O CEO (Chief Executive Officer) é o profissional responsável por comandar uma organização. Ele ocupa o mais alto posto executivo e toma decisões estratégicas para a operação e o crescimento de uma empresa.
Sua função consiste em garantir que a empresa atinja suas metas e objetivos, visando ao crescimento e à sustentabilidade a longo prazo. Além disso, ele representa a organização diante de investidores e conduz reuniões com acionistas para apresentar propostas de negócio.
O CEO também analisa relatórios financeiros, discute tendências do mercado e ajusta a visão e os planos da empresa. Devido à natureza das atividades, o contato com investidores, clientes, fornecedores e outros stakeholders é frequente, garantindo que as partes envolvidas estejam satisfeitas com o andamento dos negócios.
Para garantir uma cobertura integral da organização, o profissional elege diretos para coordenar ações em cada setor organizacional, como diretores financeiros (CFO), de operações (COO) e marketing (CMO). Assim, ele mantém controle sobre toda a empresa e imprime a visão, cultura e valores pretendidos.
+ Veja bolsas de estudo para o curso de Administração
A sigla CEO significa "Chief Executive Officer", que pode ser traduzida como "diretor executivo" em português. O profissional que ocupa esse cargo assume o mais alto nível executivo de uma empresa, sendo responsável pela gestão geral, liderança e estratégia de negócios.
O CEO ocupa o posto mais alto de liderança dentro de uma organização, e sua responsabilidade é garantir que a empresa atinja seus objetivos e cresça de forma sustentável.
É ele que define as estratégias, metas e objetivos a serem seguidos, mantendo contato frequente com os diferentes setores de uma organização. O CEO também toma decisões estratégicas, incluindo aquisições, fusões, inovações e parcerias.
Além disso, ele representa a companhia perante investidores, imprensa e outros stakeholders, fornecendo relatórios sobre o desempenho da organização. Com isso, o CEO assume o papel de contornar crises, sendo o principal responsável por fornecer direção e tomar decisões rápidas para resolver problemas inesperados
Sua agenda diária é cheia, e o profissional lida com múltiplos projetos e desafios simultaneamente, frequentemente, tendo que tomar decisões rápidas diante de mudanças no mercado ou da própria empresa.
Caso você tenha dúvidas se esse curso é a escolha certa para você, não deixe de conferir o Teste Vocacional da Quero Bolsa. É rápido, gratuito e pode te ajudar nessa importante escolha profissional.
O CEO pode trabalhar em empresas de todos os segmentos, desde grandes corporações multinacionais até pequenas empresas e startups.
Em grandes empresas, o CEO é responsável pela supervisão geral, tomada de decisões estratégicas e definição de metas a longo prazo, buscando garantir o crescimento e a sustentabilidade da organização. Já em startups, o profissional assume múltiplas funções, não apenas como líder, mas também, em alguns casos, como fundador, envolvido diretamente com a inovação, captação de recursos e construção da cultura empresarial.
Além disso, o CEO pode atuar como consultor ou mentor, ajudando outras empresas a melhorar sua gestão ou expandir seus negócios. Ele também pode ser demandado por organizações sem fins lucrativos, onde o foco está em impactar positivamente a sociedade.
O processo para se tornar um CEO exige anos de experiência, habilidades de liderança e uma compreensão sólida dos negócios. Embora não exista uma fórmula única para isso, há caminhos comuns que podem contribuir para a conquista do cargo.
A principal exigência é o conhecimento técnico adquirido por meio de uma formação acadêmica. A maioria dos CEOs possui um diploma universitário em áreas como Administração, Economia, Engenharia ou disciplinas relacionadas. Além disso, muitos profissionais optam por fazer uma pós-graduação ou um MBA (Master of Business Administration) para aperfeiçoar seus conhecimentos em gestão e estratégia empresarial.
Após a formação acadêmica, o profissional deve acumular experiência em seu setor de atuação. Os aspirantes ao cargo costumam iniciar suas carreiras ocupando funções básicas e, com o tempo, vão acumulando sucessivas promoções a cargos de responsabilidade, como gerente, diretor e vice-presidente.
Além da experiência e da educação, para se tornar CEO, é preciso desenvolver habilidades de liderança, como capacidade de tomada de decisão, comunicação, pensamento estratégico e visão de longo prazo.
Muitos CEOs também têm um histórico de networking bem elaborado, com conexões importantes no setor de atuação e um bom relacionamento com investidores, colaboradores e outros stakeholders.
Além disso, o cargo de CEO também pode ser alcançado por meio de empreendedorismo. Muitos CEOs começaram suas carreiras criando e liderando suas próprias empresas, desenvolvendo uma visão única para o mercado e colocando em prática suas ideias.
Veja, no site da Quero Bolsa, ofertas para o curso de Administração com até 80% de desconto.
Conheça mais profissões que combinam com você e compare as características dos cursos.