logo

  • Lista de faculdades
  • Lista de cursos
  • Lista de profissões
  • Revista Quero
  • Central de ajuda

Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque sua bolsa

    Escolha um curso e encontre a melhor opção pra você.


  2. Garanta sua bolsa

    Faça a sua adesão e siga os passos para o processo seletivo.


  3. Estude pagando menos

    Aí é só realizar a matrícula e mandar ver nos estudos.


Cozinheiro: tudo sobre a profissão

Aquele que prepara os mais diversos alimentos e pratos. Profissional tem sido mais valorizado no mercado de trabalho; competitividade aumentou nos últimos anos
cozinheiro

Sobre a profissão

Um cozinheiro é o profissional que prepara os mais diversos tipos de pratos culinários - refeição, lanche, sobremesa, entrada, salada, acompanhamento e outros. Está sob a responsabilidade do cozinheiro manipular e temperar alimentos, verificar o estado de conservação dos ingredientes, gerenciar estoque de produtos, manipular utensílios de cozinha, manter a organização e limpeza do ambiente de trabalho. O cozinheiro deve estar atento às exigências do pedido e ao padrão de qualidade, além do sabor e da aparência do prato que é servido. Ele também poderá ser o responsável por coordenar as atividades de preparação das refeições, planejar o cardápio, acompanhar a produção, preparar os ingredientes (separando, limpando, cortando, pesando), escolher os temperos, montar os pratos.

O cozinheiro tem uma atuação que exige habilidade com as panelas, nas combinações dos temperos e no corte certo das carnes. O profissional prepara todos os alimentos da cozinha e trabalha em conjunto com o chefe de cozinha. No mercado de trabalho, tem ganhado seu espaço, mas também enfrenta mais competição pelo aumento de interesse pela profissão e a necessidade de atualização constante com novas tendências.

Caso você tenha dúvidas se esta profissão é a escolha certa para você, não deixe de conferir o Teste Vocacional da Quero Bolsa. É rápido, gratuito e pode te ajudar nesta importante escolha profissional.

Normalmente, um cozinheiro trabalha em restaurantes e lanchonetes. Contudo, também pode trabalhar em todo tipo de empresas privadas, públicas ou do terceiro setor, preparando a refeição de funcionários. Também é comum que o cozinheiro seja contratado para trabalhar em casas de família, buffets, festas e eventos. Trabalhar em cruzeiros e hotéis é outra opção para o cozinheiro.

Por que ser um Cozinheiro?

Panorama no estado de:
O mercado não apresenta crescimento nos últimos anos

Mas espera...selecionamos outras profissões que apresentam crescimento.

    Cozinheiro

    Como se tornar um Cozinheiro?

    Para ser um cozinheiro, não se exige diploma de graduação. Contudo, se a ideia é se profissionalizar tornando-se um chefe de cozinha renomado, o cozinheiro pode optar por fazer um curso de Gastronomia. O profissional também pode realizar cursos livres de culinária, para aprimorar e atualizar conhecimentos e aprender receitas novas. O cozinheiro pode iniciar no mercado como auxiliar de cozinha, ficando responsável pelas funções mais básicas, como organização, limpeza, preparação de ingredientes e cozimentos simples. Para se tornar um cozinheiro de fato, o profissional precisa ter experiência e conhecer muito bem os ingredientes e a combinação de sabores. Além disso, um cozinheiro precisa ser muito bem organizado, responsável, atento e sempre buscar novas receitas.


    Se você gostaria de se profissionalizar nesta área e fazer sua faculdade com uma bolsa de estudo em Gastronomia, veja as ofertas disponíveis na Quero Bolsa.

    Vale a pena estudar para ter essa profissão?

    Ser formado ou não... eis a questão?

    Qual cidade deseja trabalhar?

    Mais profissões da área de Administração e Negócios

    Conheça mais profissões que combinam com você e compare as características dos cursos.