Um cozinheiro é o profissional que prepara os mais diversos tipos de pratos culinários - refeição, lanche, sobremesa, entrada, salada, acompanhamento e outros. Está sob a responsabilidade do cozinheiro manipular e temperar alimentos, verificar o estado de conservação dos ingredientes, gerenciar estoque de produtos, manipular utensílios de cozinha, manter a organização e limpeza do ambiente de trabalho. O cozinheiro deve estar atento às exigências do pedido e ao padrão de qualidade, além do sabor e da aparência do prato que é servido. Ele também poderá ser o responsável por coordenar as atividades de preparação das refeições, planejar o cardápio, acompanhar a produção, preparar os ingredientes (separando, limpando, cortando, pesando), escolher os temperos, montar os pratos.
O cozinheiro tem uma atuação que exige habilidade com as panelas, nas combinações dos temperos e no corte certo das carnes. O profissional prepara todos os alimentos da cozinha e trabalha em conjunto com o chefe de cozinha. No mercado de trabalho, tem ganhado seu espaço, mas também enfrenta mais competição pelo aumento de interesse pela profissão e a necessidade de atualização constante com novas tendências.
Caso você tenha dúvidas se esta profissão é a escolha certa para você, não deixe de conferir o Teste Vocacional da Quero Bolsa. É rápido, gratuito e pode te ajudar nesta importante escolha profissional.
Normalmente, um cozinheiro trabalha em restaurantes e lanchonetes. Contudo, também pode trabalhar em todo tipo de empresas privadas, públicas ou do terceiro setor, preparando a refeição de funcionários. Também é comum que o cozinheiro seja contratado para trabalhar em casas de família, buffets, festas e eventos. Trabalhar em cruzeiros e hotéis é outra opção para o cozinheiro.
Mas espera...selecionamos outras profissões que apresentam crescimento.
Para ser um cozinheiro, não se exige diploma de graduação. Contudo, se a ideia é se profissionalizar tornando-se um chefe de cozinha renomado, o cozinheiro pode optar por fazer um curso de Gastronomia. O profissional também pode realizar cursos livres de culinária, para aprimorar e atualizar conhecimentos e aprender receitas novas. O cozinheiro pode iniciar no mercado como auxiliar de cozinha, ficando responsável pelas funções mais básicas, como organização, limpeza, preparação de ingredientes e cozimentos simples. Para se tornar um cozinheiro de fato, o profissional precisa ter experiência e conhecer muito bem os ingredientes e a combinação de sabores. Além disso, um cozinheiro precisa ser muito bem organizado, responsável, atento e sempre buscar novas receitas.
Se você gostaria de se profissionalizar nesta área e fazer sua faculdade com uma bolsa de estudo em Gastronomia, veja as ofertas disponíveis na Quero Bolsa.
Ser formado ou não... eis a questão?
Conheça mais profissões que combinam com você e compare as características dos cursos.