O sous chef, sub-chefe de cozinha, é o profissional que possui conhecimento aprofundado nos processos gastronômicos e na gestão de pessoas da equipe da cozinha. O sous chef presta assistência ao chefe de cozinha ou chefe executivo na área da gastronomia.
Entretanto, o profissional também é um exemplo de liderança para os demais integrantes da brigada - nome dado à equipe para a organização de pessoas no ambiente da cozinha.
Se o chefe não está presente ou se ausenta da cozinha por qualquer motivo que seja, o sous chef é o responsável por conduzir o andamento do ambiente de trabalho. O sub-chefe tem conhecimento dos ingredientes, do modo de preparo, do estoque e dos utensílios da cozinha. Além disso, o profissional também terá conhecimento aprofundado sobre os setores e os espaços de atuação da cozinha.
Veja também: Confira outras profissões na área de Gastronomia no Guia de Profissões da Quero Bolsa: chefe de cozinha, auxiliar de cozinha e cozinheiro são exemplos das mais de 300 páginas de profissões na QB. Não deixe de conferir!
O sous chef poderá atuar em diversas funções na cozinha. Desde preparar os pratos e itens do cardápio, assim como auxiliar no treinamento/nas ações dos cozinheiros e demais indivíduos da equipe. Além disso, o profissional poderá atuar com o controle de estoque de alimentos e utensílios do ambiente de trabalho.
Dentre as obrigações do sous chef, o profissional também poderá atuar na supervisão dos demais funcionários da cozinha. Este profissional deste cargo se encontra em período de treinamento para ser promovido ao cargo de chefe.
É uma profissão que demanda atenção aos detalhes, agilidade na tomada de decisão e amplo conhecimento gastronômico. Vale destacar que o sous chef é um cargo de liderança e, por isso, o profissional deve apresentar conhecimento em gestão de equipes e boa comunicação com os outros integrantes da equipe.
O sous chef poderá criar uma agenda de horários para atuações dos demais profissionais, responder aos questionamentos e dúvidas dos clientes, atuar na pesquisa e desenvolvimento de novos pratos e suas especificidades - elaboração, apresentação e escolha de ingredientes.
Outra atribuição deste profissional é a atenção para a organização e higiene do local de trabalho e a cooperação com os demais integrantes da cozinha. Em geral, este profissional possui vários anos de experiência na área da gastronomia e cozinha profissional.
Caso você tenha dúvidas sobre o curso de Gastronomia ou áreas de formação que são possíveis ao sous chef, faça o seu questionamento na Comunidade Quero. A Comunidade Quero é um ambiente para troca de conhecimento, onde você pode tirar suas dúvidas e ajudar outros integrantes da Comunidade com as dúvidas sobre o curso.
O chefe é o comandante na cozinha e é assistido pelo sous chef (ou sub-chefe). Há outro cargo de liderança que é o chef de partie, que atua com setores específicos da cozinha e é responsável por determinada seção.
Além disso, a hierarquia abrange os cozinheiros, que são responsáveis pela preparação dos alimentos e dos pratos, e dos comins, que são cozinheiros auxiliares.
Confira outros profissionais que atuam na cozinha profissional:
Saucier: Profissional que atua na preparação de molhos
Garde manger: Atua com pratos frios
Poissonier: Preparação de peixes e frutos do mar
Aboyeur: responsável pela comandas e pedidos
Em geral, o profissional atua em hoteis, resorts, cruzeiros, restaurantes e demais locais que tenham uma brigada de cozinha, grandes equipes da área gastronômica organizadas por ocupações hierárquicas, em atuação.
O profissional é caracterizado pela versatilidade. Independentemente da sua área de atuação, o sous chef deverá dominar e conhecer de forma aprofundada os pratos, o cardápio e os ingredientes que são utilizados na produção realizada pela sua equipe.
De acordo com o portal de recrutamento Glassdoor, o salário médio de um sous chef é de R$2.236,00 no Brasil. Ainda sobre o portal, o maior salário registrado de um sous chef é de R$8.009,00 no país.
Se você quer conferir quanto ganha em média um tecnólogo em Gastronomia, não deixe de conferir a página de salários da Quero Bolsa.
Veja também: As avaliações dos cursos de graduação no Guia da Faculdade. Confira quais cursos foram avaliados com a nota máxima (5 estrelas), de acordo com a pesquisa realizada com a Quero Educação em parceria com o jornal Estadão.
Não há um requisito de curso superior para se tornar sous chef. Entretanto, a maioria dos profissionais concluem um curso superior de gastronomia para iniciar nesta área de atuação.
De acordo com as ofertas da Quero Bolsa, o curso superior em Gastronomia é disponibilizado nas modalidades presencial, semipresencial e a distância (EaD) aos estudantes. As pessoas interessadas poderão optar pela formação em um curso de bacharelado (duração mais extensa) e um tecnológico (período mais curto).
Em geral, a formação poderá durar entre um e dois anos (curso tecnológico) ou período superior aos dois anos de formação (bacharelado). Se você gostaria de se profissionalizar nesta área e fazer sua faculdade com uma bolsa de estudo em Gastronomia, veja as ofertas disponíveis na Quero Bolsa.
Outra opção é a especialização na área da Gastronomia e você encontra diversas opções no site da Quero Bolsa. Você poderá escolher por cursos na modalidade presencial, semipresencial e a distância (EaD). As pessoas interessadas podem optar por cursos de duração mais enxuta (até seis meses e de sete até 12 meses) ou formações mais amplas (entre um e dois anos e acima de dois anos).
Caso você tenha dúvidas se esta profissão é a escolha certa para você, não deixe de conferir o Teste Vocacional da Quero Bolsa. É rápido, gratuito e pode te ajudar nesta importante escolha profissional.
Conheça mais profissões que combinam com você e compare as características dos cursos.