O auxiliar de cozinha é a pessoa responsável por manter organizado o local e os equipamentos necessários para a preparação de alimentos em geral.
Ele trabalha no suporte ao cozinheiro, fazendo a separação e a limpeza dos objetos e dos alimentos. Descasca, corta, rala e faz outras ações no manejo da comida, conforme as orientações de um nutricionista ou chefe de cozinha.
Observar data de validade, conferir estado de conservação dos alimentos e sua disponibilidade em estoque conforme normas da Vigilância Sanitária também são funções do auxiliar de cozinha.
O auxiliar de cozinha cuida da organização dos alimentos antes mesmo que eles sejam propriamente preparados. Ou seja, ele é responsável por facilitar o trabalho do chefe de cozinha, deixando tudo em ordem para a preparação dos pratos. Atualmente, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) de 2018, do Ministério do Trabalho, o salário médio de um auxiliar de cozinha no Brasil fica entre R$1.000,00 e R$1.500,00.
Caso você tenha dúvidas se esta profissão é a escolha certa para você, não deixe de conferir o Teste Vocacional da Quero Bolsa. É rápido, gratuito e pode te ajudar nesta importante escolha profissional.
O auxiliar de cozinha trabalha em restaurantes, hotéis, escolas, hospitais, quiosques, bares, lanchonetes, indústrias e demais ambientes onde a preparação de alimentos se faz necessária.
Os horários de funcionamento dos locais de alimentação são muito variáveis, portanto, há oportunidades variadas para quem gosta de trabalhar em horários além do tradicional horário comercial.
Caso você tenha outras dúvidas sobre, por exemplo, o curso de Gastronomia, acesse a Comunidade Quero e faça sua pergunta!
Mas espera...selecionamos outras profissões que apresentam crescimento.
Para ser auxiliar de cozinha, é preciso ter Ensino Médio completo. A profissão não exige uma graduação de nível superior, mas existem diversos cursos livres e técnicos para quem deseja obter uma formação na área, normalmente valorizada pelos contratantes, como o curso técnico de Cozinha. Um curso na área de alimentos e cozinha é muito importante para quem não possui experiência na área e quer tentar seu primeiro emprego no setor. O estudante terá a oportunidade de conhecer o cotidiano de trabalho de um cozinheiro, técnicas de higiene, organização, manipulação e preparo de alimentos.
O auxiliar de cozinha precisa ter como qualidades pessoais a organização, o senso de limpeza, uma boa memória para decorar receitas e os processos de produção de alimentos, criatividade e saber como trabalhar em equipe. Conhecer as receitas culinárias e a utilização dos equipamentos disponíveis na cozinha também são diferenciais importantes para a empregabilidade desse profissional.
Apesar de não ser exigido curso superior, se você gostaria de se profissionalizar na área e fazer sua faculdade com uma bolsa de estudo em Gastronomia, veja os cursos disponíveis na área na Quero Bolsa.
Ser formado ou não... eis a questão?
Conheça mais profissões que combinam com você e compare as características dos cursos.