Envie mensagem ou ligue
Informações

Auxiliar de cozinha

Quem quer atuar como auxiliar de cozinha precisa ter senso de organização e limpeza

O que faz um auxiliar de cozinha

O auxiliar de cozinha é a pessoa responsável por manter organizado o local e os equipamentos necessários para a preparação de alimentos em geral.

Ele trabalha no suporte ao cozinheiro, fazendo a separação e a limpeza dos objetos e dos alimentos. Descasca, corta, rala e faz outras ações no manejo da comida, conforme as orientações de um nutricionista ou chefe de cozinha.

Observar data de validade, conferir estado de conservação dos alimentos e sua disponibilidade em estoque conforme normas da Vigilância Sanitária também são funções do auxiliar de cozinha.

Sobre o mercado de trabalho

R$ 1356,22
estado com maior salário - Santa Catarina
2245
contratações no último ano (2018)
1684
demissões no último ano
561
saldo de vagas criadas

Como se tornar um auxiliar de cozinha

Para ser auxiliar de cozinha, é preciso ter Ensino Médio completo. A profissão não exige uma graduação de nível superior, mas existem diversos cursos livres e técnicos para quem deseja obter uma formação na área, normalmente valorizada pelos contratantes.

Um curso na área de alimentos e cozinha é muito importante para quem não possui experiência na área e quer tentar seu primeiro emprego no setor. O estudante terá a oportunidade de conhecer o cotidiano de trabalho de um cozinheiro, técnicas de higiene, organização, manipulação e preparo de alimentos.

O auxiliar de cozinha precisa ter como qualidades pessoais a organização, o senso de limpeza, uma boa memória para decorar receitas e os processos de produção de alimentos, criatividade e saber como trabalhar em equipe.

Conhecer as receitas culinárias e a utilização dos equipamentos disponíveis na cozinha também são diferenciais importantes para a empregabilidade desse profissional.

Áreas de atuação

O auxiliar de cozinha trabalha em restaurantes, hotéis, escolas, hospitais, quiosques, bares, lanchonetes, indústrias e demais ambientes onde a preparação de alimentos se faz necessária. 

Os horários de funcionamento dos locais de alimentação são muito variáveis, portanto, há oportunidades variadas para quem gosta de trabalhar em horários além do tradicional horário comercial.