O administrador é o profissional que elabora e executa de ações de planejamento, organização e gestão corporativa. Isso inclui a administração eficiente de recursos financeiros, tecnológicos, humanos e materiais.
Seu trabalho consiste em analisar o ambiente interno e externo, identificar oportunidades e ameaças, definir metas e objetivos, e elaborar planos de ação para atingi-los. Além disso, o administrador é responsável pela organização da empresa, desde pessoas até equipamentos, materiais e informações. Ele define os departamentos, as áreas de atuação e as atribuições de cada membro da equipe, buscando criar um ambiente de trabalho eficiente.
O administrador também é encarregado de definir fluxos de trabalho e promover a comunicação entre os colaboradores, monitorando o desempenho da organização para tomar decisões corretivas e implementa melhorias.
Além das responsabilidades principais, o administrador lida com questões financeiras, recursos humanos, gestão da qualidade, gestão de projetos. O trabalho envolve planejar, organizar, coordenar e controlar as atividades, otimizando processos, e garantindo que os objetivos sejam alcançados
+ Veja bolsas de estudo para o curso de Administração na Quero Bolsa
A função do administrador é contribuir para a operação eficiente de uma organização. Ele planeja, organiza, dirige e controla recursos, visando alcançar os objetivos estabelecidos.
De acordo com a Classificação Brasileira de Ocupações (CBO), o profissional é encarregado de:
Não, o administrador não pode ser MEI (Microempreendedor Individual). A legislação brasileira que regulamenta o MEI restringe essa modalidade de registro a ocupações específicas e de cunho intelectual.
A atividade de administrador é considerada de natureza complexa, não se enquadrando nos critérios estabelecidos para o MEI.
O administrador zela pelo bom desempenho organizacional e pelo alcance das metas definidas. Ele se dedica ao planejamento estratégico, analisando o ambiente interno e externo da empresa, identificando oportunidades e ameaças, definindo metas e objetivos e elaborando planos de ação.
Seu trabalho é marcado pela realização de pesquisas, coleta dados, consulta com especialistas e tomada decisões com base em informações aplicáveis. Além disso, o administrador lida com a coordenação de recursos, equipamentos, materiais e informações, desenvolvendo políticas e procedimentos para orientar as atividades diárias.
O administrador também coordena reuniões, promove a comunicação entre os membros da equipe, resolve conflitos e facilita a cooperação. Ele se empenha para criar um ambiente de trabalho harmonioso, com colaboradores alinhados em direção aos objetivos comuns.
Caso você tenha dúvidas se esse curso é a escolha certa para você, não deixe de conferir o Teste Vocacional da Quero Bolsa. É rápido, gratuito e pode te ajudar nessa importante escolha profissional.
O papel do administrador é garantir a operação de uma organização, planejando, organizando, dirigindo e controlando recursos para alcançar os objetivos estabelecidos.
Ele desenvolve estratégias, coordena equipes, gerencia finanças e materiais, e implementa políticas e procedimentos. Além disso, monitora o desempenho organizacional, identifica e resolve problemas, e promove a melhoria contínua.
A presença do administrador é requisitada em empresas de todos os segmentos, seja no setor público, privado ou sem fins lucrativos. Eles ocupam cargos de liderança em diferentes níveis hierárquicos, como CEO, diretor executivo, gerente geral, gerente de operações, gerente de recursos humanos, gerente de marketing, entre outros.
As demandas se concentram em empresas de manufatura, varejo, serviços financeiros, tecnologia, saúde, agências governamentais, ministérios, prefeituras, autarquias e empresas estatais. Além disso, os administradores também podem atuar em organizações sem fins lucrativos, como ONGs, fundações e instituições de caridade.
A variedade de ambientes leva os profissionais até escritórios corporativos, fábricas, instalações de produção, agências governamentais, centros de saúde, instituições de ensino, entre outros.
Se você deseja se aprofundar no tema e descobrir mais informações sobre a carreira, veja quanto ganha um administrador.
Mas espera...selecionamos outras profissões que apresentam crescimento.
Para se tornar um administrador, é necessário obter um diploma de bacharel em Administração. O curso aborda tópicos de gestão, finanças, marketing, recursos humanos e estratégia, que estimulam habilidades de liderança, comunicação e resolução de problemas.
Para alcançar posições de alto nível, como cargos de diretoria ou gerência sênior, um MBA pode ser um diferencial. Esses programas proporcionam uma compreensão holística dos princípios de gestão e oferecem oportunidades de networking.
Se você deseja dar o primeiro passo em direção à carreira, a Quero Bolsa pode te ajudar. Acesse o site e encontre as melhores ofertas para o curso de Administração em sua região.
As habilidades requisitadas para um administrador incluem:
Ser formado ou não... eis a questão?
Conheça mais profissões que combinam com você e compare as características dos cursos.