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Estoquista

Para gerenciar o estoque de uma empresa, o profissional precisa ter atenção, responsabilidade e organização

O que faz um estoquista

A principal função do estoquista é armazenar mercadorias. Esse profissional é responsável pelo estoque de uma empresa, bem como pela sua organização. Para isso, o estoquista é encarregado da escrituração do livro de controle de estoque, conferindo sempre o que entra e o que sai de material.

Uma empresa não pode ficar com materiais faltando, e quem faz esse controle é o estoquista. Ao perceber que o estoque de determinado produto está no fim, ele aciona o departamento de Compras para que aquele material seja adquirido e reposto. Quando chegam as encomendas, o estoquista faz a conferência com as notas fiscais e valida a quantidade, qualidade, vencimento (se for o caso) e registra todas essas informações. Depois, organiza o material da melhor forma, de modo a facilitar a identificação e a procura de cada item.

As principais características do estoquista são: organização, atenção, responsabilidade e agilidade.

Como se tornar um estoquista

Para trabalhar como estoquista, não é obrigatório nenhum diploma, mas um curso profissionalizante em Almoxarifado é um grande diferencial.

Para crescer e se desenvolver na área, o profissional poderá cursar Administração, em nível técnico ou superior, ou cursos tecnólogos relacionados à área, como Logística.

Áreas de atuação

O estoquista pode trabalhar em empresas de todas as naturezas, segmentos e tamanhos. Em indústrias, por exemplo, o estoquista pode atuar no almoxarifado e na reposição de materiais na linha de produção. No comércio, ele exerce sua função diretamente no estoque de produtos, controlando constantemente o que sai da loja, o que vai para vitrine e o que precisa ser reposto. Há grande demanda pelo profissional estoquista em supermercados, devido à quantidade de materiais e constante dinâmica de entrada e saída de produtos.