento e na conferência de produtos, separação de materiais de acordo com especificações, acompanhamento de produtos que estiverem acabando, elaboração de relatórios sobre a entrada e saída de produtos, separação de pedidos e manutenção da organização do local em que se encontram esses produtos. De acordo com a Glassdoor, o salário médio de um estoquista no Brasil é de R$1.390,00.

O estoquista pode trabalhar em empresas de todas as naturezas, segmentos e tamanhos. Em indústrias, por exemplo, o estoquista pode atuar no almoxarifado e na reposição de materiais na linha de produção. No comércio, ele exerce sua função diretamente no estoque de produtos, controlando constantemente o que sai da loja, o que vai para vitrine e o que precisa ser reposto. Há grande demanda pelo profissional estoquista em supermercados, devido à quantidade de materiais e constante dinâmica de entrada e saída de produtos.

Por que ser um Estoquista?

Panorama no estado de:
O mercado não apresenta crescimento nos últimos anos

Mas espera...selecionamos outras profissões que apresentam crescimento.

    Estoquista

    Como se tornar um Estoquista?

    Para trabalhar como estoquista, não é obrigatório diploma, mas um curso profissionalizante em Almoxarifado é um grande diferencial.

    Para crescer e se desenvolver na área, o profissional poderá cursar Administração, em nível técnico ou superior, ou cursos tecnólogos relacionados à área, como Logística e Processos Gerenciais.

    É possível também estudar com bolsa de estudo e fazer um curso com desconto. Ao garantir a bolsa, a economia na formação aumenta assim como as oportunidades no mercado de trabalho.

    Se você gostaria de se profissionalizar como Estoquista e, fazer sua faculdade com uma bolsa de estudos em Logística, veja os cursos disponíveis na Quero Bolsa.

    Vale a pena estudar para ter essa profissão?

    Ser formado ou não... eis a questão?

    Qual cidade deseja trabalhar?

    Mais profissões da área de Administração e Negócios

    Conheça mais profissões que combinam com você e compare as características dos cursos.