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Administrador

Quem quer atuar como administrador de empresas precisa ser organizado e comandar processos

O que faz um administrador

O administrador é a pessoa que é responsável por gerenciar o funcionamento de uma empresa ou organização, seja ela do âmbito público ou privado. Ao administrador cabe o planejamento, organização, liderança e controle de uma ou mais estruturas de uma empresa. Ele planeja as metas e objetivos a serem alcançados, coordena as ações necessárias para que os planos sejam realizados e gerencia os resultados dessas atividades. O administrador lida com as questões financeiras e com as pessoas que trabalham na empresa, tendo o papel de liderá-las rumo aos propósitos em que se trabalha.

Sobre o mercado de trabalho

R$ 5506,20
estado com maior salário - Distrito Federal
34456
contratações no último ano (2018)
36253
demissões no último ano
-1797
saldo de vagas criadas

Como se tornar um administrador

Para se tornar um administrador é necessário realizar um curso técnico ou superior em Administração. O bacharelado em Administração oferece uma formação e visão ampliada da profissão. O curso técnico dura em torno de dois anos, enquanto o superior tem duração média de quatro anos.

Para o estudante que deseja seguir uma área específica dentro da Administração, também existem cursos de bacharelado e tecnólogos como Gestão Comercial, Gestão Pública, Processos Gerenciais, Agronegócios, Gestão Hospitalar, Marketing, Processos Gerenciais, Gestão de Recursos Humanos e Logística. Esses cursos duram, em média, 3 anos.

Para exercer a profissão é necessário ter registro no Conselho Regional de Administração (CRA). Quem deseja atuar no setor governamental precisa ser aprovado em concurso público, que pode ser realizado para ocupar cargos em prefeituras, secretarias, autarquias, estatais, governos estaduais e federal.

Áreas de atuação

A carreira de administrador oferece um amplo leque de opções dentro de uma organização. As principais áreas com demanda do profissional de Administração são:

  • Administração Geral e Planejamento Estratégico
  • Administração Financeira
  • Vendas/Marketing
  • Recursos Humanos
  • Gestão de Processos

Dentro das empresas, sua atuação pode ser em cargos como gerente, analista, coordenador, assessor, diretor ou presidente/proprietário do negócio. O administrador também pode atuar com consultoria empresarial, prestando um serviço específico, para resolver falhas, potencializar resultados e oferecer soluções para as problemáticas organizacionais de uma instituição.